Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal estão em greve em São Lourenço
Avisos de greve estão fixados no Banco do Brasil de São Lourenço
Bancários do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal de São Lourenço aderiram à greve nacional da categoria que segundo números do Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) chega a 11.156 agências e centros administrativos de bancos públicos e privados em 26 estados e no Distrito Federal. Com isso, a greve, que começou no dia 19 de setembro, atinge 51,9% das agências, considerando 21.500 agências existentes no país.
As duas agências citadas aqui foram procuradas na manhã de hoje (03/10), mas em ambas, a orientação é para procurar as respectivas assessorias de imprensa, uma em Poços de Caldas (CEF) e outra em Belo Horizonte (Banco do Brasil).
Caixa Econômica Federal também amanhece com cartazes anunciando a greve
A Febraban (Federação Nacional dos Bancos) lembra que os aposentados, que começaram a receber no último dia 24 os benefícios de setembro, podem retirá-los na rede de caixas eletrônicos ou em outras agências do mesmo banco.
Para sacar no caixa eletrônico é preciso inserir na máquina e digitar a senha, pressionar a opção “saque” e escolher o valor que deseja sacar. A entidade recomenda que aposentados com dificuldade de usar o terminal eletrônico sejam acompanhados por pessoas conhecidas ou parentes. Os pedidos de ajuda só devem ser feitos a funcionários identificados do banco, nunca a pessoas estranhas.
Os caixas têm limite de saque diurno variável conforme instituição financeira e saques noturnos limitados a R$ 300,00.
Orientações - O Procon-SP avisa que a greve não desobriga o consumidor de pagar as contas em dia, mas diz que a empresa credora tem a obrigação de oferecer outras formas e locais para que os pagamentos sejam efetuados.
A orientação é entrar em contato com a empresa para saber quais são as formas e locais de pagamento como internet, sede da empresa, casas lotéricas e código de barras para pagamento nos caixas eletrônicos. O pedido deve ser documentado (via e-mail ou número de protocolo de atendimento, por exemplo) para permtir a reclamação aos órgãos de defesa do consumidor, caso não seja atendido.
O consumidor não deve adquirir, sem conhecer em detalhes, pacote de serviços oferecidos por bancos, voltados a facilitar a quitação dos débitos durante a greve.
Para o diretor executivo do Procon-SP, Paulo Arthur Góes, a greve é um risco previsto nas atividades de uma instituição financeira, portanto, ela é responsável por possíveis prejuízos causados ao consumidor com a paralisação.
Parte da reportagem é do G1: http://g1.globo.com/economia/noticia/2013/10/greve-dos-bancarios-fecha-mais-de-111-mil-agencias-segundo-contraf.html
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial