quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Exclusivo: Prefeito Zé Neto fala sobre educação

O que os professores querem saber sobre o pagamento do novo piso
Aulas à noite vão acabar na Manoel Monteiro?

Ralph Lage, Renato Bacha, Cecília, Margarida, Nanci e o prefeito Zé Neto

Dois assuntos têm chamado a atenção do magistério em São Lourenço. Com exclusividade, o prefeito Zé Neto concedeu entrevista no dia 15 de outubro, dia do professor, na nova sede recém-incorporada ao patrimônio da Prefeitura de São Lourenço: Hotel Cruzeiro do Sul. Por conter assuntos de extrema complexidade, a matéria entra só hoje no BLOG SÃO LOURENÇO NEWS, tendo em vista a necessidade de revisão e confirmação dos números divulgados pelo prefeito Zé Neto que estava em companhia de sua Secretária de Educação, professora Margarida de Luca, da assessora de educação Cecília Castro, da gerente de Educação Nanci, do líder da bancada do governo na Câmara Municipal, vereador Renato Bacha e do secretário de Ação e Bem Estar Social Ralph Éboli Lage.
O prefeito explicou que o novo prédio que antes era um hotel, será utilizado pela Secretaria Municipal de Educação, Secretaria de Ação e Bem Estar Social e pela diretoria de Cultura, abrigando inclusive a nova Casa da Cultura. A inauguração oficial acontecerá no final do ano devido a dificuldade da mudança dos três setores: "Só nesta primeira fase o material levado para a nova sede totalizou 60 viagens de caminhões. Mas o importante disso tudo é que o município economizará muito em aluguéis, o que paga a nova sede em três ou quatro anos", explicou o prefeito.
"A compra do prédio foi uma oportunidade única", afirmou Zé Neto. E isso faz parte de sua estratégia de descentralizar a prefeitura e descongestionar o centro da cidade. Aliás, a prefeitura de São Lourenço promove, com a compra do imóvel, uma excelente qualidade do prédio que está recebendo pintura nova a fim de atender todos que se dirigirem até à Secretaria de Educação, Secretaria de Ação e Bem Estar Social, ou diretoria de Cultura cuja entrada será pela rua Aristotelina Bittencourt. A Secretaria de Ação e Bem Estar Social terá sua entrada independente pela rua Clóvis Reis no portão ao lado da APAE.
Mas o que todos querem mesmo saber são os dois assuntos que tem chamado a atenção da educação: O fim do ensino noturno na Manoel Monteiro e o pagamento do novo piso salarial dos professores. O primeiro deles é a questão do fim do ensino médio (1º, 2º e 3º anos) na escola do bairro Nossa Senhora de Lourdes. O prefeito explica que estas séries são de competência do estado de Minas Gerais. Inclusive motivou um requerimento do vereador Evaldo Ambrósio que está preocupado com o assunto. O prefeito confirmou que estas séries pela manhã não serão mais responsabilidade da prefeitura de São Lourenço. Mas não será retirado da Escola Manoel Monteiro. A partir do início do ano letivo em 2014, a Manoel Monteiro será mista, ou seja, nos períodos da manhã e tarde abrigará as séries fundamentais (do 1º ao 9º anos) sob responsabilidade da prefeitura de São Lourenço e as três séries do ensino médio já sob responsabilidade do estado. Na parte da noite, horário em que funcionam as séries da EJA ensino médio, a responsabilidade será da Secretaria de Estado de Educação, que assumirá os alunos nesta fase escolar, ficando sob responsabilidade do município a noite a EJA da 6ª à 9ª séries. (Lembra-se ainda que a EJA fundamental de 1ª à 5ª séries permanece na Escola Municipal Melo Viana à noite): "Já está tudo encaminhado e a superintendente de ensino com sede em Caxambu, professora Dalva Bolzoni Ilha tem pleno conhecimento. Ali na Manoel Monteiro teremos um dos projetos pilotos do governo de Minas Gerais que é o REM (Renovação do Ensino Médio) que contempla uma nova filosofia pedagógica, com aulas mais atraentes para os alunos. Essa parceria já foi definida pela Secretária Municipal de Ensino Margarida de Luca, a superintendente de ensino Dalva Bolzoni Ilha e a secretária de Estado de Educação, professora Ana Lúcia Gazzola. Então de manhã e a tarde os anos do ensino fundamental serão de responsabilidade do município e o ensino médio de manhã e o EJA à noite, responsabilidade do Estado de Minas Gerais. Essa mudança começa agora em 2014 no início do ano letivo", explica Zé Neto. O ensino médio continua lá com a diferença que terá a sua disposição no contra turno, cursos profissionalizantes com diploma em áreas técnicas a serem definidas pela Secretaria de Estado de Educação.
Novo Piso Salarial - Mas o que vem chamando a atenção dos professores do ensino básico é o pagamento do novo piso salarial da prefeitura de São Lourenço. Com a palavra o prefeito Municipal: "O dia do professor é uma data importante e anunciamos que estão praticamente encerrados os estudos técnicos com a nossa assessoria para o pagamento do novo piso salarial em São Lourenço. Os estudos foram feitos com muita cautela, pois irá impactar a folha de pagamento do magistério municipal até o ano de 2032. Portanto nós não podíamos partir para uma solução simples. Uma assessoria foi contratada para os estudos técnicos necessários. A fórmula para o anúncio oficial será a mesma de como o processo começou quando houve uma aula pública com a professora Arthemisa liderando o processo junto com o representante da classe do magistério, professor Evaldo de Souza. Eles discutiram o assunto com a secretaria de educação e com a prefeitura. A primeira informação que passo aos leitores do seu blog será repassado aos líderes do movimento no início de novembro quando será apresentado o resultado dos estudos. Todos os estudos serão apresentados e discutidos caso a caso com os representantes legítimos dos profissionais do magistério municipal. Eles vão tomar conhecimento das decisões, dos cálculos e que possam opinar sobre a correção ou sobre dúvidas que possam surgir durante esse processo. Posso garantir que haverá aumento e por isso estou enviando para a Câmara o orçamento do ano de 2014 com as devidas correções financeiras para os professores do ensino básico. O orçamento do próximo ano contempla a provisão, pois ainda não tenho os números exatos da previsão", garantiu o prefeito Zé Neto.
Os números de grande expectativa dos professores do FUNDEB em São Lourenço com relação ao trabalho serão estes:
- Carga horária de cada nível para que o professor em São Lourenço possa programar sua vida para o ano que vem:
*Professor P1 - Atende a pré-escola e ensino fundamental do 1º ao 5º ano. Terá 18 horas de regência (o professor em sala de aula e atividade com os alunos). 9 horas (1/3 extraclasse sem interação com alunos) assim distribuídos: 4:30 horas para reuniões e planejamentos e 4:30 horas livres.
Total de horas a serem pagas: 27 horas. Hoje os professores P1 recebem por 24 horas.
* Professor P3 - Atende ao ensino fundamental (6º ao 9º ano). Terá 16 horas/aula de regência. Oito horas (1/3 extraclasse) distribuídos da seguinte forma: Quatro horas/aula para reuniões e planejamentos e quatro horas/aula livres.
Total de horas a serem pagas: 24 horas. Hoje o professor P3 recebe por 22 horas/aula.
O prefeito Zé Neto informou que a parte dos valores será debatida entre os representantes da classe e a secretaria de educação, pois é extremamente técnico. Os novos valores, segundo o prefeito, exige um novo plano de cargos e salários que é o sonho do magistério em São Lourenço que vai separar a área pedagógica da área administrativa. O prefeito garante que isso será discutido entre os segmentos envolvidos para que possa dar entrada na Câmara no início do ano: "Eu garanto que o piso será implantado a partir do dia 1º de janeiro. Os atrasados serão discutidos depois do dia 1º de janeiro, data esta que não foi escolhido à toa. É o início do ano fiscal. Os atrasados serão contabilizados até o dia 31 de dezembro de 2013. Vamos discutir os atrasados com as partes envolvidas ao longo do processo de outubro, novembro e dezembro para que possamos chegar a uma solução definitiva no início do ano. Queremos fazer isso de uma forma amigável, mas nada impede que os professores procurem a justiça já que são todos regidos pela CLT. Mas entendemos que colocar tudo numa mesa de reunião é o melhor caminho para todos" finalizou o prefeito Zé Neto.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial