terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Prefeitura e hospital de São Lourenço se reúnem para definir plantonista

Corpo clínico do hospital e médicos plantonistas reúnem-se com representante do CRM-MG

Aconteceu no início da noite de hoje (11/12) uma reunião entre a Diretoria Clínica do Hospital de São Lourenço, médicos integrantes do Pronto-Socorro, um representante do Conselho Regional de Medicina e o prefeito de São Lourenço Zé Neto. A reunião foi para tratar da situação do pronto socorro municipal e o número elevado de atendimentos. Um médico plantonista do pronto-socorro chega a atender 140 pacientes por turno de trabalho, o que é um tremendo absurdo.
Foi uma reunião tensa e houve troca de farpas dos dois lados. Apesar de não permitirem o acesso da reportagem do Blog São Lourenço News na reunião, era possível se ouvir da ante sala, os ríspidos diálogos travados entre médicos plantonistas e o prefeito Zé Neto. O Hospital exigia um repasse maior de verbas e a prefeitura informava que não havia condições. Uma médica que não foi possível identificá-la narrou fatos da rotina do Pronto-Socorro e a falta de cuidados com pacientes com cortes na cabeça por exemplo, que não podiam ser suturados imediatamente, pois o plantonista dava prioridade a paciente com risco de morte e que que necessitava ser estabilizado. É a famosa decisão chamada na medicina de "Escolha de Sofia".
O prefeito por sua vez disse que ele está fazendo o impossível para manter as contas do município em dia, com orçamento apertado por conta das dívidas trabalhistas de administrações anteriores. E tal atitude se faz necessário para que a cidade possa receber verbas e obras, inclusive na área de saúde. O prefeito em determinado momento disse que não existe mais necessidade de construção de novas Unidades Básicas de Saúde até 2023, fruto dos primeiros quatro anos de sua gestão.
No disse me disse, ouvido por trás das portas fechadas, em determinado momento houve um consenso. A falta de médicos é preocupante e afeta a cidade toda. Essa falta de médicos é que tem feito todo o sistema entrar em colapso e que é necessário se fazer alguma coisa. Vale ressaltar que o Hospital de São Lourenço é referência para toda a região e somente o prefeito de São Lourenço esteve na reunião. Hoje, existem em São Lourenço apenas quatro pediatras para atender a cidade inteira seja em planos de saúde ou no setor público.
Ao sair da reunião o prefeito Zé Neto anunciou que a partir desta quarta-feira (12/12) entra um novo plantonista para o pronto socorro municipal. Ele atuará no horário intermediário, ou seja, das 11 às 23 horas, ininterruptamente, todos os dias da semana, incluindo domingos e feriados. Com essa medida o prefeito Zé Neto e os médicos plantonistas acreditam que irão desafogar o elevado número de pacientes que procuram o Pronto Socorro do Hospital de São Lourenço.
Sobre a questão do repasse de verbas o prefeito falou que a prefeitura vai manter o compromisso com o Hospital, repassando os 180 mil reais mensais e que a verba de trezentos mil reais (200 mil do governo federal e 100 mil do governo estadual) irá na íntegra para o Hospital de São Lourenço conforme nota divulgada por eles, com exclusividade pelo Blog São Lourenço News.
Ao contrário do que muitos pensavam não haverá nem greve nem paralisação dos médicos plantonistas, que antes de tudo são responsáveis e sabem da missão que tem nas mão, que é salvar vidas. Graças a esse entendimento, desses abnegado profissionais da saúde, que merecem nosso repeito e consideração é que não tivemos uma reunião com um final triste para o povo de São Lourenço. Há de destacar ainda a participação do prefeito Zé Neto, que mesmo com todo o drama financeiro da prefeitura de São Lourenço, garantiu a contratação de mais um médico para trabalhar com o médico plantonista habitual das 11 às 23 horas.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial