SL NEWS/Entrevista
EUGÊNIO FERRAZ
Uma semana depois da entrega da Comenda Ambiental Estância Hidromineral de São Lourenço, o Chanceler da Medalha Eugênio Ferraz, retoma suas atividades normais em Belo Horizonte. Recentemente ele foi sabatinado por Comissão Especial de Deputados da Assembleia Legislativa de Minas Gerais e aprovado por unanimidade para o cargo de Diretor-Geral da Imprensa Oficial do Estado de Minas Gerais, um dos mais importantes cargos do Estado e para o qual fora designado no final do ano passado pelo Governador Antonio Anastasia. Eugênio Ferraz fala sobre esse novo desafio e ainda analisa a Comenda Ambiental que coloca São Lourenço como capital do Meio Ambiente e centro das atenções, sempre no mês de março.
SL NEWS: Com a sua indicação pelo Governador Antonio Anastasia, e agora, com a aprovação pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais, qual a prioridade que o senhor dará na condução da Imprensa Oficial de Minas Gerais?
Eugênio Ferraz: Não haverá necessariamente uma prioridade, pois, são vários os focos de atuação da Imprensa Oficial de MG que, por determinação do Governador Antonio Anastasia, merecerão uma atenção prioritária, firme e direta da Direção-Geral no sentido de sua maior interação no cenário mineiro e nacional. Pelo menos quatro grandes eixos de atuação da Imprensa Oficial do Estado de Minas gerais serão destacados em nossa gestão. O eixo histórico e arquitetônico, que compreende o resgate histórico da Instituição e as simultâneas restaurações, revitalizações físicas e reformas dos edifícios que compõem a estrutura da Autarquia, terá seu início nos próximos dias deste mês de abril. Da mesma forma e simultaneamente, os demais eixos, como o administrativo, o industrial e tecnológico e o cultural serão também imediatamente incrementados, quer seja por ações, com foco na cidadania no tocante à gestão e modernização dos processos e de pessoal, quer seja por meio de melhorias no atendimento à sociedade e aumento da autoestima dos servidores, quer seja, ainda, pela nova planta industrial, com adequações, ajustes e acréscimos nos equipamentos gráficos aliados à modernização tecnológica, e, também, por ações culturais de porte criando em pleno centro de Belo Horizonte mais um grande corredor cultural de Minas Gerais. Significativas obras literárias de importantes escritores e de marcantes instituições culturais e artísticas já estão quase congestionando nosso catálogo e a agenda de produção em decorrência de contatos que estamos fazendo na busca de clientes especialíssimos, ao mesmo tempo em que identificamos grandes parceiros comerciais no sentido do aumento das receitas próprias a serem revertidas, com sobras, na alavancagem de novos negócios e novas propostas, visto a credibilidade, qualidade e preços atrativos que oferecemos na Imprensa Oficial de Minas Gerais.
SL NEWS: Com este ato do governador Antônio Anastasia, o senhor terá uma enorme responsabilidade: Conduzir as festividades dos 120 anos da Imprensa Oficial. Essa programação está concluída?
Eugênio Ferraz: De fato, a responsabilidade é enorme! As comemorações foram iniciadas oficialmente em seis de novembro do ano passado e se estenderão até seis de novembro deste ano. As comemorações de maior porte, que estamos preparando, ocorrerão agora, a partir de abril. Serão marcantes lançamentos de livros, concursos literários para novos talentos em formação, reedições de obras raras, lançamentos literários em diferentes áreas e focos específicos, reabertura do teatro Clara Nunes, lançamento de Medalha Comemorativa pela Casa da Moeda do Brasil, revitalização imediata das fachadas, restauração completa dos prédios, inaugurações de Espaços Culturais, de Biblioteca, inauguração do Museu da Imprensa, convênios com diversas instituições de letras, de pesquisas, de cunho cultural, com municípios e instituições públicas representativas dos diferentes poderes, tudo visando a atrair olhares e atenções para a Imprensa Oficial que já foi, no passado, um dos mais importantes órgãos culturais de Minas e do Brasil. Com isto, a Imprensa Oficial tenderá a ser um grande polo centralizador e irradiador de cultura, em adição às suas outras importantes funções em conexão com as diretrizes da área cultural de Minas estabelecidas pelo Governo do Estado. Por serem tantas as atividades relativas aos 120 anos, e que acontecerão ao longo deste ano, é que pretendemos estabelecer calendários parciais para os eventos, uma vez que, graças aos inúmeros apoios e incentivos que estamos recebendo, seria precipitado estabelecermos, de pronto, uma agenda completa para as programações. As agendas, sempre positivas para o Estado de Minas Gerais e para a nossa sociedade, serão aos poucos divulgadas, pois, como eu disse, a todo o momento surgem novas propostas e novas adesões aos novos projetos que estamos implementando na Imprensa Oficial de Minas Gerais que conta com irrestrito apoio de importantes áreas do Governo do Estado, destacando-se a Secretaria de Casa Civil e Relações Institucionais, comandada pela Secretária Maria Coeli Simões Pires, à qual a imprensa Oficial está vinculada.
SL NEWS: O Diário oficial do Estado é muito sóbrio, vindo sempre em preto e branco... O senhor é engenheiro, jornalista e escritor, com livros de sua autoria sempre com muitas fotos e muitas cores... É possível se sonhar com o Diário Oficial com modernização gráfica e quem sabe fotos coloridas?
Eugênio Ferraz: Com certeza, e esta será uma das grandes surpresas que ocorrerão neste ano. O Diário Oficial “Minas Gerais”, além de veículo dos atos oficiais, será bastante incrementado, receberá novos projetos de impacto e tenderá a ser um veiculo ainda maior de divulgação, integração e inserção social para os mineiros de todo o Estado.
SL NEWS: Saindo da Imprensa Oficial e trazendo o assunto para São Lourenço. A Comenda Ambiental veio para ficar?
Eugênio Ferraz: Sem dúvida alguma! Quando Ivanise idealizou a Comenda e entramos com toda garra e vontade nesse projeto, confesso agora, não imaginávamos o retumbante sucesso, desde a primeira edição – e desta segunda, agora consolidada - do evento que insere São Lourenço no cenário nacional e, inclusive mundial, como referência em qualidade de vida, excelente receptivo turístico, potencializando todas as qualidades e excelências de nossa terra, de nossas águas. O apoio e visão de futuro dos poderes Executivo e Legislativo, nas origens do projeto da Comenda Ambiental Estância Hidromineral de São Lourenço, foi absolutamente fundamental. Igualmente, o engajamento de alguns hotéis e restaurantes ao apoiarem o evento, permitem sua maior amplitude e amplificação. O que agora ocorre, faz com que a economia local seja aquecida, que o turismo aumente gerando novos empregos, surjam novas fontes de renda para o município e, via de consequência, melhoria de vida para toda a população. Este foi o objetivo primeiro e, acreditamos nós, plenamente alcançado, o que nos deixa muito felizes com a retribuição que pudemos dar à nossa terra. Ivanise tem sido cumprimentada e unanimemente elogiada por pessoas conhecidas e desconhecidas pelas ruas da cidade em razão da ideia genial de instituição desta Comenda que, cabe aqui registrar, foi muito bem absorvida e divulgada pela imprensa local e regional, o que ainda mais acentua nossa satisfação pela percepção nítida que temos de que a mídia reflete o sentimento da sociedade.
SL NEWS: O Governador Antônio Anastasia dá um valor para cidade poucas vezes dispensada por outros governantes. Ele tem todo esse carinho especial por nossa cidade?
Eugênio Ferraz: O Governador Antonio Anastasia tem por São Lourenço – e pela sua população - um carinho muito especial. Realmente, pelo fato do cargo de Governador exigir tantas e múltiplas responsabilidades, temos todos nós, cidadãos de São Lourenço, que reconhecer a distinção com que o nosso Governador trata nossa terra, pois, de fato, a presença constante do Governador na cidade, lembrando que Minas Gerais têm 853 municípios a dividir sua atenção, privilegia São Lourenço, projetando-a na mídia estadual e até nacional, além de mantê-la presente no cenário político do Estado, destacando-a como poucas cidades. Em suas visitas a São Lourenço, o Governador Antonio Anastasia faz questão de relembrar seus passeios na cidade em sua infância e, mesmo em Belo Horizonte, sempre faz questão de destacar cidadãos de nossa terra presentes em atos oficiais ou solenidades, referenciando as belezas e benesses de nossa terra. Tem ele, realmente, um carinho muito especial por são Lourenço.
SL NEWS: É possível se fazer um balanço, uma semana depois, da Comenda Ambiental entregue em São Lourenço?
Eugênio Ferraz: Mais uma vez foi cumprida a missão de divulgar e difundir os valores e potenciais de São Lourenço. Com isto, como eu já disse, ganha toda a sociedade são-lourenciana. Este é o grande objetivo. A inserção do evento de acendimento do Fogo Simbólico da Inconfidência Mineira, que agora liga o meio ambiente às raízes históricas de Minas Gerais veio para ficar. De agora em diante, seu acendimento se dará em São Lourenço e a tocha com o fogo simbólico percorrerá, em cavalgada dos cavaleiros da Ordem dos Cavaleiros da Inconfidência Mineira, cidades ao longo da Estrada Real, chegando, no dia 21 de abril, a Ouro Preto como parte integrante das celebrações da Inconfidência Mineira. Nesta data, no maior evento cívico de Minas e do Brasil, com todos os olhares voltados para Ouro Preto, São Lourenço deverá ser citada como a cidade onde foi iniciada a cavalgada conduzindo o Fogo Simbólico que será colocado junto ao monumento ao herói Tiradentes. Com isto, de novo São Lourenço estará recebendo atenções e divulgações extremamente importantes. Será uma renovação do ciclo virtuoso de agenda positiva e de divulgação para a cidade, com seus resultados refletindo em favor da população, da sua economia, da sua qualidade de vida e da sua autoestima.
SL NEWS: A comenda entregue na cidade tem participação do Estado de Minas Gerais. Na terceira edição já será hora de se convidar a presidente Dilma Rousseff? Desde Getúlio Vargas, nunca mais um presidente esteve em São Lourenço. Seria essa a hora?
Eugênio Ferraz: Consolidada como foi nesta edição, a Comenda tem condições de receber a Presidente da República. Será, certamente, uma agenda bastante positiva para São Lourenço e que será tratada, no devido tempo e oportunidade, pela Chancelaria.
SL NEWS: Este ano a cerimônia da Medalha da Inconfidência, entregue em Ouro Preto, será à noite... Cogita-se esta possibilidade de uma cerimônia noturna em São Lourenço?
Eugênio Ferraz: Em Ouro Preto, neste ano, coincidentemente a cerimônia será em um sábado, o que facilita – e muito – importantes presenças, dada a pequena distância da cidade em relação a Belo Horizonte. No caso de São Lourenço, já havíamos pensado nessa possibilidade, mas em função da distância de BH, Rio, São Paulo e Brasília, os deslocamentos pela manhã, de avião ou helicóptero ficam facilitados, desobrigando algumas personalidades, com agendas mais carregadas, de pernoitar e, ao mesmo tempo, obrigando aqueles que chegam de carro, a pernoitar – trazendo, neste caso, em adição, rendas para a cidade. Esta dualidade ainda impossibilita a absoluta convicção e análise técnica do que seria melhor, mas, face aos dados que serão coletados este ano e junto aos do ano passado, poderemos avaliar com mais precisão e certeza técnica o que poderá ser melhor para o evento e, sobretudo, para a cidade.
SL NEWS: O local... Não seria hora de se fazer uma solenidade da Comenda Ambiental na Praça da Estação, em frente ao Trem das Águas, responsável pela revitalização do bairro e a devolução da alegria ao local?
Eugenio Ferraz: São várias as possibilidades. A necessidade, neste ano, era a da consolidação do evento, o que ocorreu com grande sucesso. Ajustes finos e de acabamento, face equívocos, acontecidos tanto na primeira edição quanto nesta, serão objeto de análises críticas no sentido da diminuição de ocorrências que posam interferir, ainda que em pequena escala e visíveis apenas a olhos bem treinados, no brilho das cerimônias.
SL NEWS: Finalizando essa entrevista, qual a mensagem que o senhor deixaria para a comunidade são-lourenciana? Nosso orgulho está de volta com esta solenidade?
Eugênio Ferraz: Com certeza, a população de São Lourenço tem tudo para se orgulhar de nossa cidade que se destaca no cenário nacional e até mundial como uma das melhores cidades em qualidade de vida. São Lourenço tem tudo de bom, a começar pelo seu povo hospitaleiro, educado, receptivo e acolhedor que aos visitantes tanto encanta. É um grande diferencial no turismo e, assim, a cidade e a população recebem de volta, via incremento turístico, os benefícios gerados por fatos como a Comenda que divulga tudo de bom que temos em São Lourenço. São unânimes as opiniões dos agraciados de fora, alguns que sequer conheciam a cidade, outros há tempos sem estarem em São Lourenço, casos como o do artista Fernando Pacheco, do Prefeito de Ouro Preto, Ângelo Oswaldo, do General Adriano, Comandante Militar do Leste e de vários políticos e chefes de poderes executivos e legislativos, dentre outros tantos expoentes e formadores de opinião no país, que se tornaram, imediatamente, grandes propagandistas de nossa cidade. Expoentes de São João Del Rei já articulam conosco uma quase miniatura do “Caminho de Compostela” para agregar São Lourenço, em uma caminhada maior, passando por Baependi como hoje já existe, mas estendendo-se até o distrito de Rio das Mortes, em São João Del Rei e Tiradentes, criando assim nova rota turística e religiosa envolvendo São Lourenço. Igualmente, a partir daqui, o balonismo divulga São Lourenço neste mesmo circuito e ainda poderá existir a conexão turística do fantástico Trem das Águas com o Trem Turístico São João/Tiradentes, ganhando todas as cidades nas trocas turísticas e de divulgação. Enfim, está na hora de São Lourenço! A melhor cidade em qualidade de vida!
*Na entrevista da próxima semana, a idealizadora da Comenda das Águas Ivanise Junqueira.
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial