Vem aí a caminhada de Nhá Chica no dia 1º de maio
Fotos de arquivo do Blog São Lourenço News
Peregrinos com equipe de apoio durante a caminhada
A Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Cultura (Sectur) já está na fase final dos preparativos para a realização da 16ª Peregrinação a Nhá Chica. Como em todos os anos, ela será no dia do Trabalhador, 1º de maio. O horário oficial de saída de São Lourenço será às cinco horas da manhã. A maioria dos peregrinos parte da Igreja Matriz de São Lourenço e se junta a outros participantes, que têm como ponto de partida a Capela Nhá Chica, construída por um devoto, no bairro Nossa Senhora de Lourdes, no Anel Rodoviário de São Lourenço.
A peregrinação é feita, anualmente, por milhares de fiéis, que percorrem os 33 Km do percurso pela Estrada Real, passando pelas zonas rurais de São Lourenço, Soledade de Minas, Caxambu e Baependi onde são disponibilizados pontos de distribuição de água. Será a primeira caminhada depois da beatificação. Em alguns desses pontos, agentes de saúde dão suporte aos caminhantes, medindo a pressão arterial e disponibilizando transporte em ambulância, caso seja necessário. A maioria das pessoas faz a caminhada em, mais ou menos, 6 horas. Por volta das 11h, a escadaria do Santuário já fica lotada de peregrinos. Cada cidade por onde passa a caminhada é a responsável pelo atendimento aos pregrinos.
Grupo animado vai para Baependi
A trilha, nos seus primeiros quilômetros é um pouco íngreme e tem um piso cheio de sulcos provocados pela erosão. O meio do percurso é reto e sombreado. Em Caxambu, na altura do Sítio Primavera, uma capela foi inaugurada há três anos e é hoje um ponto de descanso dos peregrinos. O trecho mais difícil são os 8 Km finais, entre Caxambu e Baependi. Embora reta, margeando a antiga estrada férrea, a trilha tem pouquíssima sombra e é cheia de pedras.
A Peregrinação à Nhá Chica começou no final da década de 90, por iniciativa da ONG Movimento Viva São Lourenço Viva, hoje denominada Terra das Águas, criada por empresários da cidade. Dois deles, Sidney Cabizuca e João Vítor Gorgulho, acostumados a trilhar os arredores do município, tiveram a ideia de definir o percurso em estradas de terra que liga São Lourenço a Baependi, passando por Soledade de Minas e Caxambu, como Caminho Santo de Nhá Chica. Ela surgiu como uma homenagem e demonstração de fé. No entanto, também apresentou a milhares de fiéis um caminho que passa por povoados e fazendas, onde a natureza inspira a prática do turismo rural.
Alguns preferem a bicicleta para vencer a distância até Baependi
Grupos e pessoas sozinhas aproveitam a caminhada até Baependi para meditar, rezar, pedir e/ou agradecer. É aconselhável utilizar tênis já usados por serem mais macios e roupas leves. Não há necessidade de levar água que é distribuída gratuitamente pelos 33 quilômetros de caminhada.
Nesse ano, a Paróquia São Pedro e São Paulo está organizando a participação de um grupo de paroquianos. Eles sairão à 1h da manhã, da Igreja de Nossa Senhora das Graças, no bairro Carioca, onde haverá uma bênção. Está programada uma missa de acolhida aos peregrinos no Santuário de Nhá Chica, em Baependi, às 9h. Às 11h e 15h também serão celebradas missas.
Nesse ano, a Paróquia São Pedro e São Paulo está organizando a participação de um grupo de paroquianos. Eles sairão à 1h da manhã, da Igreja de Nossa Senhora das Graças, no bairro Carioca, onde haverá uma bênção. Está programada uma missa de acolhida aos peregrinos no Santuário de Nhá Chica, em Baependi, às 9h. Às 11h e 15h também serão celebradas missas.
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial