segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Classificação dos hotéis – Novo sistema não apresenta adesão esperada

Triângulo dos hotéis em área nobre da cidade de São Lourenço

Foi divulgado na última sexta-feira (15/02), o novo Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem (SBClass). A portaria que regulamenta o sistema e que foi submetida a pequenos ajustes já está em vigor segundo o Ministério do Turismo.
Segundo o Ministério do Turismo, a mudança no sistema de triagem foi o primeiro passo para a Copa de 2014. Esse método dará credibilidade aos empreendimentos e permitirá que os turistas brasileiros e estrangeiros viajem sabendo que terão as suas expectativas correspondidas.
O novo Sistema Brasileiro de Classificação utilizará a consagrada simbologia de estrelas para diferenciar as categorias, em todas as tipologias de meios de hospedagem. A adesão será voluntária e terá validade de 36 meses, a contar da data de sua concessão. A cada 18 meses, haverá a manutenção do título.
Três hotéis no sul de Minas pertencentes a uma mesma rede de hotéis conseguiram a classificação concedida pelo Ministério do Turismo e que acontece por adesão. Curiosamente São Lourenço com o terceiro maior Parque Hoteleiro do estado de Minas Gerais (só perde para Belo Horizonte e Uberlândia), assim como Poços de Caldas e Caxambu não tiveram nenhum hotel incluído nesta primeira leva de estrelas. A tabela agora dividirá os estabelecimentos em sete grupos: hotel, hotel fazenda, hotel histórico, resort, pousada, cama e café e flat/apart hotel.
O prefeito de São Lourenço Zé Neto que também é hoteleiro afirma que a adesão de São Lourenço vai acontecer, mas é necessário que o Ministério do Turismo ofereça um retorno: "O ramo hoteleiro é complexo e muitas vezes o investimento no equipamento turístico é imediato e caro. Esse investimento feito em um hotel só é recuperado no prazo mínimo de 15 anos. E sempre deve ser imediato para acompanhar as exigências dos turistas. Por isso o Ministério do Turismo deve acenar com uma boa linha de crédito para os proprietários de hotéis, para que a adesão à nova classificação aconteça em todo Brasil. Além disso, com a internet, o potencial hóspede para um hotel pode ver suas dependências, optando pela melhor escolha sem sair de casa", explica Zé Neto.
São Lourenço, em breve, deve recuperar a segunda posição no ranking do número de leitos. Isso deve ocorrer assim que o hotel que está sendo construído ao lado do calçadão, previsto para acontecer este ano, entrar em operação.
Anos atrás, os hotéis ostentavam estrelas e para quem é saudosista havia até uma propaganda muito interessante de um hotel quatro estrelas: "Hotel Primus, onde a quinta estrela é você!" A lembrança é da leitora do blog Denise Lage que nos repassou em boa hora a correção e a qual agradecemos muito. Ela ainda nos lembra que o Hotel Brasil era cinco estrelas.
No Circuito das Águas, hoje apenas quatro famílias tradicionais ainda estão no ramo hoteleiro: A família Lage ( Hotel Brasil e Hotel Negreiros), Família Barcia (Hotel Guanabara) em São Lourenço e em Caxambu, D. Alda e Seu Paulinho (Hotel Palace) e D. Maria (Hotel União). Todos os outros hotéis da região, possuem novos proprietários.

Quando este hotel, ainda sem nome, entrar em operação São Lourenço retoma a segunda posição em maior número de leitos no Estado de Minas Gerais     

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial