quarta-feira, 27 de março de 2013

Criado o 57º Batalhão PM em São Lourenço

O Estado Maior do mais novo Batalhão de Minas Gerais com seus comandantes de pelotões

Foi lançado ontem (26/03), no Boletim Geral da Polícia Militar em sua edição nº 23, publicação do Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Marcio Sant'Anna elevando a 14ª Cia Ind PM à condição de 57º Batalhão de Polícia Militar.
Com isso foram premiados o compromisso e a seriedade com a Paz Social. Um grande salto para que isso acontecesse se deve ao Coronel Wagner Mutti, comandante da 17ª Região de Polícia Militar que desde o princípio foi favorável a idéia. O comandante do 57º BPM com sede em São Lourenço, Tenente Coronel Valério também incansável nesta batalha. O Major Paulo Márcio, subcomandante da unidade e os oficiais que agora serão integrantes do Estado Maior do 57º BPM. Todos os integrantes do mais antigo ao mais moderno tem sua parcela de contribuição na elevação da 14ª Cia Ind PM .
Outras pessoas devem ser lembradas como o Prefeito Zé Neto, o vereador e presidente da Câmara Municipal Nei da Saúde, Diretor Geral da Imprensa Oficial de Minas Gerais, Dr. Eugênio Ferraz, Dr. Luiz Antônio Prazeres Lopes procurador da ALMG, o Deputado Estadual Tiago Ulisses, exemplo de atenção às causas nobres do município e porque não dizer, o ex-vereador José Hortêncio Vieira um dos maiores batalhadores da segurança pública da história de São Lourenço.
História da 14ª Cia Ind PM - A Polícia Militar do Estado de Minas Gerais, no dia 16 de fevereiro de 2004, através do Decreto Nº 43.690, instalou na cidade de São Lourenço, a 14ª Companhia Independente da Polícia Militar. Com isso, a Polícia Militar procurou oferecer às Comunidades das Terras Altas da Mantiqueira, cidades do Circuito das Águas e das Montanhas Mágicas da Mantiqueira, em todos os quadrantes, um ambiente de tranqüilidade e Paz Social.
A 14ª Cia Independente esteve subordinada administrativamente ao 8º Batalhão até o ano de 2000, com o status de Companhia Especial PM, a 58ª Cia PM. A partir de 2000, por meio de uma nova reestruturação na Região, a Companhia passou a subordinar-se ao 24º Batalhão, com sede em Varginha, até o ano de 2004.
Atualmente está subordinada à 17ª Região da Polícia Militar e é responsável pelas ações e operações de Segurança Pública numa área que compreende de 4.806,7 Km² e com uma população de 230.694 habitantes. Nos períodos de pico de turismo a população flutuante aumenta em 150.000 visitantes e com expectativa de um número ainda maior agora com a beatificação de Nhá Chica, prevista para o dia quatro de maio em Baependi.
A 14ª Cia PM Ind, com sede nesta hospitaleira cidade, faz fronteira com o Estado do Rio de Janeiro e São Paulo, tendo uma área composta de vinte e dois municípios. Está subdividida em 09 Pelotões, sediados em São Lourenço, Baependi, Caxambu, Itanhandu, Passa Quatro, Itamonte e Aiuruoca. Há também Destacamentos Policiais Militares nas cidades de Carmo de Minas, Soledade de Minas, Dom Viçoso, Cruzília, Minduri, Pouso Alto, Virgínia, São Sebastião do Rio Verde, Alagoa, Bocaina de Minas, Carvalhos, Liberdade, Passa Vinte, Seritinga e Serranos.
Desde a sua instalação a unidade teve quatro Comandantes, sendo o primeiro o Tenente Coronel PM José Carlos Gomes Saraiva, o segundo, hoje coronel PM, Sérgio Henrique Soares Fernandes e o terceiro, o Tenente Coronel PM Luis Carlos Lima. Atualmente a Unidade está sendo comandada pelo Ten Cel PM Paulo Valério Junior.
São Lourenço é uma referência aos outros municípios, pela malha rodoviária que privilegia a cidade e pelo potencial turístico já estabelecido.
Na área da Unidade encontra-se um dos maiores ícones da história da Polícia Militar de Minas Gerais, o Túnel da Mantiqueira, na cidade de Passa Quatro, onde tombou morto em batalha, em 1932 o Cel PM Fulgêncio de Souza, durante a histórica batalha entre mineiros e paulista, na Revolução de 32.
Dessa forma, devido à importância regional e nacional do “circuito das águas”, após uma análise estratégica do Comando da Corporação, decidiu-se pela criação da Unidade em São Lourenço que recebeu o nome de 14ª Cia PM Ind.
Desde ontem, dia 26 de março de 2013, a Cia Ind eleva-se a categoria de Batalhão, recebendo a denominação de 57º BPM, o Batalhão do Circuito das Águas.
Leia a resolução de criação do 57º BPM, publicado ontem no BGPM:

RESOLUÇÃO Nº 4245 DE 22 DE MARÇO DE 2013.
Altera o Plano de Articulação e o Detalhamento e
Desdobramento do Quadro de Organização e Distribuição
(DD/QOD) da Polícia Militar de Minas Gerais. Cria o 57º BPM
em São Lourenço/MG.

O CORONEL PM COMANDANTE-GERAL DA POLÍCIA MILITAR DE MINAS GERAIS, no uso da atribuição que lhe confere o inciso III, § 1º, do Art. 93, da Constituição do Estado de Minas Gerais, de 21 de setembro de 1989, c/c com o artigo 28 da Lei Delegada nº 174, de 26 de janeiro de 2007, e em conformidade com o Art. 6º, incisos VI e XI, do R-100, aprovado pelo Decreto nº 18.445, de 15 de abril de 1.977, e nos termos da Lei nº 19.987, de 28 de dezembro de 2011, que aprovou a Lei de Efetivo da PMMG, RESOLVE:
Art. 1º - Criar, na estrutura organizacional da PMMG, o 57º Batalhão da Polícia Militar, com sede em São Lourenço/MG, constituindo-se no 57º BPM/17ª RPM.
Art. 2° - A nova articulação operacional das Unidades da 17ª RPM consta nos anexos desta Resolução.
Art. 3° - As UA envolvidas na implementação desta Resolução terão um prazo de 30 (trinta) dias para ajustarem seus sistemas de grande porte.
Art. 4° - Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.

GCG em Belo Horizonte, 22 de março de 2013.
(a) MÁRCIO MARTINS SANT’ANA, CORONEL PM
COMANDANTE-GERAL( - BGPM Nº 23, de 26 de março de 2013 - )

A primeira reunião do Estado Maior do 57º BPM com seus comandantes de pelotões 

2 Comentários:

Às 26 de abril de 2014 às 17:38 , Blogger mineiro disse...

GENTE SER NORMAL E I PRESO MECHE COM DROGA CRAQUE AEROINA MATA ROUBA SER IGUAL OS POLICIAIS DISERAM QUE SOU LOUCO DUENTE E APROVEITA DA OPORTUNIDADE A PIOR DROGA E A POLICIA

 
Às 31 de maio de 2014 às 15:20 , Blogger mineiro disse...

essa policia daqui e uma bosta eu estou sendo ameacado de morte quase me empurraram na frente do carro e elis nao fasem nada me protegem nao sei porque sao policiais

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial