sábado, 21 de setembro de 2013

PMMG forma 616 novos sargentos em Belo Horizonte

Nesta turma, nove sargentos são do 57º BPM

Momento em que os novos sargentos da PMMG fazem o juramento à Bandeira Nacional

Desde ontem, o policiamento em todo o Estado está reforçado com mais 616 sargentos que concluíram o Curso Superior de Tecnologia em Segurança Pública – CSTSP 2012. A solenidade foi realizada na manhã de ontem (20/09), no Mineirinho, em Belo Horizonte, na presença de um público superior a 5 mil, e de autoridades como o Comandante-Geral da Polícia Militar, Coronel Márcio Martins Sant´Ana; o Chefe do Estado-Maior, Coronel Divino Pereira de Brito e o Chefe do Gabinete Militar, Coronel Luís Carlos Martins.
O diferencial dessa turma é que ela é a primeira a participar de um concurso interno da Corporação com exigência do 3º grau, o que torna a PMMG pioneira nesse sentido. “Saímos na frente e estamos orgulhosos por isso”, afirmou o Cel Sant`Ana, para depois acrescentar que ‘os mineiros acabam de receber policiais militares com conhecimentos, técnicas e táticas aprimoradas para contribuir na solução de problemas de segurança pública”.  
Com duração de 13 meses, quatro a mais do curso anterior que não necessitava de curso superior, o CSTSP consumiu 2.030 horas/aula, divididas em atividades práticas e teóricas. “O nosso objetivo principal é formar bons profissionais de segurança pública, que poderão dar as respostas que a sociedade deseja”, observou o comandante-geral.
Os policiais militares, ainda segundo o Cel Sant´Ana, terão, a partir desse momento, uma nova perspectiva em sua vida profissional, que continuará exigindo muita dedicação e esforço individual e coletivo. De acordo com o oficial, a Corporação inaugura um novo marco histórico na formação de praças, uma vez que essa é a primeira turma com curso superior.
Ganham todos - O Cel Brito, por sua vez, que, com o curso superior para sargentos, ganha a Corporação, ganham os policiais militares e ganha a sociedade, que terá um profissional alinhado com as tarefas ocupacionais previstas na Classificação Brasileira de Ocupações. O oficial explicou que os sargentos, com formação de nível superior, alcançaram um perfil profissiográfico que envolveu, dentre outras coisas, internalização de valores de responsabilidade social, justiça e ética profissional.
Eles estão preparados para comandar destacamentos,  guarnições de radiopatrulha e a guarda de quartel, auxiliar oficiais na administração das atividades da unidade; participar na formação e treinamento de policiais, auxiliar na fiscalização e gestão das ações e operações de policiamento ostensivo e auxiliar e desenvolver processos e procedimentos administrativos militares.
De São Lourenço - Segundo informações do 57º BPM com sede em São Lourenço, nove sargentos que integram a unidade policial militar participaram do curso inédito. Eles ainda ficam esta semana em Belo Horizonte fazendo um curso complementar visando a Copa do Mundo 2014. Os militares recém promovidos participaram de inúmeras operações em Belo Horizonte atuando nas recentes manifestações que ocorreram na capital mineira e também no policiamento preventivo e ostensivo dos jogos da Copa das Confederações, que aconteceu no Mineirão. E desde já, estão escalados para trabalharem em Belo Horizonte durante a Copa do Mundo 2014. Os novos sargentos voltam com uma bagagem muito maior e com grande experiência a compartilhar com os seus companheiros do 57º BPM. Segundo o Tenente Coronel Valério, comandante do 57º BPM, todos que fizeram o curso que resultou na promoção a sargento, retornam para o batalhão com sede em São Lourenço.

Oito dos nove novos sargentos do 57º BPM na tradicional foto de formatura

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial