segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Imprensa Oficial abre as comemorações dos seus 122 anos

Um dos livros a ser lançado nas comemorações da IOF. "Contos e Crônicas - Audiências na Imprensa Oficial" conta com a participação de juízes e promotor que atuam ou atuaram em São Lourenço 

A Imprensa Oficial do Estado de Minas abre as comemorações dos seus 122 com uma vasta programação cultural e eventos que terão início no próximo dia 13 de novembro, na sede da Autarquia
Programando as comemorações dos seus 122 anos, o Diretor-Geral da Imprensa Oficial, Eugênio Ferraz, coordenou uma vasta programação com lançamento de livros, exposição, inauguração de uma Biblioteca Sustentável e espaço cultural, além de muitas outras ações, que serão realizadas até o final do ano.
Dando início aos eventos comemorativos, a Imprensa anuncia para o próximo dia 13 de novembro a abertura da exposição de quadros do Casario Mineiro, do artista plástico e desembargador José Marcos Vieira, batizada de “O retorno”, composta por 20 quadros com influência do Expressionismo e Impressionismo. Na mesma noite ocorrerão os lançamentos de dois livros, sendo: “Contos e Crônicas - Audiências na Imprensa Oficial, Volume I – 2014”. O livro reúne casos jurídicos vividos em Minas Gerais e contados por eminentes profissionais da área e o livro “Cadernos de Paleografia, número I”. A obra é o resultado da apresentação, transcrição e comentário de fontes manuscritas utilizadas pela Oficina de Paleografia, um projeto voluntário, coordenado pelos próprios alunos da Universidade. Acontecerão na mesma noite as inaugurações da “Biblioteca Sustentável” e do “Memorial das Placas”, em que todo o acervo de livros da Imprensa ficará à disposição do público para leitura e consulta, dentro de uma Biblioteca Sustentável, além de um Memorial com as placas comemorativas instaladas na Imprensa ao longo de seus 122 anos de existência. E, para encerrar a noite, o pré-lançamento/divulgação do livro “Aleijadinho – 200 anos”, com pinturas de Carlos Bracher e a apresentação do grupo Valores de Minas, do Servas, comemorando seus 10 anos de arte e cultura em Minas Gerais.

O jornalista Alexandre Garcia cumprimenta o Juiz Oilson Hoffmann Schmitt pelo prêmio Innovare

Obra reúne casos jurídicos vividos em Minas Gerais e contados por eminentes profissionais da área - Para ser concretizada, a publicação contou com a participação das seguintes entidades: Associação dos Magistrados de Minas Gerais, Associação Mineira do Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Minas Gerais, Instituto dos Advogados de Minas Gerais, Associação dos Juízes Federais de Minas Gerais, Academia de Letras do Ministério Público, Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais, Academia Mineira de Letras, Secretária de Estado de Casal Civil e Relações Institucionais e o Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais. Participam do livro desembargadores, juízes, advogados, defensores públicos, promotores e procuradores de Justiça, na ativa e aposentados. São 280 páginas com 61 autores, narrando fantásticas histórias registradas por quem delas participou.
Em sua apresentação, o Diretor-Geral da Imprensa Oficial, Eugênio Ferraz, justifica a publicação como sendo uma forma de “registrar essas histórias, ocorridas nos gabinetes, nos escritórios e nos fóruns, nas oportunidades de julgamentos, discussões ou audiências, é assegurar que toda uma tradição, um jeito de ver e proceder junto à Justiça, exercer a magistratura e o Direito, não se perca, não fique anotada apenas na memória dos partícipes, ouvintes, personagens e envolvidos”.
O livro é baseado em fatos pitorescos que entraram para o anedotário popular, com interessantes, belas e inspiradas histórias. De São Lourenço participam desta primeira edição, o Juiz da Comarca de São Lourenço, Dr. Ronaldo Ribas da Cruz, O promotor de Justiça Dr. Antônio Borges. Também tem seu caso escrito no livro, Juiz Criminal e da Vara de Execuções Penais de Varginha, Oilson Nunes dos Santos Hoffmann Schmitt, que por muito tempo trabalhou na Comarca de São Lourenço, hoje atuando em Varginha. Em 2012, Dr. Oílson recebeu o prêmio Innovare da Rede Globo de Televisão.
Outro são-lourenciano não menos famoso, Procurador da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, Dr Luis Antônio Prazeres Lopes, também integra a coleção de casos publicados pela Imprensa Oficial. 
O lançamento do livro faz parte das comemorações dos 122 anos da Imprensa Oficial em Minas Gerais. 

  O promotor Antônio Borges e o Juiz Ronaldo Ribas da Cruz 




0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial