sexta-feira, 19 de julho de 2013

NOS BASTIDORES DA POLÍTICA

Por Jodil Duarte


Sugestão para as manifestações
Mesmo que se mantenha a ordem e o bom comportamento nas manifestações que aconteceram em São Lourenço seria bom, a exemplo do que ocorre em greves, a criação de um conselho para se ter com quem negociar.
A Polícia Militar pela falta do comando de manifestação fica sem ação para saber com quem falar em caso de um conflito. No Rio de Janeiro, na confusão dos arruaceiros que se misturaram às pessoas de bem, a baderna ocorreu porque a Polícia Militar praticamente hesitou em responder na mesma moeda temendo acertar alguém que nada tivesse com as depredações. 
Seria interessante se houvesse o comando de manifestação para facilitar a coordenação dos próprios e uma prova contundente de que aqui em São Lourenço todos sempre irão primar pela livre manifestação dos pensamentos. E tal ação pode garantir ainda mais adesões pela garantia de que nunca haverá baderneiros.

Memórias de São Lourenço
Pedindo permissão para um dos mais fortes grupos de São Lourenço no Facebook parodiar seu nome, manifestações já ocorreram na cidade nas décadas de 70 e 80. Tudo bem, o foco era outro mas tinha um líder, o saudoso Roberto Di Lorenzo que tinha um jornal nesta época. A manifestação daquele período era para evitar as demolições de prédios históricos. E tudo muito bem organizado: Havia recolhimento de assinaturas e uma pressão sem precedentes ao executivo e ao legislativo da cidade que nem votava para prefeito naquele período da história.

Conselho de Notáveis
Numa recente matéria do Blog São Lourenço News que abordava o pagamento de insalubridade aos agentes de saúde utilizamos a expressão "Conselho de Notáveis". Esse conselho agora tem um vereador para ouvir. Trata-se do líder do governo na Câmara Municipal, cargo perfeitamente normal e dentro do preconiza a política hoje em dia. Custou-se muito para chegar a esse líder que participa das reuniões e tem voz ativa nas "decisões" que este conselho chega. Quem sabe conserte muitas besteiras que foram realizadas.

Agentes de Saúde
Muito boa essa atitude da Câmara de defender os direitos dos agentes de saúde garantindo o pagamento da insalubridade. Mas vale sempre lembrar que a Lei para isso deve vir do Executivo. Vamos ver o que o Conselho de notáveis vai despachar sobre o assunto.

Professores aguardam notícias sobre o piso salarial
Numa conversa franca com o prefeito Zé Neto na manhã de hoje (19/07) ele abriu o coração e falou: "Tenho o maior respeito pela classe do magistério". Com essa afirmação foi impossível não abordar o assunto do pagamento do piso salarial aos professores do ensino básico: Vai pagar, não vai pagar, perguntei. O prefeito foi claro e afirmou que vai pagar o piso só não sabendo ainda se será proporcional ou integral. Para isso ele contratou uma empresa que vai bater o martelo nesta questão.

Poupança dos Professores do Ensino Básico
E a melhor das notícias para os professores vem agora. A Prefeitura de São Lourenço depois de definir se pagará proporcional ou integral, vai pagar todos os atrasados aos professores. Só não se sabe como ainda. Mas o prefeito Zé Neto garantiu que vai pagar os atrasados desde que a Lei foi aprovada e referendada pelo STF.

Da série perguntar não ofende
Será que o Primeiro Ministro, que sempre afirma que tudo passa pela mão dele, com cinco anos em cargo de chefia não aprendeu a trabalhar? Esse episódio, com desgaste, da Praça Brasil foi desnecessário e mostra bem a falta de cuidado com eventos públicos. Prefeito, toma cuidado senão ainda colocam o senhor numa sinuca de bico.

Mudanças
O prefeito Zé Neto começou uma série de mudanças no segundo escalão de seu governo. Já tem gente nova no pedaço e alguns digamos "arcaicos" encerraram o seu ciclo no município. Para o bem da coletividade, o corte mostrado pelo prefeito Zé Neto no segundo escalão poderia vir com mais afinco no núcleo rico da novela, mais conhecido por "Alto Clero" ou "Primeiro Escalão". E para mostrar que é prá valer, acabar com o Império do Amor, uma das maiores aberrações da prefeitura em todos os tempos. Aliás este episódio deveria terminar como no filme "Casablanca" de 1942: Zé Neto seria o ator americano  Humphrey Bogart no papel de Rick Blaine e colocaria no avião com passagens pagas para onde quisessem os personagens  Ilsa Lund e Victor Lazlo. Mas com passagens só de ida! E com um detalhe: Ao som de uma das músicas mais bonitas de todos os tempos: "As Time Goes By".



SAAE
Juram por que juram que o SAAE vai ter novo ocupante em breve. Mas como tudo lembra Forças Armadas, estão esperando a promoção de um Almirante-de-Esquadra da raça negra. E isso deve acontecer no final de julho mais tardar no mês de agosto e já está no almanaque de promoções. Pelo menos de São Lourenço...          

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial