sexta-feira, 12 de abril de 2013

Dengue: O primeiro caso é confirmado em São Lourenço

Fernando Coelho, gerente de Vigilância Epidemiológica de São Lourenço

Para quem pensava que isso só acontece na casa dos outros está enganado. O problema é nosso também. A Vigilância Epidemiológica de São Lourenço confirmou através de seu gerente Fernando Coelho que São Lourenço tem um caso registrado, é de uma criança e moradora do bairro Vila Carneiro, onde não foi encontrado nenhum foco do mosquito transmissor. A dengue constatada na criança é do tipo 1.
Fernando Coelho informa ainda que outros três casos foram notificados por São Lourenço, mas seriam pacientes que viajaram para áreas infestadas. Os focos, mais uma vez em sua grande maioria foram encontrados no bairro da Federal, a porta de entrada de cidades infestadas do vale do paraíba e do Rio de Janeiro.
Esse ano os focos só foram encontrados na Federal. Tanto em residências como em estabelecimentos comerciais, de um modo geral. A fêmea do mosquito basta encontrar água limpa para botar os ovos que vão se transformar em larvas e daí virar o mosquito tão perigoso como este Aedes Aegypti.
Fernando Coelho alerta os proprietários de residência e de comércios para que facilitem a entrada dos agentes: Eles tem a capacidade de verificar, com maior cuidado, possíveis criadouros do mosquito. E agora nesta fase, estão jogando um preparado nos ralos que mata as larvas, acabando com o ciclo de reprodução, explica Fernando Coelho.
Existe uma moça de São Lourenço sob investigação de ter contraído dengue. Ela esteve no mesmo lugar onde a criança de São Lourenço também frequentou durante o carnaval que fica na zona rural de Soledade de Minas, o que aumentou a atenção dos agentes que já comunicaram o município vizinho. Mas para se afirmar que o foco é na zona rural da cidade vizinha faz-se necessário uma investigação mais apurada e é cedo para qualquer conclusão. Até porque o exame desta moça ainda não teve seu resultado divulgado.

2 Comentários:

Às 12 de abril de 2013 às 21:19 , Blogger DJ Peroba disse...

Estou em uma Convenção de Rotary Club em Campos do Jordão-SP e um dos assuntos abordados foram a "Dengue" e foi informado por um dos palestrantes que:

"Uma simples tampinha de garrafa, virada de boca pra cima é um ambiente propicio para a proliferação do Aedes Egipt"

Tomemos mais cuidado e deveremos sempre estar em estado de atenção!!!

 
Às 13 de abril de 2013 às 10:08 , Blogger Blog do Jodil Duarte disse...

Meu amigo Peroba, você está coberto de razão. Na hora que uma pessoa morrer em São Lourenço por causa de um mosquito, aí é que todos irão acordar para o problema. É importante que cada um faça sua parte e vistorie sua casa e seu local de trabalho. Só assim estaremos livres dessa praga que volto a repetir: MATA! Deixemos os agentes terem acesso em nossa residências para se evitar um mal maior...

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial