terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Saúde inicia descentralização do atendimento


Prefeitura anuncia as novas regras de atendimento na saúde
A Secretaria Municipal de Saúde de São Lourenço está iniciando um  processo de descentralização do atendimento, já se preparando para a inauguração da Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA 24 horas), que deverá começar a funcionar em 2014. O novo  modelo também é  essencial para o bom funcionamento do Sistema Único de Saúde no Município.
Nesse modelo,  as  Unidades Básicas de Saúde (UBSs) são responsáveis pelo acompanhamento, tratamento preventivo e recuperação da saúde dos usuários. É na UBS do bairro que o cidadão necessitado vai obter o encaminhamento  para consultas em especialistas nas clínicas disponibilizadas pelo SUS no Município, como o Centro Viva Vida, o Centro de Atendimento Psicossocial e o DST/Aids. Os pacientes de alta complexidade serão atendidos em hospitais e clínicas especializadas.
A secretaria também está instituindo protocolos e sistemas de atendimento e regulação, onde o médico definirá as prioridades  do atendimento. Todo esse processo, que pode demorar um ano, resultará na implantação do prontuário eletrônico, eliminando as filas para marcação de consultas e exames.  Até lá, é natural que alguns problemas pontuais ocorram, mas as mudanças são fundamentais para organizar o atendimento e prepará-lo para 2014, quando a UPA 24 horas será a porta de entrada para urgências e emergências, deixando o hospital para os casos de internação.
Orientações ao paciente:
1) A Secretaria Municipal de Saúde NÃO  autoriza encaminhamentos de consultas e de exames de  médicos particulares, convênios e do Hospital São Lourenço.
2 ) Os encaminhamentos do Pronto Socorro/ Hospital São Lourenço deverão ser enviados para atendimento na Unidades Básicas de Saúde do bairro do usuário.
3) Todas as solicitações de consultas e exames deverão constar a indicação clínica preenchida corretamente pelo médico solicitante e obedecer o Protocolo Clínico da Secretaria Municipal de Saúde de São Lourenço.
4) Os exames solicitados pelos médicos do Consórcio deverão estar acompanhados das guias amarelas da consulta do usuário. 
5) Todos as consultas e exames médicos e de laboratório são autorizados e agendados de acordo com a cota financeira mensal da Secretaria Municipal de Saúde.
6) O horário de atendimento dos setores de Controle e Avaliação, agendamento  de LABORATÓRIO e do TFD (Tratamento Fora de Domicílio) é de segunda a sexta-feira, das 08 às 15:00 horas, na Policlínica.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial