quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Entrevista - São Lourenço News

Wal Tibúrcio - Secretária Municipal de Turismo, Esportes e Cultura (Sectur) 

Walneida Maria Carvalho Tibúrcio, a Wal, é a titular da Secretaria Municipal de Turismo, Esportes e Cultura (Sectur). Estreante à frente da Festa de Agosto ela fala sobre a realização do evento. E deixa claro que o sucesso se deve ao planejamento e ao engajamento dos envolvidos. Wal, como é conhecida por todos, declara que fará a prestação de contas de forma clara, e que já tem novas ideias para a próxima festa.

São Lourenço News: Sua primeira Festa de Agosto como Secretária de Turismo... Qual o balanço que a senhora faz?

Wal Tibúrcio: Minha primeira conclusão foi em relação à importância do planejamento e do engajamento de todos os envolvidos na realização do evento. A isso se deve o sucesso da festa. Vale destacar o fato de não ter acontecido nenhuma ocorrência de maior gravidade. Em um evento desse porte, a segurança é essencial e, ao mesmo tempo, mais difícil de ser feita. E podemos destacar que ela foi praticamente perfeita. Graças, repito, ao entrosamento dos envolvidos na realização e, principalmente, do trabalho conjunto das forças de segurança. As reuniões diárias para avaliação das condições de segurança e dos principais acontecimentos da noite anterior foram fundamentais para o êxito da festa. Os shows também tiveram ótima aceitação e recorde de público porque agradaram os diversos gostos. Enfim, a cada ano que passa, o trabalho está sendo mais profissional e esse modelo de festa está sendo consolidado.

 São Lourenço News: A primeira Festa de Agosto à frente da Sectur a gente nunca esquece?

Wal Tibúrcio: Nem a primeira e nem as outras. Pois, mal encerramos essa, já estamos pensando na próxima. Já temos, na cabeça, algumas modificações que podem ser feitas para melhorar. Sem contar que, com base em tudo que participei nesse ano, e numa pesquisa feita com os envolvidos na festa, pretendemos discutir com as demais secretarias da prefeitura, e até mesmo com representantes da sociedade, o que poderá ser feito no próximo ano. Até mesmo a realização de outras atrações, na festa, poderá ser discutida para o futuro.

São Lourenço News: E a prestação de contas?

Wal Tibúrcio: Será divulgada em breve. É que, com o encerramento de fato, na terça-feira (13), temos que ter um prazo para fazer um balanço exato de tudo o que aconteceu. E aí, entra a questão financeira, que pretendemos divulgar com clareza, para que a população saiba quais foram os gastos públicos com a realização da festa. Além de dar transparência, que é uma obrigação do ente público, dará a oportunidade da população analisar e debater a questão. E, o que é principal, poder opinar e sugerir alguma mudança.

São Lourenço News: Embora sendo sua primeira participação como integrante do governo municipal, a senhora acha que a festa atrai turistas?

Wal Tibúrcio: Tenho certeza que sim. Apesar de estar há apenas quatro meses à frente da Secretaria, sempre estive envolvida com o dia a dia da cidade, seja como participante ativa nos trabalhos sociais, como presidente de creche, seja como comerciante e membro das diretorias da Câmara de Dirigentes Lojistas e do Convention e Visitors Bureau. Portanto, percebo que, ao longo dos anos, a freqüência de turistas nesse período vem aumentando. Temos informações que muitos fecham pacotes e fazem reservas nos hotéis com antecedência de quase um ano, para a primeira quinzena de agosto, justamente com o objetivo de participar da festa. E, vale lembrar, que a festa religiosa, que aliás foi o início de tudo, também atrai devotos e turistas de outras partes do país.

São Lourenço News: O turismo, de um modo geral, vem crescendo em São Lourenço?

Wal Tibúrcio: Com certeza. E não só nas chamadas temporadas, mas em todos os finais de semana, é visível a quantidade de visitantes que transitam pelas ruas, visitam os pontos turísticos e consomem no comércio. Isso se deve à credibilidade do governo municipal, que vem trabalhando constantemente na realização de eventos e na divulgação da cidade.

São Lourenço News: Alguma outra colocação, Secretária?

Wal Tibúrcio: Quero apenas agradecer a oportunidade e o espaço concedido. E aproveitar para agradecer também o prefeito Zé Neto pela confiança em mim depositada. Não posso deixar de falar também do apoio dos demais membros do governo municipal, principalmente do pessoal da Sectur. E, em relação à Festa de Agosto, agradeço imensamente as equipes da prefeitura que participaram diretamente, o Judiciário, o Comissariado de Menores, o Conselho Tutelar, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial