sexta-feira, 1 de março de 2013

Mauro Junqueira é eleito presidente do COSEMS MG no 2º dia do Encontro Estadual da Saúde

Mauro Guimarães Junqueira discursa em sua posse com toda a sua diretoria eleita

Foi realizado no dia 27 de fevereiro no Expominas, em Belo Horizonte, o segundo dia do Encontro Estadual de Saúde, promovido pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG) em parceria com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS/MG). Além da continuidade das mesas redondas, o evento teve como destaques o lançamento do conjunto de iniciativas voltadas para a redução da mortalidade materna e infantil em Minas Gerais, exposto pelo Secretário Antônio Jorge e a eleição de diretoria do COSEMS/MG para o biênio 2013-2015.
O Presidente do COSEMS/MG, Mauro Junqueira, compôs a mesa que abordou a série de serviços para a população dentro do projeto Mães de Minas, que faz parte do programa Viva Vida. Dentre as ações apresentadas pelo Secretário de Estado, estão: o Programa de Controle da Toxoplasmose Congênita; o curso de Formação, Mobilização e Articulação dos Meios de Comunicação Comunitário e o Portal Rede Mães de Minas e a entrega de 11 veículos destinados às Casas de Apoio à Gestante, a Pasta da Gestante e a Cartilha do Pai.
Na ocasião também foi assinada a deliberação que autoriza o incentivo financeiro aos agentes comunitários e técnicos de saúde, responsáveis por identificarem mães para o Projeto Mães de Minas. O estado irá liberar R$ 300 reais para cada mãe/ gestante que for cadastrada. Este dinheiro será destinado para o município que deverá utilizá-lo em ações de atenção primária. O Secretário de Estado também autorizou a liberação de recursos do Tesouro estadual para a construção, reforma e aquisição de equipamentos para mais de 155 novos leitos de UTI Neonatal e Pediátrica, sendo 136 neonatais e 19 pediátricos, no valor de R$ 35.498.713,52 milhões.
Para o Presidente do COSEMS/MG, que apresentou a experiência exitosa do município de São Lourenço que possui uma unidade do Viva Vida atendendo a microrregião, “o programa vai fazer um controle muito maior no que diz respeito ao acolhimento da gestante, do pré-natal e do acompanhamento desta futura mãe em toda a rede, através da atenção básica, do centros viva vida, das maternidades e da UTI”.
Durante todo o dia, foram discutidos junto aos prefeitos, gestores e técnicos de saúde, temas como: redes de atenção às condições crônicas (hiperdia/mais vida), saúde mental, vigilância em saúde nas redes de atenção, a rede viva vida e a cidadania e o Sistema Único de Saúde (SUS).
No final da tarde, a única chapa inscrita para compor a diretoria do COSEMS/MG no biênio 2013-2015,“CONSENSUS”, foi eleita por aclamação. Segundo Mauro, o COSEMS/MG é o maior, melhor estruturado, organizado e ativo Conselho do país. “Digo isto, pois nestes últimos 40 dias, andamos por toda esta Minas Gerais, visitamos as 28 regiões administrativas e elegemos 28 presidentes regionais do COSEMS. Foram dias de grande satisfação, pois encontramos os secretários mobilizados, atuantes e cheios de vontade de discutir, receber apoio e informações para desenvolver o seu importante papel de Gestor de Saúde. Foram dois dias em cada região, contando com a presença de 83% dos gestores de Minas. Isto só aumenta a nossa responsabilidade, de manter viva esta chama para que a saúde aconteça efetivamente na região e que estes atores desenvolvam juntos ações e serviços de saúde de forma que os pacientes não necessitem de grandes deslocamentos e que tenham perto de casa a melhor assistência à saúde”, afirmou.

Assim ficaram os cargos no COSEMS - MG
Composição da Chapa única – CHAPA CONSENSUS

Presidente COSEMS/MG: Mauro Guimarães Junqueira - São Lourenço
Vice-presidente: Sinvaldo Alves Pereira - Pirapora
Secretário Geral: Saulo Aparecido de Oliveira Pinto - Padre Paraíso
1º Secretário: José Laerte da Silva Barbosa - Juiz de Fora
1º Tesoureiro: Juliano Rezende Mello - Igarapé
2º Tesoureiro: Maristela Silva de Mello - Laranjal
Conselho Fiscal 1: Ivan José da Silva - Ponte Nova
Conselho Fiscal 2: Henrique Ramos de Sousa - Joaíma
Conselho Fiscal 3: Marcos Rogério de Paula Oliveira - Alpinopolis
Conselho Fiscal: Marina de Vilhena Dias - Campanha
Conselho Fiscal: Felício Rodrigues da Silva - São Geraldo
Conselho Fiscal: Márcio Rocha Damasceno - Ipanema
CONARES: Flávio Mello de Mendonça - João Pinheiro
CONARES: Renato Fraga Valentim - Governador Valadares
CONARES: Aparecida Linhares Pimenta - Poços de Caldas
CONARES: Jose Raimundo Dias - Santa Cruz de Minas
CES: José Márcio Zanardi - Luz
CES: Dayse Carvalho Ornelas - Riachinho
CIBE: Mauro Guimarães Junqueira - São Lourenço
CIBE: Marcelo Gouvéia Teixeira - Belo Horizonte
CIBE: Joana Pereira de Oliveira - Belo Horizonte
CIBE: Rubens de Almeida Castro - Coronel Fabriciano
CIBE: Michelle Pereira dos Santos - Santo Hipólito
CIBE: Sandra Aparecida Barbosa Fernandes - Santa Vitória
CIBE: Maria de Jesus Loredo Rocha  - Araçuaí
CIBE: Suplente Moisés Pereira Cunha - Tapira
CIBE: Suplente Mério Rodrigues Alves - Alfenas
CIBE: Suplente Wanessa dos Anjos Dias - Monte Azul
CIBE: Suplente Daniel José da Silva - Antônio Carlos
CIBE: Suplente Maria do Carmo de Castro Gonçalves - Nova Era
CIBE: Suplente Onedes Bruno Lopes de Souza - Januária
CIBE: Suplente Ronaldo Soares Campelo - Lassance

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial