quarta-feira, 28 de novembro de 2012

NOS BASTIDORES DA POLÍTICA

Por Jodil Duarte

 Golpe de Estado I
Boatos na educação dão conta que as eleições para diretor nas escolas municipais devem ocorrer no dia 18 de dezembro. Menos de 30 dias para as eleições escolares e nenhuma escola sabe como serão as regras do jogo. Os bastidores nas direções fervilham pois as chapas estão sendo montadas e as (os) concorrentes começam a se mobilizar para a caça ao voto. Que mais uma vez não terá a participação da comunidade escolar, ficando apenas o conselho da escola responsável pela eleição.

 Golpe de Estado II
Duas escolas do município pelo menos possuem diretoras em situação de reeleição pela terceira vez, vetada pela lei complementar 002/2011. E corre a boca miúda que as mesmas sairão candidatas e o que é pior, com aval da Advocacia Geral do Município. Advogados consultados podem melar a eleição pois é vedada a recondução para um terceiro mandato. Inclusive uma delas não fez o curso obrigatório de 2012 oferecido pela Secretaria Municipal de Educação. As escolas em questão são Manoel Monteiro e Ida Mascarenhas Lage. Se insistirem nessa tese, a eleição termina no Ministério Público. Os promotores estão de olho.

 Ação Social e Defesa Civil
Enfim saiu do papel o plano de contingência para catástrofes no município. E deu gosto de ver no dia de hoje (28/11) a pronta atuação do secretário Ralph Lage que esteve no local do desabamento que causou a remoção de cinco famílias. Rapidamente ele esteve no local e já providenciou casas para as pessoas desabrigadas. Foi uma ação bonita e mostra que quando se quer tudo é possível.

 Se eu vou reclamam, senão vou reclamam do mesmo jeito
Vereadores moradores próximo da tragédia mostraram insatisfação com alguns comentários surgidos sobre a ausência deles no local do fato. E realmente a presença deles era dispensável no local tendo em vista que o atendimento é extremamente técnico e dispensa políticos neste momento difícil. O plano de contingência funcionou perfeitamente não necessitando do famoso jeitinho político.

 É oficial agora
O prefeito Zé Neto anunciou que a mudança dos seus secretário acontece após o dia 31 de março de 2013. Novos secretários somente a partir de abril. E ponto final.

PAC do Saneamento
O bairro da Federal foi contemplado com uma verba de mais três milhões de reais através do PAC do saneamento. Segundo o prefeito Zé Neto o dinheiro será todo utilizado na captação de águas pluviais da avenida Damião Junqueira de Souza. O prefeito acredita que com a execução do projeto, os alagamentos devem ter fim na Federal.

 Novo presidente da Câmara Municipal
Está mais embolado que a Fórmula 1 deste ano a escolha para o presidente do primeiro ano da nova legislatura. As conversas acontecem a todo o momento e o fato de agora serem 13 os edis, a situação ganhou contornos de alta complexidade: Para presidente, vice e secretário da casa, somente com a sorte da mega sena para chutar os nomes que não vazam de jeito algum. As conversas sobre o assunto são ao pé de ouvido e longe de curiosos.

 Corte nos gastos
É fato. Secretários, vice prefeito e prefeito estão sem os salários de outubro, novembro e dezembro. O segundo escalão também foi exonerado livrando o município de pagar os respectivos salários. A expectativa é que se economize um milhão de reais com as medidas que envolvem ainda outros cortes.

Para refletir: "Política é como nuvem. Você olha e ela está de um jeito. Olha de novo e ela já mudou".
Magalhães Pinto       

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial