terça-feira, 16 de abril de 2013

Beatificação de Nhá Chica: 57º BPM afirma que está tudo pronto

Tenente Coronel Valério: Esforço conjunto garantirá segurança aos romeiros

O Tenente Coronel Valério, comandante do 57º Batalhão de Polícia Militar com sede em São Lourenço disse ontem (15/04) com exclusividade ao Blog São Lourenço News que está tudo pronto no que se refere a segurança. O Plano de segurança que protegerá 50 mil pessoas no dia 4 de maio, data de beatificação de Nhá Chica já está em andamento para que não se tenha nenhum tipo de incidente que tem a classificação de evento internacional.
O envolvimento de várias instituições está garantido. O planejamento foi apresentado ao pessoal do Gabinete Militar do Governador, ao Comandante da 17ª Região de Polícia Militar e ao prefeito municipal de Baependi: "É uma grande estrutura que está sendo montada com inúmeras estratégias a serem colocadas com envolvimento de várias unidades da Polícia Militar desde o Gate (Grupo de Ações Táticas Especiais), Tropa do 57º BPM, o empenho do Batalhão de radio patrulhamento aéreo, Batalhão de Eventos e alunos dos mais diversos cursos da Polícia Militar", explica o comandante do 57º BPM.
Sem dúvida, Baependi será palco do maior evento na região até hoje. Haverá ainda a participação da Polícia Rodoviária Federal, Polícia Rodoviária Estadual, Bombeiros, CEMIG e Copasa. Tudo isso para garantir a segurança do representante do Vaticano que estará presidindo a beatificação sem falar nas personalidades políticas que estarão presentes em Baependi. Além disso reunirá um grande números de fiéis para os quais a organização deverá estar atenta montando um aparato de atendimento médico gigantesco a fim de evitar qualquer problema desta ordem no local da beatificação.
Apesar de não estar confirmado, o espaço aéreo de Baependi deverá estar fechado ao sobrevoo de aeronaves civis durante a cerimônia de beatificação  As presenças da presidente Dilma Rousseff ou do vice Michel Temer ainda não estão confirmadas. O Tenente Coronel Valério informou que por Baependi ser uma cidade pequena algumas medidas serão tomadas: "Realmente nós iremos isolar a cidade restringindo o acesso. Permitiremos o acesso apenas de moradores que estejam cadastrados, autoridades e veículos oficiais. Não é um fechamento total. Algumas pessoas terão autorização para circular no evento. É importante salientar que  aquele trânsito comum, normal que existe em Baependi não teremos realmente", garantiu o comandante Valério.
A região já teve eventos parecidos, mas de perfil bem diferente do que se apresenta em Baependi, tendo em vista que se trata de um evento religioso e com média de idade bem acima do normal. Para isso e com objetivo de pegar o know-how, o 57º BPM fez contatos com a Polícia Militar do Estado de São Paulo, especificamente com o batalhão responsável pelo policiamento da cidade de Aparecida, que concentra o maior número de romeiros do Brasil. Essas informações serão aproveitadas em Baependi durante a cerimônia de beatificação: " Com as bençãos de Nhá Chica que possamos realizar um atendimento às pessoas com qualidade e que nossa prestação de serviço seja da melhor maneira e com a maior tranquilidade possível", finaliza o Tenente Coronel Valério.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial