sábado, 15 de novembro de 2014

Imprensa Oficial comemora 122 anos

Petrônio Souza e Jodil Duarte

Dr. Eugênio Ferraz discursa representando o Governador Alberto Pinto Coelho

Belo Horizonte - Na noite do dia 13 de novembro, quinta-feira, a Imprensa Oficial do Estado de Minas Gerais reuniu autoridades e cidadãos mineiros para a celebração dos seus 122 anos, com lançamento de livros, exposição e inauguração de uma Biblioteca Sustentável.
O governador Alberto Pinto Coelho foi representado pelo anfitrião das comemorações, o diretor-geral da Imprensa Oficial, Eugênio Ferraz, que compôs o dispositivo de honra, acompanhado pelo segundo vice-presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Kildare Gonçalves Carvalho, que representou o presidente do Tribunal de Justiça, Pedro Carlos Bitencourt Marcondes; pela primeira dama do município de Belo Horizonte, Regina Lacerda, representando o prefeito Márcio Lacerda; pelo juiz de Direto Bruno Terra Dias, que representou o presidente da Amagis, desembargador Herbert Carneiro; pelo Superintendente da Memória do Judiciário Mineiro, desembargador Lúcio Urbano; e pelo presidente da Belotur, Mauro Werkema.

O quinteto de músicos da PMMG

No início da solenidade, o Hino Nacional Brasileiro foi executado pelo flautista Sargento Job Lopes, da Orquestra Sinfônica da Polícia Militar de Minas Gerais.
Logo após, foi aberta a exposição “O Retorno”, do artista e desembargador José Marcos Vieira. A mostra “O Retorno” tem influência dos estilos Expressionismo e Impressionismo, que são retratados em quadros do casario mineiro. José Marcos volta a montar uma exposição após mais de 30 anos de dedicação à atividade jurídica.
Em seguida, a Imprensa Oficial lançou o livro “Casos e Crônicas: Audiências na Imprensa Oficial – Volume 1”, obra que reúne casos jurídicos vividos em Minas Gerais e contados por eminentes profissionais da área. Participam do livro desembargadores, juízes, advogados, defensores públicos, promotores e procuradores de Justiça, na ativa e aposentados.

Dr. Eugenio Ferraz e o Tenente Coronel Alberto Luiz 

Outro lançamento da noite foi o “Cadernos de Paleografia – I”. O livro se articula a partir da apresentação, transcrição e comentário de fontes manuscritas utilizadas pela Oficina de Paleografia, um projeto voluntário, coordenado pelos próprios alunos da UFMG.
Como o evento na Imprensa Oficial integrou a programação da 37ª Semana do Aleijadinho, em comemoração aos 200 anos da morte de Antônio Francisco Lisboa, promovida pelo Museu Aleijadinho e pela Editora Graphar, de Ouro Preto, foi realizado, ainda, o pré-lançamento do livro “Aleijadinho 200 anos”. Na ocasião, o presidente da Belotur, Mauro Werkema, que também é um dos autores do livro, entregou um exemplar a cada um dos integrantes do dispositivo de honra. Durante toda a programação da noite, o documentário “Nos Passos de Aleijadinho”, fundamentado no tributo de Bracher e produzido especialmente para a 37ª Semana do Aleijadinho, foi exibido na íntegra, no Espaço Multiuso da Imprensa, mais conhecido como “Cineminha da Imprensa”.
Ainda dentro do viés literário, o diretor-geral da Imprensa Oficial, Eugênio Ferraz, e o desembargador Lúcio Urbano, assinaram um protocolo de intenção, para a edição e impressão do livro “Comarcas de Minas”. A publicação apresentará a formação territorial de Minas Gerais, reunindo todo processo de formação e evolução da Divisão Judiciária Mineira, paralelamente ao conjunto de mudanças sucessivas da Divisão Eclesiástica e Administrativa do Estado.

Nossa região muito bem representada: Dr. Zaidan Baracat, Dr. Luis Antônio Prazeres, Dra Ana Cristina Portes e Dr. Eugênio Ferraz

Na solenidade, a Imprensa Oficial inaugurou uma Biblioteca Sustentável, composta por móveis e objetos confeccionados por servidores da própria Imprensa que reutilizaram resíduos da indústria gráfica e construíram prateleiras, porta-livros, estantes, separadores de livros, cadeiras, mesas e balcões. A Biblioteca fica em sala contigua ao Memorial das Placas, também inaugurado na mesma noite do dia 13 de novembro. O Memorial é um espaço dedicado a abrigar todas as placas comemorativas e de inauguração existentes na centenária Autarquia, quando muitas delas não correspondem mais ao ambiente em que foram originalmente afixadas.
Abrilhantando as comemorações dos 122 anos desta Imprensa Oficial, seguiu-se a apresentação teatral do grupo Valores de Minas. O projeto é fruto de um programa do Serviço Voluntário de Assistência Social do Governo do Estado de Minas Gerais, voltado para jovens entre 14 e 24 anos, matriculados em escolas da rede pública estadual. O programa oferece oficinas de teatro, circo, música, dança e artes plásticas.
Em seu discurso, o presidente da Belotur, Mauro Werkema, falou sobre o pré-lançamento do livro “Aleijadinho 200 anos”, e externou a importância de participar da produção de uma obra histórica: “lançar este livro, que é um conjunto escrito sobre a obra de Aleijadinho, nos honra e dignifica como participantes da história cultural e cívica de Minas Gerais”.
O juiz de Direito Bruno Terra Dias agradeceu a iniciativa da Imprensa Oficial por tornar real a ideia da criação do livro “Casos e Crônicas: Audiências na Imprensa Oficial – Volume 1”, e ressaltou que “não há ideia que seja reconhecidamente boa se não houver realização”, afirmou o juiz.
A primeira dama do município de Belo Horizonte, Regina Lacerda, relembrou os momentos em que esteve na Imprensa Oficial desde a infância, sempre admirando a Casa e aprendendo sobre a história de Minas e do Brasil, culminando com a lembrança recente do lançamento do Manifesto dos Mineiros, que ela fez questão de registrar por meio da fala de um dos signatários, Milton Campos: “sempre haverá em Minas um palmo de terra onde os homens de bem se reúnam”, acrescentando que o público que celebrou os 122 anos da Imprensa Oficial “é composto por homens e mulheres de bem” que se reuniram para trazer à memória aquilo que faz parte da vida e da história do povo mineiro.
O desembargador Kildare Gonçalves Carvalho, primeiro vice-presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, registrou a honra da Justiça mineira em participar da festividade por meio da inspiração artística dos seus colegas de profissão. “A centenária Imprensa Oficial não se resume em apenas publicar atos oficiais dos três poderes do Estado, mas vem se revelando uma verdadeira instituição comprometida com a cultura de Minas”, afirmou o desembargador.
Encerrando as comemorações, o diretor-geral da Imprensa Oficial, Eugênio Ferraz, em seu discurso, agradeceu ao público que lotou o hall de entrada da Autarquia, lembrando que, no mesmo local, em 2012, foram comemorados os 120 anos da Imprensa, com a revitalização das fachadas do prédio centenário, a inauguração do Memorial da Imprensa, da Galeria de ex-Dirigentes, da Galeria de Arte, da Sala Multimeios - onde se localizam as janelas de exibição do projeto Imprensa Musical - e do Painel Doce Musica Mecânica, obra do inspirado artista Fernando Pacheco. “Há muito ainda que se fazer”, afirmou Eugênio Ferraz, enumerando as reformas e projetos realizados nos últimos três anos, que beneficiaram tanto aos servidores da Imprensa Oficial quanto aos mineiros em geral. Ele homenageou os servidores da Imprensa, representados pelo servidor Valdemir Santos Pereira, pelo empenho e dedicação à Imprensa Oficial.
Finalizando o evento, o público visitou as novas instalações da Biblioteca Sustentável e da Sala de Placas Comemorativas, a exposição “O Retorno”, e o Memorial da Imprensa.
Os espaços culturais da Imprensa Oficial de Minas Gerais são abertos para a visitação do público em geral de segunda a sexta-feira, das 9h às 18 horas.
Imprensa Oficial e a cultura de Minas - Nos últimos três anos, a Imprensa Oficial de Minas Gerais realizou reformas estruturais e projetos culturais, com disponibilização de espaços artísticos e lançamento de obras que registram a história e a cultura do Estado.
2012: Revitalização das Fachadas do prédio histórico e inauguração de espaços culturais: Memorial da Imprensa, Galeria de Dirigentes, Painel “Doce Música Mecânica”, Galeria de Arte e Sala Multimeios; lançamento da edição especial, em fac-símile, do Suplemento Literário, com todas as edições do primeiro ano do caderno, em 1966.
2013: Restauração do restaurante dos servidores da Autarquia; criação do Cineclube Curta Degustação, em parceria com o CEC e o Instituto Humberto Mauro; lançamento do livro “40 Anos do Clube da Esquina”; reedição, em fac-símile, do “Manifesto do Mineiros”; e lançamento da Revista Imprensa na Praça, em parceria com o projeto Livro de Graça na Praça.
2014: Edição do livro “Liberdade, essência de Minas”, lançado no dia 21 de abril, em Ouro Preto; lançamento dos livros “Contos e Crônicas - Audiências na Imprensa Oficial, Volume I – 2014” e “Cadernos de Paleografia, número I”, e pré-lançamento do livro “Aleijadinho – 200 anos”; inauguração da “Biblioteca Sustentável” e do “Memorial das Placas”.
O livro “Contos e Crônicas - Audiências na Imprensa Oficial, Volume I – 2014 conta com as participações de são-lourencianos ilustres. Até para corrigir o que informamos na matéria anterior, o livro apresenta artigos escritos pelos Juizes Ronaldo Ribas e Oilson dos Santos Nunes, Promotor Antônio Borges, Procurador da Assembléia Legislativa de Minas Gerais Luiz Antônio Prazeres Lopes e o advogado José Nacle Gannam. De Carmo de Minas a representação é do Dr. Zaidan Baracat.
O livro apresenta "causos" curiosos narrados por desembargadores, procuradores, juízes, promotores e advogados que contam detalhes de processos judiciais de maneira bem espirituosa, despojados da liturgia que os cargos lhes impõem. Uma idéia muito interessante o modelo de narrativa do livro da Imprensa Oficial que terá, com certeza, grande procura. 




0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial