sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Hino a São Lourenço, a história segundo a Casa da Cultura

O Hino a São Lourenço foi composto em 1961 com música do Maestro Francisco Guinesi (Fanchê) e letra do Prof. Joaquim Ribeiro Franqueira. O Hino que era ensinado nas escolas, depois caiu no esquecimento e como na época não foi legalizado, não havia como difundi-lo. Em 1991, a então Diretora da FUMDEC, Edna de Souza Neves iniciou um movimento para que o mesmo fosse oficializado, encaminhando à Câmara Municipal os estudos feitos por comissões de músicos e professores que atestaram a legitimidade da letra e música enquanto Hino. O projeto não foi aprovado, mas não ficou esquecido.
Em 1998 o Assessor de Cultura, José Henrique Martins solicitou ao Executivo que se oficializasse o Hino, o que não aconteceu. Em 2008, o então Diretor da FUMDEC, Raul Ribeiro dos Santos, fez um concurso para a escolha do Hino que também não vingou.
Finalmente em 2010, por indicação da Diretora da FUMDEC Maria Bernadete Guimarães, o Prefeito José Sacido Barcia Neto encaminhou projeto de lei à Câmara Municipal, que aprovou e oficializou o Hino a São Lourenço através da Lei nº 2.953, de 22 de Março/2010.
A Sociedade Musical Antônio di Lorenzo, regida pelo maestro Joaquim Ferreira ensaiou o Hino e um grupo de vocalistas voluntários aprendeu a cantá-lo para que o mesmo fosse apresentado na abertura do desfile de 1º de Abril de 2010. Posteriormente o Coro Canto das Gerais e a Sociedade Musical Antônio di Lorenzo, regidas pelo Maestro Paulo Freitas, gravaram um CD que foi distribuído às escolas. A partir desta data, nos desfiles e comemorações  o Hino a São Lourenço vem sendo executado, para que além de se tornar mais conhecido, possa ser guardado em nossos corações.
Informações da Casa da Cultura de São Lourenço.
A história do Hino a São Lourenço é esta, contada no blog da Casa da Cultura de São Lourenço. Atendemos com isso a solicitação via comentário no blog São Lourenço News do leitor Luiz Marcio, que fez a solicitação. e que os secretários e vereadores possam, no palanque do dia sete de setembro, mostrar que decoraram o hino a São Lourenço.
A letra do hino é essa:

A Letra do Hino a São Lourenço MG

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial