segunda-feira, 2 de junho de 2014

Helicóptero biturbina chega ao Batalhão de Operações Aéreas dos Bombeiros MG

O novo helicóptero incorporado à frota do BOA

Belo Horizonte - O Batalhão de Operações Aéreas recebeu nesta quinta-feira (29/05), mais um reforço na sua frota. O helicóptero biturbina EC-145 será usado na Copa do Mundo para transporte de pacientes mais graves e depois do mundial cumprirá outras missões na esquadrilha Arcanjo.
O EC-145 é uma das seis aeronaves que serão adquiridas pelo Governo de Minas para o atendimento aeromédico no Estado. Na sua aquisição foram investidos cerca de R$ 35 milhões. A cerimônia de entrega foi realizada na sede do BOA, no Aeroporto da Pampulha, com a presença do chefe do Estado-Maior e subcomandante do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, coronel Ezequiel Silva, e do secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, José Geraldo de Oliveira Prado.
Treinamento - O helicóptero será tripulado por militares do Batalhão de Operações Aéreas e por uma equipe médica do Samu, que permanece de plantão no hangar para agilizar os atendimentos.
Para operar o novo helicóptero, os pilotos do Batalhão de Operações Aéreas passam por capacitações iniciadas em 2013. Em fevereiro deste ano, oito militares concluíram o 2º Ground School, curso com 159 horas/aula. A primeira etapa foi realizada em janeiro, em Dallas (EUA) com um treinamento prático de 10h na aeronave, além de oito horas em um simulador de voo. Em todo o mundo, existem apenas dois simuladores desta categoria, em Dallas (Texas), nos Estados Unidos e na Alemanha. Assim, todos os pilotos que operam o EC145 realizam o mesmo treinamento neste simulador.
Aparelhagem de nível internacional - O EC 145 tem capacidade para até dez pessoas (1 piloto, 1 co-piloto e 8 passageiros). Na configuração aeromédica, a aeronave tem capacidade para transportar duas macas com dois pacientes, médico, enfermeiro, tripulante operacional dos Bombeiros, um piloto e um co-piloto. O helicóptero está equipado com o mais moderno kit aeromédico disponível no mercado mundial, utilizado pelos maiores operadores do segmento de saúde nos Estados Unidos e Europa. A compatibilização dos equipamentos médicos da SES-MG foi realizada no Brasil pela Helibrás.
Entre os sistemas instalados na aeronave estão equipamentos de tecnologia avançada, dispositivo para rapel, duplo comando, farol de busca e pouso, sistema de diminuição de ruídos e sistema automático de controle de voo. Também foram realizados pelas equipes brasileiras da Helibrás os ensaios de voo na pista da empresa.
Além do atendimento inter-hospitalar, a aeronave será destinada ao atendimento primário e secundário e é totalmente equipado para prover Suporte Avançado de Vida, além de transporte de órgãos e tecidos para transplantes e apoio à Força Estadual de Saúde em casos de catástrofes no território mineiro. Todas as redes do Estado estarão interligadas pelas aeronaves por meio da parceria entre a SES e o Corpo de Bombeiros.
Na ocasião foi entregue também uma Unidade Móvel de Regulação à Secretaria de Saúde. O caminhão totalmente adaptado, irá fazer a comunicação entre o local do acidente (evento com múltiplas vítimas), hospitais, centrais operativas do Serviço Médico de Urgência (SAM) e outros serviços de urgência e emergência.

Autoridades mineiras no hangar para receberem a aeronove




1 Comentários:

Às 4 de junho de 2014 às 13:27 , Blogger PAPO RETO disse...

TAMO FICANDO PRIMEIRO MUNDO JODIL!!! PARABENS HÉROIS DE FOGO!!

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial