quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Ministro relator da Lava Jato morre em acidente de avião

O avião foi encontrado próximo à Ilha Rasa em Paraty (RJ)

Paraty - O Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro confirmou, por volta das 17h35 (horário de Brasília), a morte do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Teori Zavascki, relator da Operação Lava Jato. Ele estava no avião bimotor (king Air) que caiu no mar na região de Paraty, no Rio de Janeiro. 
O corpo do ministro deve ser velado com honras de Estado, no próprio STF.
Segundo informações veiculadas na imprensa nacional, havia quatro pessoas a bordo e apenas uma teria sobrevivido, mas as identidades das vítimas ainda não foram reveladas.
Antes da confirmação da morte, em entrevista à imprensa, familiares do ministro confirmaram que Zavascki embarcou na aeronave. O filho do ministro, Francisco Prehn utilizou as redes sociais para informar que o pai estava no avião e pediu orações.
O avião saiu do aeroporto Campo de Marte, em São Paulo, no início da tarde, e caiu no mar com 30 minutos de vôo. A empresa Emiliano Empreendimentos e Participações Hoteleiras Limitada, é a proprietária do avião.
O avião tem capacidade para oito pessoas e é muita usada por governos estaduais. A Assembléia Legislativa de Minas Gerais possui um avião desse modelo King Air. Volta e meia um avião dessa categoria utiliza o aeroporto de São Lourenço. 
O avião já foi encontrado, porém os mergulhadores encontram dificuldades em retirar os corpos por causa da água turva e das avarias no avião pela colisão com o mar. 
O que aumenta a tensão nessa morte é o fato do Ministro do STF, Teori Zavascki ser o relator da Lava-Jato e que segundo informações analisava diversas delações premiadas sobre o caso.
O King Air é uma aeronave bimotor de pequeno porte e alta performance para uso executivo, com motorização turboélice e cabine pressurizada, com capacidade para transportar confortavelmente quatro ou cinco passageiros em viagens interestaduais (rotas domésticas), fabricada nos Estados Unidos a partir da década de 1970 pela então Beech Aircraft (atualmente Beechcraft Corporation), que utilizou como base o projeto de bimotor a pistão da década de 1960 chamado Queen Air, da mesma marca.
O modelo do avião é bem próximo desse na foto meramente ilustrativa



0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial