segunda-feira, 2 de abril de 2012

As chances de uma seleção treinar em São Lourenço

Seleção Francesa treinando
A escolha de um local para uma seleção treinar, visando aclimatação e preparação física para os jogos da copa de 2014, acredite se quiser, não passa por locais previamente indicados pela FIFA.
O Brasil, quando em preparação para a Copa da Alemanha em 2006, escolheu Weggis na Suíça para sua preparação. Lá, havia um grande problema. Tinha boate. Foi difícil segurar jogadores que gostam da noite. Esse foi um dos pontos sensíveis e apontado como o prenúncio de um fracasso. Ponto para São Lourenço: Aqui não tem boate.
É preciso dimensionar o que a cidade de São Lourenço busca com a Copa 2014. Quer ter uma seleção treinando aqui? É preciso ter um bom campo de futebol, um bom vestiário e por incrível que pareça, só isso. Weggis, na Suíça era mais ou menos assim: Cidade pequena, um campo de futebol, um vestiário e a arquibancada, pequena e tubular. As seleções antes de competições abominam muito público em virtude de jogadas ensaiadas e coisas do gênero.
Dois escritórios estariam à disposição para trazer uma seleção para São Lourenço: O gerenciado por Pelé e o administrado pelo ex-centroavante Ronaldo. Duas pessoas de nome com bom trânsito junto às comissões técnicas de qualquer seleção do planeta.
Hotéis nós temos de sobra para abrigar qualquer seleção. Na parte médica oferecemos todo o suporte necessário, incluindo médicos ortopedistas capazes de qualquer cirurgia. Academias de excelente nível existem em São Lourenço. Um parque das águas para treinamento e uma altitude excelente para o preparo físico. Laboratórios de análise clínicas para os exames necessários dos atletas. Só falta o campo que pode ser reformado em seis meses se houver disposição política para tal.
Os benefícios são inúmeros. A grande mídia nacional e internacional dará cobertura para cada seleção que estiver no Brasil. A mídia esportiva da seleção que escolher São Lourenço para treinar estará ao vivo ou em flashes passando notícias da cidade. Trata-se de mídia espontânea onde alguns milhões de dólares ou euros não pagarão nunca. Pode ser o começo da Revolução Turística da cidade, assim como houve a revolução industrial na Inglaterra.
Talvez a pessoa que possui maior experiência em escolha de locais para hospedagem e treinamento do mundo, esteja aqui: Trata-se de Américo Faria, ex-diretor de seleções da CBF. Sua consultoria seria importantíssima para colocar a cidade no roteiro de cidades para as seleções treinarem.
São-lourencianas e são-lourencianos, condições existem para isso acontecer. Basta ter um pouquinho de conhecimento sobre o assunto. E a badalação em termos turísticos será enorme. Mas precisa-se de mão de ferro para coordenar os interesses dos hoteleiros que precisam tabelar seus preços. Um dos hotéis da cidade será fechado para receber só a seleção que vier para cá. Isso não é um sonho distante. Está mais perto do que a gente imagina. Logo ali, em 2014.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial