terça-feira, 11 de março de 2014

São-lourenciana conquista primeiro lugar na ANPUH/MG para Dissertações em História

 
A são-lourenciana Paula Ribeiro Ferraz conquista o prêmio de primeiro lugar

A são-lourenciana Paula Ribeiro Ferraz conquistou o 1º lugar do Primeiro Prêmio ANPUH/MG para Dissertações em História.
Após uma análise cega feita por avaliadores de outros estados, a Mestre Paula Ribeiro Ferraz foi declarada a vencedora do certame. A dissertação “O Gabinete da Conciliação: atores, ideias e discursos”, defendida em 2013 no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Juiz de Fora, será publicada com financiamento da ANPUH/MG. A premiação oficial ocorrerá no XIX Encontro Regional de História – Profissão Historiador: Formação e Mercado de Trabalho que será realizado de 28 a 31 de julho na UFJF.
Trata-se de uma grande conquista de Paula Ribeiro Ferraz engrandecendo ainda mais o nome de São Lourenço. E como Mestra entra para a história da ANPUH/MG ao vencer o primeiro concurso.
Conheça um pouco mais - Em 19 de outubro de 1961 foi fundada, na cidade de Marília, estado de São Paulo, a Associação Nacional dos Professores Universitários de História, ANPUH. A entidade trazia na sua fundação a aspiração da profissionalização do ensino e da pesquisa na área de história, opondo-se de certa forma à tradição de uma historiografia não- acadêmica e autodidata ainda amplamente majoritária à época.
Atuando desde seu aparecimento no ambiente profissional da graduação e da pós-graduação em história, a ANPUH foi aos poucos ampliando sua base de associados, passando a incluir professores dos ensinos fundamental e médio e, mais recentemente, profissionais atuantes nos arquivos públicos e privados, e em instituições de patrimônio e memória espalhadas por todo o país. O quadro atual de associados da ANPUH reflete a diversidade de espaços de trabalho hoje ocupados pelos historiadores em nossa sociedade. A abertura da entidade ao conjunto dos profissionais de história levou também à mudança do nome que, a partir de 1993, passou a se chamar Associação Nacional de História, preservando-se contudo o acrônimo que a identifica há mais de 40 anos.
A cada dois anos, a ANPUH realiza o Simpósio Nacional de História, o maior e mais importante evento da área de história no país e na América Latina. O XXVI Simpósio Nacional, o mais recente do gênero, foi realizado de 17 a 22 de julho de 2011, na Universidade de São Paulo. O próximo Simpósio Nacional de História, em sua vigésima-setima edição, acontecerá no Rio Grande do Norte. No intervalo entre dois simpósios nacionais, as Seções Regionais organizam seus encontros estaduais.
A ANPUH publica semestralmente, a Revista Brasileira de História, uma das mais respeitadas publicações da área de história no país e, desde 2003, a revista eletrônica História Hoje.




0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial