sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Encontro reúne juízes, promotores, Polícias Civil e Militar para debaterem segurança em São Lourenço

 A vice prefeita Patrícia Lessa dá as boas vindas aos membros da mesa diretora dos trabalhos e aos participantes do encontro

Realizou-se no dia 11 de fevereiro, às 18:30 horas, no Salão de Convenções do Hotel Central Park, em São Lourenço, uma reunião com autoridades e representantes de entidades de classe para discutir a segurança pública no município, especialmente o aumento de crimes com envolvimento de menores de 18 anos.
O evento foi promovido pela Câmara Municipal de Vereadores, Associação Comercial e Empresarial e a Câmara de Dirigentes Lojistas contando com a participação, da Sra. Patrícia Pereira Lessa, Vice-prefeita Municipal, do Dr. Fábio Garcia Macedo Filho, Juiz da Vara Criminal, do Sr. Fernando Luiz Fagundes Ferreira da Silva, Promotor de Justiça, do Ten Cel PM Paulo Valério Júnior, Comandante do 57º Batalhão de Polícia Militar, do Dr. Luciano Belfort Andrade Santos, Delegado Regional de São Lourenço, que formaram a mesa de autoridades. Também estiveram presentes diversas lideranças, personalidades e representantes da imprensa local.
A Vice Prefeita Sra. Patrícia Lessa, representando o Prefeito Municipal, cumprimentou os presentes falando da importância do encontro para os rumos da cidade.
O Juiz de Direito, Dr. Fábio, sugeriu a adoção de medidas que promovam e apóiem as instituições de acolhimento a menores, bem como buscar parcerias para a construção de um centro sócio-corretivo. Já o Promotor de Justiça, Dr. Fernando, explanou sobre a importância dos projetos sociais de prevenção desenvolvidos pelo ente público e também pelo voluntariado, da quantidade de prisões decorrentes do tráfico de drogas e da superlotação das cadeias. E elogiou a atuação dos órgãos policiais no tocante ao trabalho integrado com reais resultados de prisões de criminosos bem como no tocante à prevenção dos delitos. A Secretária de Educação, Professora Margarida, explicou sobre o repasse de verbas do FUNDEB para as creches municipalizadas da cidade. Ela garantiu que todas as creches estão com o pagamento em dia. O Delegado Regional, Dr. Luciano, falou da possibilidade de construção de um centro de acolhimento e menores na cidade de Itajubá e também da estrutura da Polícia Civil e dos novos Delegados recebidos que promoveram uma evolução nos resultados das investigações de roubo e tráfico de drogas e destacou o trabalho integrado com a Polícia Militar.
Representando a CDL, o empresário Mariano, Presidente da CDL disse da necessidade de mais informações acerca dos resultados das investigações de crimes na cidade e disse da necessidade do apoio para creches e entidades como forma de atuação preventiva junto aos menores carentes. E pela Sra. Cláudia, presidente da Associação Comercial e Industrial de São Lourenço, foi defendida a necessidade de criação de um fórum permanente para discussão das necessidades referentes à segurança pública na cidade.
Em suas palavras o Ten Cel Valério enfatizou a importância do art. 144 da Constituição Federal que determina que a segurança pública é dever do Estado, direito e responsabilidade de todos; informou que a Polícia Militar, tem buscado a cada dia qualificar seus policiais, sobretudo no tocante ao atendimento ao turismo como forma de contribuir para a segurança e no que resulta no retorno dos visitantes, melhorando a economia e qualidade de vida da cidade. Destacou as ações preventivas desenvolvidas  pela Polícia Militar como a Rede de Proteção envolvendo vizinhos e comerciantes e que a Unidade já formou mais de 17 mil crianças no Programa Educacional de Resistência as Drogas – PROERD. O comandante frisou a necessidade da comunidade e comerciantes manterem contatos com a Polícia Militar auxiliando com informações para a prevenção dos crimes e defendeu a proposta de manutenção de um fórum permanente de discussões sobre a segurança pública local, além de informar que encaminhou pedido de apoio de técnico para o Comando da PMMG para a orientação do projeto de vídeo monitoramento pretendido pela cidade de São Lourenço, conforme solicitação da CDL e a Associação Comercial. O Tenente Coronel conclamou os presentes a progredir com as ações decorrentes dos assuntos tratados na reunião. Durante suas palavras o Tenente Coronel Valério fez uma revelação: Um dos autores do assalto ao guichê da empresa de ônibus Gardênia que foi preso pela PMMG está envolvido na morte do ex-prefeito de Santo André, Celso Daniel.
Os trabalhos foram encerrados com o encaminhamento de perguntas para as autoridades que compuseram a mesa e com o agendamento de novos encontros marcados para o mês de março.

Empresários e representantes do judiciário acompanharam a reunião




0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial