quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Vai começar a batalha da dengue em São Lourenço

O mosquito da dengue tem cerca de 0,5 cm de comprimento, é preto com pequenos riscos brancos no dorso, na cabeça e nas pernas e suas asas são translúcidas.


Ainda não tivermos um caso de dengue em São Lourenço. Um caso foi registrado ano passado, apesar da pessoa ser de São Lourenço, veio infectado do Rio de Janeiro, que caracteriza "caso importado". Imagina você perder um parente, dele morrer por causa da picada de um mosquito. Isso é um verdadeiro absurdo em pleno século XXI. Mas, infelizmente, pode acontecer. Basta ver o que acontece frequentemente no Rio de Janeiro.
Agentes de combate à dengue estão vistoriando a cidade toda em busca de possíveis focos do mosquito aedes aegyptis. Até o momento, 15 focos de mosquitos em fase larval foram encontrados, mas dependem de confirmação do laboratório de Varginha, sede da Superintendência Regional de Saúde para saber se é o  aedes aegyptis. Os agentes estão tendo trabalho: Segundo relatos, é impressionante o descaso das pessoas que deixam nos seus quintais latas de tinta, bacias, vasos de flores e pneus sem o devido cuidado, acumulando água limpa, ambiente propício para reprodução do mosquito transmissor da dengue.
Em 2012, 12 focos confirmados de aedes aegyptis foram encontrados em São Lourenço, sendo 11 na Federal e um no bairro Canaã. No ano anterior, foram 11 focos confirmados. É preciso uma conscientização das pessoas para evitar que tenhamos um atendimento na saúde pública mais complicado por causa da dengue. Ainda não foi identificado nenhum caso de dengue na cidade, apenas um caso importado.
Participe você também desta maratona para evitar o mosquito. Converse com seu vizinho, troque idéias com amigos, explique os fatores de multiplicação deste mosquito. Quanto mais pessoas puderem participar desta corrente do bem, mais fácil será evitar que este mal entre em São Lourenço. Depende de cada um de nós o combate à dengue em São Lourenço.
A dengue é transmitida para o homem através da picada do mosquito Aedes aegypti (aēdēs do grego “odioso” e ægypti do latim “do Egipto”). Mais conhecido como mosquito da dengue, ele pertence a uma espécie de mosquito da família Culicidae proveniente de África e que já pode ser encontrado por quase todo o mundo, com mais ocorrências nas regiões tropicais e subtropicais, sendo dependente da concentração humana no local para se estabelecer.
O mosquito da dengue (Aedes aegypti) é o vetor de doenças graves, como o dengue e a febre amarela, e por isso o controle de sua reprodução é considerado assunto de saúde pública.
O Aedes aegypti é um mosquito que se encontra ativo e pica durante o dia, ao contrário do Anopheles, vetor da malária, que tem atividade crepuscular (durante o amanhecer ou anoitecer) tendo como vítima preferencial o homem.
De difícil controle, já que seus ovos são muito resistentes e sobrevivem vários meses até que a chegada de água propicia a incubação, o mosquito da dengue deposita seus ovos em diversos locais e rapidamente se transformam em larvas, que dão origem às pupas, das quais surge o adulto. Assim como na maioria dos demais mosquitos, somente as fêmeas se alimentam de sangue para a maturação de seus ovos; os machos se alimentam apenas substâncias vegetais e açucaradas.
Os ovos dos mosquitos são depositados normalmente em áreas urbanas, em locais com pequenas quantidades de água limpa, sem a presença de matéria orgânica em decomposição e sais. Em função disso, a água é ácida. Normalmente, eles escolhem locais que estejam sombreados e em zonas residenciais. Por isso, é importante não deixar objetos com água parada dentro de casa ou no quintal. Sem este ambiente favorável, o aedes aegypti não consegue se reproduzir. 
Ciclo Mosquito da Dengue (Aedes Aegypti) - O mosquito da dengue (Aedes Aegypti)  é menor que os mosquitos comuns, tem, em média, 0,5 cm de comprimento. Ele é preto com pequenos riscos brancos no dorso, na cabeça e nas pernas. Suas asas são translúcidas e o ruído que produzem é praticamente inaudível ao ser humano.
O macho alimenta-se de frutas ou outros vegetais adocicados. Já as fêmeas se alimentam de sangue animal, principalmente humano. É no momento que está retirando o sangue que a fêmea contaminada transmite o vírus da dengue para o ser humano. Na picada, ela aplica uma substância anestésica, fazendo com que não haja dor na picada.
As fêmeas costumam picar o ser humano no começo da manhã ou no final da tarde. Picam nas regiões dos pés, tornozelos e pernas. Isto ocorre, pois costumam voar a uma altura máxima de meio metro do solo.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial