terça-feira, 10 de junho de 2014

Hospital: Paciente agoniza por falta de cirurgião

 A paciente sedada aguarda cirurgia no Pronto Socorro do Hospital de São Lourenço

O treinamento recebido pelos médicos plantonistas do Pronto Socorro de São Lourenço, acostumados a tomarem decisões que salvam vidas em fração de segundos, está enfrentando um grave problema. Toda segurança que precisa estar por trás desta máquina humana de salvar vidas está comprometida pela falta de suporte de pelo menos quatro das cinco especialidades.
O caso mais recente é de uma moça de 29 anos, moradora do bairro carioca. Ela procurou o Pronto Socorro do Hospital de São Lourenço ontem (09/06) às 11 horas da manhã. Segundo seu marido Marcos, ao começar a fazer o café, sua esposa começou a reclamar de fortes dores abdominais seguido de vômito. Só conseguiu atendimento às 14 horas e às 16 horas precisou ser internada para uma melhor avaliação de seu quadro clínico. Após os exames, dentre os quais a ultrassononografia, constatou-se quadro de apendicite cuja solução é cirúrgica. Porém o Hospital da Fundação Casa de Caridade de São Lourenço está sem cirurgião. Segundo informações extra-oficiais eles estão paralisados por atraso no pagamento.
Pessoas ligadas ao Pronto-Socorro que pedem para não ser identificados confirmam que além de cirurgia, o setor que é a porta de entrada para todos os doentes em estado grave como feridos em acidentes (politraumatismos), vítimas de PCR (Parada Cardiorrespiratória) e AVC (Acidente Vascular Cerebral) está sem suporte em ortopedia, cirurgia geral e agora ginecologia. Parece que desde ontem (09/06), os ginecologistas não descem para dar o suporte ao pessoal do Pronto Socorro.
Diante de um quadro como este a situação é gravíssima. O melhor é jogar a referência de São Lourenço para o Hospital de Baependi, pois senão houver providências vai morrer gente no Hospital de São Lourenço por omissão de socorro. Não há nenhum tipo de aviso informando a paralisação dos médicos cirurgiões ou de outras especialidades na sala de espera do Pronto Socorro de São Lourenço.
A moça citada na reportagem encontrou nos bondosos corações da Dra. Ana Tereza, do Dr. Hilton e de todo o corpo de enfermagem do PS de São Lourenço o acolhimento sagrado onde no início da manhã de hoje (10/06) está sem febre, sem dor e conseguiu dormir. A família está preocupada pois a paciente está no SUS Fácil aguardando remoção para qualquer Hospital de Minas Gerais. Onde abrir vaga (isso pode ser em Alfenas, Varginha, Pouso Alegre e Itajubá, os mais pertos) a moça será transferida sem a companhia do marido e sem o amparo da família e dos amigos.
Foi registrado um boletim de ocorrência contra o Hospital de São Lourenço pela situação. E ao longo do dia teremos mais informações sobre o caso.
Informações das 07:30 horas dão conta que o prefeito Zé Neto acionou o seu Secretário de Saúde. Apesar do problema não ser de competência da Prefeitura de São Lourenço, o prefeito determinou que se coloque um fim nesta situação e que a moça tenha o tratamento adequado.
*Atualizado às 08:37 horas         




0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial