quinta-feira, 3 de maio de 2012

Dengue está sob controle em São Lourenço

Segundo o protocolo do Ministério da Saúde toda a cidade que encontra mosquito dentro de uma casa é considerado município infestado. É o caso de São Lourenço: Uma residência teve um foco de larvas encontrado.
Mas nem tudo está perdido. Os borracheiros e oficinas mecânicas localizados no bairro da Federal que ano passado tiveram focos encontrados tomaram as providências devidas: Nenhum foco foi encontrado em 2012. Uma excelente notícia quando se sabe que o mosquito adora uma água acumulada em pneu para se reproduzir.
No ano de 2012 foram encontrados nove focos do mosquito aedes aegyptis em três pontos: Jardim das Ácacias, Serra Azul e Federal. Ruas Ida Lage, Damião Junqueira e Sebastião Furtado foram as ruas onde se encontraram as larvas do mosquito. O Controle de Vigilância Epidemiológica explica que a Federal é o local onde mais se encontra focos do mosquito transmissor da dengue por causa do maior número de oficinas e borracharias na cidade, somando-se a isso a proximidade da rodoviária de São Lourenço, por onde chegam ônibus das cidades com o mosquito da dengue. Um ovo do mosquito pode levar 450 dias para eclodir. Neste ano foram encontradas larvas em latas de tinta, vaso sanitário largado em quintal e vaso de planta dentro de casa.
A história interessante foi uma denúncia anônima para a Vigilância Epidemiológica sobre uma casa com piscina que segundo a pessoa não identificada oferecia risco aos vizinhos. Na piscina nada foi encontrado, mas um vaso de planta ao lado piscina estava com larva do mosquito transmissor da dengue.
A Chefe do Setor de Vigilância Epidemiológica Ariléia Nascimento garantiu que seis casos em São Lourenço foram tratados como suspeitos e todos descartados. As pessoas que apresentaram suspeita de dengue são dos bairros Nossa Senhora de Lourdes (1), Centro (1), Federal (1), Santa Maria (1) e Vila Nova (2). Houve um caso de uma pessoa de Cataguases mas também foi descartado, mesmo importado.
Faz-se necessário redobrar os cuidados pois mesmo neste período frio é possível nascer o mosquito. Então o melhor mesmo é não recuar e redobrar os cuidados para evitar que esse mosquito faça vítimas na cidade e na região.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial