segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Saúde: Segunda-feira, o mais longo dos dias


Prefeito garante que prontuário eletrônico acabará com as filas

A segunda-feira na secretaria Municipal de saúde, podemos dizer que foi de muito problema. Desde as 6:30 horas de hoje (18/02) uma fila que começava na porta da policlínica, dava volta na escada e se encerrava na esquina da antiga garagem da prefeitura deu motivos para muitas críticas ao setor que já carrega o status de pior atendimento da prefeitura de São Lourenço.
E não era para menos. Simplesmente quem teve a idéia de fazer isso marcou para o mesmo dia atender toda a demanda acumulada de exames, consultas e coisas do gêneros dos últimos meses. E deu no que deu. Reclamações por todos os lados, indignação e falta de atendimento preferencial para os maiores de 60 anos, gestantes, lactantes e mulheres acompanhadas de crianças com menos de dois anos de idade.
Vereadores da oposição como Evaldo Ambrósio e Chopinho estiveram na Policlínica e prometeram para a reunião da Câmara de logo mais à noite, entrar com um pedido de convocação em regime de urgência do Secretário Municipal de Saúde, Mauro Guimarães. Para isso acontecer, os vereadores proponentes necessitam da assinatura de sete vereadores - maioria simples - para o requerimento ser apreciado pela Câmara Municipal ainda nesta noite.
Segundo o vereador Chopinho quatro assinaturas eles já possuem, que são os votos de sua coligação.  Evaldo e Chopinho garantiram ainda que o vereador Ricardo Enfermeiro também vai assinar o requerimento. Eles vão precisar de mais duas assinaturas para a convocação do secretário.
O prefeito Zé Neto informou na manhã de hoje que estava ciente do problema, mas que precisava ser feito dessa forma para atender a demanda. O prefeito informou ainda que ao longo dos meses de março, abril, maio e junho esta fila estará diluída pela nova forma de se atender na saúde e que isso não acontecerá mais. Segundo ele haverá uma implantação gradativa do prontuário eletrônico que acabará de vez com o paciente carregando papelada para cima e para baixo: "É uma questão de tempo. Os novos investimentos feitos pela prefeitura na área de saúde vão surtir seus efeitos em pouco tempo, eu garanto isso a toda a população", disse o prefeito Zé Neto.
A situação foi de muita reclamação, mas a população se mostrou ordeira e resignada com a fila encontrada. 
Veja as fotos:

A fila para marcação dos exames começava na porta da Policlínica

Continuava depois da escada 

 E terminava na esquina da antiga garagem da prefeitura e futuro Pronto Atendimento municipal

 As regras para se marcar os exames estavam fixadas na parede

 Funcionários da Secretaria Municipal de Saúde atendiam a população

 Vereador Ricardo de Mattos acompanhou de perto o problema

 O vereador Evaldo Ambrósio  e o vereador Chopinho também estiveram na Policlínica

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial