sábado, 21 de janeiro de 2023

IDH pode ser divulgado este ano ainda


O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) pode ser conhecido este ano ainda. Como a pandemia não interfere no IDH, pois os dados são colhidos pelas informações obtidas de números lançados pela União, Estados e Municípios, as informações lançadas tratam-se de excelente ferramenta para orientar um município.  

São Lourenço teve dois IDHs lançados e que causaram perplexidade. O primeiro foi no segundo mandato do Prefeito Nega Véia quando São Lourenço foi alçado à condição de segundo IDH de Minas Gerais, ou seja a segunda melhor cidade para se viver no estado. O IDH leva em consideração três indicadores principais para sua composição: educação, saúde e renda. Esses três pontos foram escolhidos de forma estratégica para compor o IDH, já que todos os cidadãos de qualquer sociedade, em alguma medida, são impactados ou alcançados por uma ou mais dessas três variáveis.

O indicador de educação considera a quantidade média de anos de estudo de determinada população, considerando que quanto maior for o tempo de permanência de uma população no meio educacional, maiores são as chances de desenvolvimento da mesma. Ele também considera as políticas públicas e o comprometimento da gestão política com a educação.

O indicador de saúde avalia a taxa de expectativa de vida da sociedade analisada, considerando que quanto maior for a taxa, melhores são as condições de vida de sua população. Ele leva em consideração, entre outros fatores, as políticas públicas de saúde, como campanhas de vacinação, de educação sobre saúde, sistema público de saúde e fornecimento de medicações.

Já no indicador de renda, é avaliado o valor médio dos rendimentos dos cidadãos da sociedade, com base na média do Produto Interno Bruto, considerando a soma de todas as riquezas produzidas pela sociedade em determinado período, dividida pelo número de habitantes.

Depois veio um IDH na época do prefeito Zé Neto quando São Lourenço caiu de segundo lugar para a vigésima sexta posição. Nos três índices analisados a Educação foi a grande vilã sendo a responsável direta pela vertiginosa queda da cidade em relação ao primeiro IDH da cidade publicado.

Aí que vem os disparates do IDH que chamam atenção. O IDH mostra que a renda da cidade é boa e que a saúde também, mas apontou uma educação deficiente. As pessoas quando se deparam com informações do IDH ficam sem entender como é possível encontrar esses números. 

Hoje em dia, o dado mais atualizado para o IDH de São Lourenço é da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN) que faz o estudo anualmente, mas está parado em 2016. Na comparação com o último IDH publicado, São Lourenço perdia para para Itamonte e Itanhandu. No IDH aferido pela FIRJAN no ano de 2016, São Lourenço de certa forma se recuperou saindo da 26ª posição e indo para 16º lugar. É o dado mais atualizado que se tem sobre o IDH de São Lourenço no momento. Quanto mais perto de 1, maior é a avaliação da cidade.   

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial