quinta-feira, 19 de abril de 2012

Tiro de Guerra comemora Dia do Exército

O Tiro de Guerra de São Lourenço - TG 04-024 - comemorou na manhã de hoje (19/04) o Dia do Exército. Diversas autoridades, incluindo o prefeito Zé Neto, estiveram logo cedo na sede do Tiro de Guerra para participar da solenidade.
Nas palavras da Deputada Federal Rebecca Garcia (PP-AM),  em 2008, vem uma descrição interessante, sob a ótica feminina, do surgimento do Exército Brasileiro: “A primeira vez que a palavra "pátria" foi pronunciada em solo brasileiro foi nos anos 1.600, quando se formou, pela primeira vez, o Exército Brasileiro. Foi, através de sua ação vitoriosa, nos montes de Guararapes, em Pernambuco, que nasceu o Exército Brasileiro e nasceu o patriotismo. Exército e Pátria são, historicamente, irmãos gêmeos, pois nasceram juntos. Nasceram da "Mãe Brasil", para amá-la e defende-la. Nasceram de um "parto heróico", na dor e na alegria, na fé e na honra, no amor e na bravura. Ali em Guararapes, palco da vitoriosa batalha em 19 de abril de 1648, o Brasil passou a ter a sua Força Terrestre e também o sentimento patriótico. Desde então, Exército e Pátria caminham lado a lado, indissociáveis e inseparáveis, como se um fosse sinônimo do outro.
A história do Exército Brasileiro começou a ser escrita naquela primeira metade dos anos 1600, quando Portugal enfrentava inúmeros problemas na Europa, sendo forçado a manter na colônia um número quase que insignificante de soldados. Ao ser constituída para combater os invasores, a Força Terrestre do Brasil forjou-se e forjou a mais autêntica brasilidade. Em sua formação estava estabelecido o que seria a base étnica do Brasil, pois em suas fileiras se alinharam europeus, africanos, índios e descendentes. Culturas até então tidas como diferentes, mas que entoaram uníssono o grito de "Pátria".
Senhoras e Senhores, o grito patriótico surgiu nas fileiras do Exército, ecoou de Norte a Sul e de Leste a Oeste, foi ouvido em toda a imensa Nação. Ali em Guararapes o Exército foi o intérprete e materializou os grandes sonhos e ideais que estavam calados dentro da população. Em que pese o imenso sentimento de fé que moveu seus soldados, a bravura e a honra com que eles foram à luta, o grande feito do Exército foi o de aflorar nos corações brasileiros o sentimento patriótico. Sem dúvida, pois foi a primeira vez que o brasileiro pode olhar para dentro de si mesmo e dizer: "Sim, eu tenho um País. Eu amo o meu País".
Portanto, é impossível ver o Exército Brasileiro apenas como um segmento das Forças Armadas, constituído para defender a Pátria como nação independente e soberana e garantir a integridade territorial e a paz interna. É inconcebível ver o Exército com o olhar da paixão, que turvam a imagem correta da instituição. É preciso ver o Exército como a grande força que assegura a convivência pacífica e como a fonte geradora do patriotismo. Amar a Pátria e defender seus interesses são dois sentimentos natos do Exército, pois foram os sentimentos que o constituíram. Daí, o seu lema principal: Braço Forte – Mão Amiga. O braço forte que defende, a mão amiga que afaga. O braço forte que cumpre a legislação, a mão amiga digna e dedicada, que zela pela Nação.
Senhoras e Senhores, não podemos olhar para a história do Exército Brasileiro sem enxergarmos a forma proba como ele cultua a verdade e a sinceridade. Como o militar pauta sua vida com honradez e honestidade. Mas, o que mais marca o seu slogan de "Mão Amiga" é, sem dúvida alguma, seu senso de justiça. O compromisso com a sociedade brasileira não é apenas uma obrigação constitucional, mas um ponto de honra do Exército, pois surgiu em Guararapes em 1648, muito antes de ser escrita a primeira Constituição. Portanto, ao comemorarmos o Dia do Exército, ao darmos os parabéns a todos os militares que honram a instituição, estamos – paralelamente – comemorando a nacionalidade brasileira, pois Exército e Pátria nasceram juntos” diz a deputada em seu discurso.
O prefeito Zé Neto anunciou que este ano a nova sede do TG 04-024 estará pronta e entregue ao Exército Brasileiro para a formação dos atiradores da cidade de São Lourenço. Com provável data de entrega para o dia 25 de agosto, quando se comemora o Dia do Soldado.

 O Chefe de Instrução do TG 04-024 Subtenente Ferreira com o Prefeito Zé Neto
 Joaquim do Sindicato com os ex-chefes de Instrução do TG 04-024: Tenente Silva e Tenente Marques
Diversos convidados, mães de atiradores e autoridades presentes nas comemorações do Dia do Exército

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial