sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Homem morre eletrocutado no São Lourenço Velho

Com rede elétrica, qualquer vacilo é morte certa 

Um acidente com rede de energia elétrica foi constatado às 14:40 horas no bairro São Lourenço Velho. Bombeiros acionados pela sala de operações do 3º Pelotão com sede em São Lourenço deslocaram-se para a viela 1º de maio nº 48, Santo Cruzeiro. 
Chegando ao local, os bombeiros encontraram a vítima, que segundo populares estaria trabalhando em uma obra quando veio a tocar em um fio de alta tensão sendo eletrocutado.
Os bombeiros iniciaram os procedimentos de reanimação cardio-pulmonar (RCP) e utilizaram o DEA (Desfibrilador Externo Automático) que indicou a necessidade de ser ativado por três vezes. A vítima foi colocada na Unidade de Resgate dos Bombeiros que seguiu em código três (sirene aberta com deslocamento super rápido e troca de sirenes aleatoriamente) para o Pronto Socorro do Hospital de São Lourenço. A equipe médica do PS de São Lourenço constatou o óbito da vítima.
Segundo o relatório final dos bombeiros, a vítima fatal foi identificada por Mauro Paulino de Oliveira, 58 anos. Informações extra-oficiais apontam também uma possível situação de que o homem em questão teria ido apanhar uma pipa enroscada no fio quando sofreu o choque elétrico.
A família da vítima também fez o registro de boletim de ocorrência na Polícia Militar. A vítima apresentava ferimentos na mão e no pé por causa da descarga elétrica.
Risco de Choque elétrico - O choque elétrico é causado por uma corrente elétrica que passa através do corpo humano ou de um animal qualquer. Porém de forma curiosa os pássaros pousam sobre fios elétricos desencapados sem nenhum problema, um fato intrigante pois sabe-se que quando um fio de alta tensão desencapado é tocado libera grande descarga elétrica. Então o que ocorre com os pássaros?
Para se gerar o temido choque é preciso de algo chamado potencial elétrico entre dois pontos ou diferença de potencial entre dois pontos(DDP), chamado habitualmente de voltagem, que ocorre por exemplo quando você encosta o dedo indicador em um fio elétrico e está com seus pés em contato com o solo, ou seja, seja um ponto vai ser o seu dedo e o outro seus pés.
No caso dos pássaros a distância entre suas patas é bem curta não sendo suficiente para haver uma DDP mínimamente perceptível. A eletricidade liberada no pássaro não lhe provocará um choque porque ele não estará encostado em nenhum objeto a não ser o fio, porém, se o pássaro desequilibrar e encostar-se a outro objeto, ele receberá a corrente elétrica. 
Se uma pessoa, por descuido ou curiosidade, pegar um fio com as duas mãos, nada acontecerá também desde que ela esteja como pássaro, sem encostar em nada além daquele fio. Contudo se uma pessoa ou animal pegar em um fio desses e encostar qualquer outro objeto(poste, fio, solo, etc…), ou seja criar uma DDP, o choque ocorrerá.




1 Comentários:

Às 21 de dezembro de 2013 às 15:14 , Blogger Douglas Arcanjo disse...

É caro amigo Jodil um risco tão iminente e as pessoas tão displicentes em relação ao assunto pipa seja ela tão perigosa com linha cortante ou por demais perigos de vida como esse da rede elétrica . " Dicionário de Português. O que é displicência: s.f. Disposição daquele que não tem o menor cuidado com as coisas.''

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial