sábado, 19 de janeiro de 2013

Motociclista tem morte cerebral

Elton Ambrósio em uma foto no Facebook

O neurocirurgião plantonista do Hospital de São Lourenço reuniu-se hoje (19/01) às 11 horas com o pai do técnico em informática Elton Ambrósio e sua namorada Maria para fazer as explanações necessárias sobre o estado de saúde e como foi sua primeira noite na UTI no hospital de São Lourenço.
Segundo o vereador Gil Silva que acompanhava o vereador Evaldo Ambrósio na reunião, foi colocado que o paciente não respondia a estímulos cerebrais. E que na Escala de Glasgow foi atingido três pontos, a pontuação mais baixa do método de avaliação. Por isso foi anunciado para a família que Elton Ambrósio  teve morte cerebral.
Numa primeira abordagem com a família, houve a anuência para a possível doação de órgãos. A Central de Transplantes de Minas Gerais através de um médico identificado por Pablo fez contato com a Dra. Vera, médica plantonista, que repassou para os médicos da UTI do Hospital de São Lourenço. Pelas primeiras informações segue-se agora um protocolo para saber da viabilidade da doação dos órgãos e também da abordagem à família para a concordância na retirada dos mesmos.
Elton tem 30 anos, não fuma e seria um potencial doador. É um momento muito delicado para a família uma situação como essa. A abordagem é feita por uma equipe multidisciplinar que o Hospital de São Lourenço não possui. Mas a pré-disposição demonstrada pela família do jovem Elton enche de esperança algumas pessoas pelo Brasil afora, pois se tudo der certo pode-se doar coração, dois rins, fígado e córneas.
O vereador Evaldo Ambrósio ao tomar ciência da situação passou mal e precisou ser medicado. Vereadores da atual Câmara Municipal assim como familiares e amigos estiveram prestando solidariedade a Evaldo Ambrósio e D. Ana, os pais de Elton. Será um momento difícil, mas que ao mesmo tempo poderá amenizar a dor da família ao saber que Elton estará salvando outras vidas.
Outra informação que chega é que os aparelhos não serão desligados. As próximas três horas, a contar das 14 horas de hoje, serão cruciais para saber se haverá captação dos órgãos ou não.
Morte Cerebral - A morte cerebral é a incapacidade do cérebro de manter as funções vitais do organismo, como fazer o coração bater e o paciente respirar sozinho, por exemplo. Um paciente é diagnosticado com morte cerebral quando ele apresenta sintomas como ausência total de reflexos, sendo mantido "vivo" somente com a ajuda de aparelhos.
Os sintomas da morte cerebral são:
- Ausência da respiração;
- Ausência dos batimentos cardíacos;
- Ausência de dor à estímulos como picar uma agulha no corpo ou mesmo dentro dos olhos do paciente e
- Pupilas não reagentes, isto é, olhos estáticos.
Contudo, se o paciente estiver ligado à aparelhos, eles podem manter sua respiração e seus batimentos cardíacos, mas as pupilas não serão reagentes e este será um indício de morte cerebral.
O diagnóstico da morte cerebral é feito por dois médicos diferentes, em dois dias diferentes, mediante a observação dos sintomas acima citados e da confirmação da ausência de fluxo sanguíneo no cérebro através da ressonância magnética.
O paciente pode ser mantido "vivo" enquanto os aparelhos estiverem ligados. No momento em que os aparelhos são desligados, o paciente é verdadeiramente dito como morto, e neste caso, desligar os aparelhos não é considerado eutanásia, pois o paciente não tem chances de sobreviver.
O paciente pode ser mantido "vivo" através dos aparelhos por quanto tempo a família desejar. Embora só seja desejado que o paciente seja mantido neste estado por algum tempo se ele for doador de órgãos, para garantir a retirada dos órgãos para posterior transplante em outro paciente.
Informações não oficiais dão conta que Elton passará hoje por um exame chamado ecodoppler que avaliará se existe fluxo sanguíneo ou não no cérebro. Esse exame seria um dos quesitos do protocolo para doação de órgãos.
Se a doação de órgãos realmente acontecer, os procedimentos serão adotados neste domingo. Em casos como este é utilizada uma aeronave para a captação. Os possíveis receptores de órgãos como coração, rins e fígado inclusive devem estar sendo comunicados neste sábado ainda. Não foi comentado se os órgão serão aproveitados em Minas ou em outro estado do Brasil.     

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial