domingo, 10 de agosto de 2014

Lua cheia deste domingo deve ser a mais bonita dos próximos 20 anos

A Lua hoje em São Lourenço fotografada do Mirante

Admiradores da lua não podem deixar de contemplá-la neste domingo, dia 10 de agosto: nosso satélite natural estará 30% mais brilhante e 14% maior do que o normal. O fenômeno é conhecido popularmente como superlua, e ocorre quando o astro atinge sua fase cheia próximo ao perigeu, o ponto da órbita lunar localizado mais próximo da Terra.
O motivo desse tipo de aproximação é o formato elíptico da órbita, que fica 50 mil quilômetros mais perto do nosso planeta no perigeu em comparação com o apogeu, o ponto mais distante. O evento da superlua não é raro – acontece a cada 14 meses, mas desta vez a diferença entre o perigeu e a lua cheia será mínima, de apenas 27 minutos. Este fato só deve se repetir daqui a 20 anos.
Em 2034 o evento não será muito próximo do início da noite, vai ser em torno de 22h. Em junho do ano passado, o fenômeno ocorreu por volta das 11h da manhã. Neste domingo, o perigeu foi às 17h43 e a lua cheia às 18h10, o que gerou uma situação praticamente perfeita para a observação aqui em São Lourenço, que apresentava poucas nuvens no céu. As pessoas que moram em cidades ao nível do mar tiveram a visão privilegiada. 
Ao longo da noite, conforme nosso satélite natural for ficando mais alto no céu, a impressão vai se perdendo, por isso o horário ideal para a contemplação foi no fim da tarde. 




0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial