quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Nos Bastidores da Política - Especial de Posse


Reunião "secreta"
Vereadores da base aliada do prefeito Zé Neto promoveram uma reunião super secreta no domingo dia 30 de dezembro. Deve ter sido algo muito sério, pois alguns vereadores cancelaram importantes eventos para comparecer ao encontro. Nenhum vereador comentou nada do que foi ventilado na conversa. Fontes que preferem o anonimato afirmam que a reunião serviu para fechar a Mesa Diretora de 2013.

Atrasadinho
A reunião da Câmara, marcada para começar às 18 horas, teve um atraso de 34 minutos que deixou muita gente chatada por conta do forte calor. A Câmara Municipal, sem ar condicionado, tornou-se um formo para quem cumpria a liturgia do cargo, ou seja, usava paletó e gravata. Nas duas últimas conferências da secretaria da Câmara para a chamada dos vereadores faltavam dois deles: Gil Silva e Chopinho, sendo o segundo o último a chegar.

Cerimonial
A Câmara falhou absurdamente no quesito cerimonial. Quando da chamada dos nomes para compor a mesa das autoridades, Dr. Ronaldo Ribas, o juiz eleitoral foi chamado sem que o presidente da Câmara, vereador Nei da Saúde estivesse no local. Como se não bastasse essa falha, por se tratar de autoridades judiciais o erro foi mais grosseiro ainda. Chamaram o Dr. Ronaldo Ribas, o Dr. Fábio Garcia e o Desembargador Jair Varão quando a ordem correta seria o desembargador do TJMG Jair Varão, o Juiz diretor do Fórum Dr. Fabio Garcia e o Juiz Eleitoral Dr. Ronaldo Ribas. E detalhe: Todos foram chamados sem que os vereadores eleitos estivessem em seus lugares. Aliás, a Prefeitura e a Câmara cometem erros como esse com muita frequência.

Lapso de Memória
Geralmente, a memória do prefeito Zé Neto impressiona. Mas hoje, no improviso do discurso, ao citar nomes  de vices presentes na reunião de posse, Zé Neto foi traído pela memória. Citou Zé Testi, Dr. Lessa mas se esqueceu do vereador empossado Abel Goulart, que já ocupou o cargo como vice do Dr. Emílio Póvoa. Avisado, corrigiu a tempo.

Livro de Posse
O livro em que o prefeito Zé Neto, a vice Patrícia Lessa e o presidente da Câmara vereador Nei da Saúde assinaram é uma verdadeira história da cidade. O livro data de 1941 e é escrito de próprio punho. Ali constam assinaturas de prefeitos da cidade desde 1941, que deixaria o grupo Memórias de São Lourenço louco para colocar as mãos. Coube ao secretário Aldrin fazer o texto para que o prefeito Zé Neto assinasse. O livro foi aberto pelo prefeito José Celso Valadares Pinto em 15 de setembro de 1941.

Nem tudo são flores
O prefeito Zé Neto ao colocar o Advogado Geral do Município Edson Oliveira como destaque na galeria de autoridades, criou um embaraço que não deve durar até o dia dois de abril para acontecer a substituição. Funcionários de carreira que ele (o prefeito) tanto elogia, afirmam que o prefeito precisa de um advogado e não de um juiz na Advocacia geral do Município. É impressionante a rejeição. E tem funcionário que fica doente com certos despachos que aparecem em alguns setores da prefeitura.

Um charme só
Verdade seja dita. Mesmo discreta, a Primeira Dama do Município de São Lourenço, D. Cristiane consegue, digamos, roubar a cena. Com seu estilo tranquilo, D. Cristiane enfrentou o calor com uma impressionante naturalidade e não deixou a peteca cair. Levou a tiracolo, um legítimo leque francês e tirou de letra, mas com muita elegância, o forno que estava a Câmara Municipal.

Juramento
O que chamou a atenção no discurso do prefeito não foi o elogio rasgado a seus secretários, mas sim o compromisso assumido por ele que a saúde receberá atenção especial nos próximos dois anos. Falou de peito aberto e garantiu a todos que podem esperar mudanças para um melhor atendimento no setor. Mas prefeito, apenas um lembrete: O recado das urnas inclui mais coisas no pacote.  

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial