sexta-feira, 23 de agosto de 2013

IV Encontro Nacional de Memoriais começou hoje no MPMG

Na abertura do evento aconteceu o pré-lançamento da obra “Membros Ilustres do Ministério Público - Homenagem do Ministério Público de Minas Gerais”


IV Encontro Nacional de Memoriais começou hoje no MPMG

Belo Horizonte - Começou hoje, na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, o IV Encontro Nacional de Memoriais do Ministério Público. O objetivo do evento é apresentar e debater questões relacionadas à gestão cultural, com foco na defesa e na proteção do patrimônio histórico e documental da Instituição. A ação tem o apoio do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), da Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (Abrampa) e da Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur).

Durante o evento ocorreu também o pré-lançamento do livro Membros Ilustres do Ministério Público - Homenagem do Ministério Público de Minas Gerais, que foi distribuído a autoridades. A obra pretende trazer ao conhecimento do público um traço comum da história de treze grandes personalidades que atuaram na vida pública brasileira em meados do século XIX: o fato de terem sido promotores de Justiça. O diretor do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), Luciano Badini, ressaltou que “essa singela homenagem desperta um natural orgulho e senso de responsabilidade, eis que fomos precedidos no exercício das funções ministeriais por figuras tão emblemáticas, com trajetórias inigualáveis”.

Já o procurador-geral de Justiça, Carlos André Mariani Bittencourt, lembrou que o Memorial do MPMG se tornou uma referência para todos da Instituição. “Esse é o trabalho que buscamos fazer, trazer através da memória, aos que hoje aqui trabalham, o senso de responsabilidade e de que tudo que aqui se construiu não foi fácil. Hoje prezamos muito o que temos e valorizamos o trabalho daqueles que nos antecederam, os verdadeiros responsáveis pelo prestígio do Ministério Público”, disse. 

O conselheiro nacional do Ministério Público, Jarbas Soares Júnior, que implantou o Memorial do MPMG durante sua gestão como procurador-geral de Justiça, proferiu a palestra inaugural. Ele lembrou da importância da preservação da história da instituição e relacionou o trabalho feito pelo MPMG com a característica mineira de apego às tradições. “O MPMG devia ao Estado um resgate de sua memória por meio de um memorial moderno”, disse. Jarbas também ressaltou o fato de que as instituições e a história delas são compostas por pessoas e que ninguém deve se sentir maior do que elas próprias, além de frisar que é a geração atual do MP a responsável por organizar a memória da Instituição.

Sobre a preservação da história do Ministério Público brasileiro, o coordenador da Promotoria Estadual de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico do MPMG, Marcos Paulo de Souza Miranda, está desenvolvendo, em conjunto com outros integrantes do MP, um projeto na Comissão de Direitos Fundamentais do CNMP com o objetivo de fomentar a implementação de políticas de preservação e divulgação da memória do Ministério Público e de políticas de gestão documental. Marcos Paulo também desenvolve um projeto para fortalecer a atuação nacional do Ministério Público na defesa do patrimônio cultural.


Veja a programação de hoje
Sexta-feira, 23 de agosto

9h - "O processo contra os Inconfidentes - a importância da preservação dos autos de devassa para compreensão da Inconfidência Mineira" - Rui Mourão (Museu da Inconfidência).

10h - "Integração de ações de preservação. Atuação integrada na defesa do patrimônio cultural de Minas Gerais" - Marcos Paulo de Souza Miranda (MPMG)

12h - Intervalo para almoço

14h - "Restaurações e Memoriais do Ministério da Fazenda - planejamento, gestão e manutenção" - Eugênio Ferraz (Imprensa Oficial)

15h - "A experiência dos memoriais do Ministério Público brasileiro"

16h - "O Programa Nacional de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário - PRONAME e seus instrumentos" - Marivaldo Dantas (Conselho Nacional de Justiça)

17h30 - Leitura da Carta de Belo Horizonte
Outras informações podem ser obtidas junto à Diretoria de Formação, Aperfeiçoamento e Pós-Graduação, pelo telefone (31) 3330-8299 ou 3330-8266 ou pelo e-mail escolainstitucional@mp.mg.gov.br.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial