domingo, 20 de janeiro de 2013

Doação de órgãos pode ocorrer no final da tarde

Hospital de São Lourenço adota procedimentos para possível doação de órgãos

Ao contrário do que dissemos ontem no Blog São Lourenço News, o Hospital da Fundação Casa de Caridade de São Lourenço possui uma equipe de abordagem de famílias com possíveis pacientes para doação de órgãos. Há mais de 20 anos, órgãos para transplantes não são captados no hospital de cidade.
Com a disposição preliminar da família do vereador Evaldo Ambrósio em doar os órgãos de seu filho Elton Ambrósio, que teve morte cerebral constatada, uma série de procedimentos foram adotados pela equipe da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de São Lourenço para que isso aconteça e atenda os protocolos de transplante de órgãos.
Serão realizados dois testes de apnéia com o paciente livre de qualquer sedação, 24 horas após a suspensão dos medicamentos. Isso aconteceu às nove horas de hoje (20/01). O segundo teste de apnéia está marcado para as 15 horas. O teste consiste em retirar a ventilação do paciente e observar por um certo período se ele consegue respirar sozinho. Se isso não acontecer ele é novamente ventilado e recupera a respiração com auxílio dos aparelhos.
Após o segundo teste, uma hora depois, o neurologista Mario Munhoz, sobe para a UTI para realizar um exame chamado doppler. Trata-se de um exame de imagens que analisa e retira qualquer dúvida sobre a presença ou não de atividade sanguínea no cérebro. Se os três testes comprovarem o que já foi informado é decretada a morte encefálica. A partir daí a equipe de abordagem do Hospital de São Lourenço entra em contato direto com a família que deverá assinar documentação autorizando a doação de órgãos. Pelo fato de Elton não ser casado - ele tem uma namorada - a decisão caberá a seus pais, o vereador Evaldo Ambrósio e D. Ana.
Com a documentação assinada, é acionada a equipe da MG Transplantes. O hospital de São Lourenço informou que todos os órgãos de Elton estão preservados: Coração, pulmões, pâncreas, fígado, rins e córneas. Por ter sangue O positivo, a fila de espera para transplantes dos órgãos citados deverá nadar significativamente e os receptores poderão recuperar sua vida normalmente.
Bombeiros e Polícia Militar estão prontos para fazer a escolta dos carros que vão levar os médicos e enfermeiros da MG Transplantes para o Hospital de São Lourenço. Se for a noite, o aeroporto de Caxambu deverá ser utilizado. Se optarem por vir amanhã, durante o dia, o aeroporto de São Lourenço  é que receberá a aeronave.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial