quarta-feira, 19 de março de 2014

Comenda Ambiental de São Lourenço será entregue no dia 23 de março

O Governador Antônio Anastasia com o Chanceler da Medalha Eugênio Ferraz e o prefeito Zé Neto em 2012. O passeio vai se repetir em 2014 para ver o projeto "Entardecer das Garças" edição especial da Comenda Ambiental

A Comenda Ambiental Estância Hidromineral de São Lourenço será entregue neste ano no próximo dia 23 de março, às 10h, na Praça João Lage, em Frente ao Parque das Águas, em São Lourenço. A Comenda destina-se a condecorar cidadãos mineiros, brasileiros e estrangeiros que se destacaram em prol da disseminação, incentivo, apoio e divulgação das atividades relacionadas ao Turismo, à Preservação Ecológica e Ambiental, além do Desenvolvimento Sócio-Econômico e Cultural de São Lourenço, engrandecendo e dignificando o Município, o Estado de Minas Gerais e o País.
Todo o evento acontece na semana em que se comemora o Dia Mundial da Água. Neste ano a solenidade será novamente presidida pelo governador de Minas Antonio Anastasia, tendo a presença do vice-governador Alberto Pinto Coelho, que será o orador oficial do evento.
Instituida em 2011, por iniciativa da escritora Ivanise Junqueira, a Comenda Ambiental Estância Hidromineral de São Lourenço tem como Chanceler o Diretor-Geral da Imprensa Oficial de Minas Gerais, Eugênio Ferraz. A Comenda foi criada quando Eugênio Ferraz era superintendente do Ministério da Fazenda em Minas Gerais. A idéia da Comenda foi viabilizada pelo prefeito municipal José Neto, que desde então vem se empenhando na revitalização do turismo e das tradições culturais da Estância Sul Mineira.
Conhecida nacionalmente por seu Parque das Águas, que abriga fontes de água gasosa, sulfurosa, alcalina, ferruginosa, magnesiana, entre outras, a cidade de São Lourenço se destaca por ser uma das mais aprazíveis cidades turísticas do país.
No ano passado, o Ministério Público de Minas Gerais, por meio da Promotoria Estadual de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico de Minas Gerais encaminhou, oficialmente, ao Instituto do Patrimônio Histórico de Minas Gerais o pedido de tombamento do Parque das Águas da cidade, com a justificativa de que “O Parque da Águas de São Lourenço seja alvo de proteção por tombamento em função de seu relevante valor cultural para o município e o Estado”.
Para o Chanceler da Comenda Ambiental, Eugênio Ferraz, “a Comenda vem externar também as ações em prol da perenidade do Parque e de suas águas, que vem há décadas sendo fonte de vida e saúde para o povo mineiro e brasileiro”. A escritora Ivanise Junqueira declara que “o evento da entrega da Comenda vem trazer essa consciência de preservação de nossas riquezas naturais. É uma ação que vai além do tempo e espaço, assegurando para as futuras gerações uma fonte inesgotável de vida, ao redor de onde gravita toda uma cidade que tem vocação natural para o turismo”.  Para o prefeito de São Lourenço, José Neto, “a cidade de São Lourenço quer mostrar ao mundo que suas águas e seu Parque estão em terras de São Lourenço, mas pertencem à Humanidade”.
Entre os agraciados de 2014 estão os jornalistas Artur Xexéo; o cônsul de Portugal em Minas Gerais, André Bandeira; o artista plástico Carlos Bracher; o escritor José Mauro da Costa; os desembargadores Pedro Carlos Bittencourt e Doorgal Gustavo Borges de Andrada, entre outras personalidades.
Neste ano a Comenda contará com o II Seminário Sobre Acessibilidade em Cidade Turística, recebendo especialistas sobre o assunto de todo o Brasil. São Lourenço agora se destaca na busca da acessibilidade para sua população e turistas.
Na oportunidade será inaugurado um relógio de sol como marco sobre uma urna que será enterrada com jornais, artigos e revistas versando sobre a Comenda, além do estudo do tombamento do Parque elaborado pela Promotoria Estadual de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico de Minas Gerais. Junto ao relógio ficará fixada uma placa trazendo os seguintes dizeres: Este Relógio Solar, de autoria do artista Marco Paulo Passos, instalado nesta Praça denominada João Lage em homenagem ao benfeitor e doador da área, representa o diferencial do passar do tempo nesta especial cidade, com marcação em “gota de água”, o bem mais precioso da Humanidade,que em São Lourenço jorracom características singulares, foi instalado quando da 4ª edição da Comenda Ambiental Estância Hidromineral de São Lourenço, MG, cuja sequência anual foi iniciada em 2011 por inspiração da ensaísta Ivanise Junqueira Ferraz, e sob ele foi lacrada uma urna contendo jornais, revistas, imagens e notícias desta época, bem como documentos referentes aos procedimentos propostos pela CPPC/MP.MG de Tombamento do Parque das Águas e a inédita inscrição de suas águas como patrimônio imaterial e da proposta de criação do Instituto Histórico e Geográfico de São Lourenço, além de “Livro de Ouro” contendo assinaturas de autoridades presentes, cuja abertura deverá ocorrer no domingo dia 20 do mês de março do ano de 2050, preferencialmente por cidadã local nascida nesta data de hoje,  em solenidade relativa à pioneira Comenda Ambiental, na presença de autoridades, membros do IHGSL, imprensa  e da sociedade, conforme definido neste histórico 23 de março de 2014, sendo:
Governador de Minas Gerais: Antonio Anastasia; vice-governador: Alberto Pinto Coelho; presidente do Tribunal de Justiça: Joaquim Herculano Rodrigues; presidente da Assembléia Legislativa: Dinis Pinheiro; Procurador-Geral do Ministério Público: Carlos André Mariani Bittencourt; prefeito de São Lourenço: José Sacido Barcia Neto; presidente da Câmara Municipal: Luiz Cláudio Siqueira; presidente do IEPHA-MG: Fernando Cabral; Diretor–Geral da Imprensa Oficial e Chanceler da Comenda: Eugênio Ferraz.
Uma vasta programação cultural acontecerá dentro dos eventos da entrega da Comenda, com shows da Orquestra Sinfônica da Polícia Militar de Minas Gerais, o grupo Valores de Minas, entre muitas outras atrações, como a apresentação da Dirt Bike e a distribuição gratuita de livros, em parceria com o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, o Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais, a Academia Mineira de Letras e o Livro de Graça na Praça.




0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial