quinta-feira, 11 de abril de 2013

Começam os preparativos para a Peregrinação à Nhá Chica


A Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Cultura (Sectur) já iniciou os preparativos para a realização da 15ª Peregrinação à Nhá Chica. Como em todos os anos, ela será no dia do Trabalhador, 1º de maio. O horário oficial de saída de São Lourenço será às cinco horas da manhã. A maioria dos peregrinos parte da Igreja Matriz de São Lourenço e se junta a outros participantes, que têm como ponto de partida a Capela Nhá Chica, construída por um devoto, no bairro Nossa Senhora de Lourdes, no Anel Rodoviário de São Lourenço.
 A peregrinação é feita, anualmente, por milhares de fiéis, que percorrem os 33 Km do percurso pela Estrada Real, passando pelas zonas rurais de São Lourenço, Soledade de Minas, Caxambu e Baependi onde são disponibilizados pontos de distribuição de água. Em alguns desses pontos, agentes de saúde dão suporte aos caminhantes, medindo a pressão arterial e disponibilizando transporte em ambulância, caso seja necessário. A maioria das pessoas faz a caminhada em, mais ou menos, 6 horas. Por volta das 11h, a escadaria do Santuário já fica lotada de peregrinos.
 A trilha, nos seus primeiros quilômetros é um pouco íngreme e tem um piso cheio de sulcos provocados pela erosão. O meio do percurso é reto e sombreado. Em Caxambu, na altura do Sítio Primavera, uma capela foi inaugurada há dois anos e é hoje um ponto de descanso dos peregrinos. O trecho mais difícil é o dos 8 Km finais, entre Caxambu e Baependi. Embora reta, margeando a antiga estrada férrea, a trilha tem pouquíssimas sombras e é cheia de pedras.
 Nesse ano, a peregrinação faz parte da “Programação Espiritual” para a Beatificação de Nhá Chica, que ocorrerá no dia 4 de maio. (www.beatificacaonhachica.com.br)
  A Peregrinação à Nhá Chica começou no final da década de 90, por iniciativa da ONG Movimento Viva São Lourenço Viva, hoje denominada Terra das Águas, criada por empresários da cidade. Dois deles, Sidney Cabizuca e João Vítor Gorgulho, acostumados a trilhar os arredores do município, tiveram a ideia de definir o percurso em estradas de terra que liga São Lourenço a Baependi, passando por Soledade de Minas e Caxambu, como Caminho Santo de Nhá Chica. Ela surgiu como uma homenagem e demonstração de fé. No entanto, também apresentou a milhares de fiéis um caminho que passa por povoados e fazendas, onde a natureza inspira a prática do turismo rural.
Veja fotos do anos passado:

Igreja de Nhá Chica em São Lourenço de onde tudo começa

 Peregrinos rumo à Baependi: Roupas leves e muita água são essenciais para a caminhada de 33 km

 Uma grande estrutura é montada com apoio do TG 04-24 e da enfermagem da Microtec

Peregrinos já em Caxambu contam os quilômetros para chegarem

Alguns preferem ir pedalando como os ciclistas da foto

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial