segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Carnaval de São Lourenço ganha mais espaço, conforto e segurança


Vai começar a festa em São Lourenço com cinco noites
Bloco do Pijama é a primeira atração na sexta-feira

Vereador Kall, Secretário Adauto Lúcio e o Diretor de Fiscalização Paulo Fernando acompanham o andamento da obra 

O carnaval de São Lourenço Folia das Águas 2013 estreia este ano modelo novo integrando um grande espaço público à festa. O Parque de Eventos “Ilha” Antônio Dutra inaugura uma superestrutura coberta com arquibancada, área de bebida livre e praça de alimentação. São 3.000 m² de área coberta, com um palco em concha de 20 m², onde se apresentarão, gratuitamente, nas noites  de sexta-feira (8) a terça-feira (12), os grupos Movimento Axé, Tempero Baiano, Zulubaba, USMEN e Monobloco.
A previsão é que os hotéis, pousadas e imóveis alugados por temporada hospedem cerca de 20 mil pessoas no carnaval. Outras 10 mil são esperadas durante o dia e, principalmente, à noite para participar das atrações programadas. “Se o tempo ajudar, nossa expectativa é que esse seja um dos melhores carnavais da cidade”, diz o prefeito de São Lourenço. A expectativa também é das melhores para os empresários da cidade. Além das atrações turísticas, o carnaval movimenta principalmente o setor de bares e restaurantes.
Desde o início de janeiro, a prefeitura promove reuniões com Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, responsáveis pela organização do evento, representantes de lojistas, dos blocos que vão desfilar e demais autoridades envolvidas na festa. Nesses encontros são discutidos o passo a passo de toda a preparação da Folia das Águas 2013. “O objetivo é garantir um carnaval para todos os tipos de público com conforto e segurança”, diz o secretário de Esporte, cultura e turismo, Adauto Lúcio Cardoso.
Segurança - Com base na programação definida pela Secretaria de Esporte, Cultura e Turismo, a Polícia Militar preparou o esquema de segurança que, este ano, contará com câmeras de vigilância e detectores de metais. O Corpo de Bombeiros acompanha o dia a dia da montagem da estrutura que sediará os shows, na Ilha, por onde deverão circular, 10 mil pessoas por noite. O Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea) também fez vistorias no local. A Secretaria Municipal de Saúde montará um Posto de Atendimento na Ilha. Ambulâncias e viaturas dos Bombeiros e da Polícia Militar também estarão estacionadas de plantão na área do evento.
Trânsito - A Gerência de Trânsito da prefeitura, com o apoio da Polícia Militar, desviará o trânsito do caminho dos blocos, nos cinco dias de Folia das Águas. Na noite de sexta-feira (8), a partir da Praça Humberto Sanches (Federal), os agentes de trânsito vão interditar e  desviar o tráfego de veículos da avenida Antônio Junqueira de Souza, rua Dr. Ribeiro da Luz, avenida D. Pedro II, avenida Getulio Vargas, avenida Comendador Costa e o acesso à Via Ramon. A Rotatória da Praça do Rotary será fechada a partir das 23h30m. O acesso aos bairros Nossa Senhora de Lourdes e João de Deus deverá ser feito pelo Anel Rodoviário até depois da passagem do bloco. Agentes de trânsito e policiais militares também orientarão os motoristas das centenas de vans e ônibus que chegarem de outras cidades onde estacionar, fora do Centro.
A recomendação é que os moradores da cidade evitem ir de carro para o Centro, nos dias de carnaval. De sábado à terça-feira de carnaval, o trânsito na avenida Pedro II e imediações da  Praça João Lage será interditado do início da tarde, até o final dos desfiles de blocos.
Menores -  Em portaria, o Juiz da Infância e da Juventude da Comarca de São Lourenço, Fábio Garcia Macedo Filho, disciplinou a permanência e a participação de crianças e adolescentes no carnaval da cidade.
Maiores de 16 anos e menores de 18 anos - poderão participar dos bailes e brincadeiras carnavalescas, inclusive blocos e escolas de samba, realizados em qualquer período (diurno ou noturno), desde que  devidamente documentados e autorizados pelos pais ou responsável, independentemente de estarem na companhia de qualquer deles;
Maiores de 12 anos e menores de 16 anos -  poderão participar do carnaval em qualquer período, desde que na companhia de qualquer dos pais ou responsável, ou de terceiro especialmente nomeado pelos genitores, todos devidamente documentados;
Crianças menores de 12 anos – poderão participar nos eventos realizados nos períodos da manhã e da tarde (até às 20h, por causa do horário de verão), desde que na companhia de qualquer dos pais ou responsável, ou de terceiro especialmente nomeado pelos genitores, todos devidamente documentados.
Os documentos de identificação dos menores deverão conter foto. Policiais civis e militares, membros do Conselho Tutelar  e do Comissariado Voluntário da Infância e da Juventude farão a fiscalização do  cumprimento da portaria., que proíbe também a  venda  e distribuição de bebida alcoólica e produtos que possam causar dependência física ou psíquica para crianças e/ou adolescentes .
Fiscalização - A Gerência de Fiscalização da prefeitura, com o apoio da Policia Militar, fará cumprir os decretos do Executivo, proibindo o comércio ambulante dentro e no entorno da Ilha Antônio Dutra,  e no setor turístico (calçadões, Praça Brasil e entorno); a venda de serpentina metalizada; a utilização de recipientes de vidro nas áreas do evento.
Desfiles -  O Bloco do Pijama, seguido dos blocos do Hospital, Starfolia e Carnacuvão, abre a Folia das Águas 2013, às 23h, de sexta-feira (8), arrastando,atrás de dois trios elétricos mais de 15 mil pessoas, muitas delas vindas das cidades vizinhas. O bloco acorda a cidade cruzando as ruas principais, passando pelo centro turístico e parando na Ilha, onde a super estrutura será inaugurada com o show da banda Movimento Axé.
A partir de sábado mais 20 blocos desfilarão pelas ruas do centro da cidade. Alguns tradicionais como o Bloco Fava, que há 41 anos se concentra no Calçadão e não sai; o Blocão, que reúne animais de estimação fantasiados; as duas escolas de samba da cidade, Rainha e Imperatriz das Águas; o Bloco da Melhor Idade; os blocos dos hotéis e, estreando. o Filhas de Jorge, formado exclusivamente por mulheres.
Chorinho e marchinha - Pelas manhãs, no Calçadão 1, o Grupo Treme-Treme acorda devagar os foliões tocando em ritmo de Chorinho. As apresentações começam às 10:30 horas e vão até às 12:30 horas. Enquanto isso, uma charanga, desfila pelas ruas, tocando marchinhas e sucessos de antigos carnavais.
Folia Infantil - A Praça João Lage é o palco da folia Infantil, com baile, desfiles, oficinas e brincadeiras para as crianças.
Carnaval de todos os tempos - A Galeria da Casa da Cultura, em frente a Praça João Lage, abre na sexta-feira (8), mais uma edição da exposição Carnaval de Todos os Tempos. A mostra, organizada pela Diretoria de Cultura do Município reúne um acervo que cresce a cada ano. São Mais de 300 fotos (em cor e PB) que documentam a folia na cidade desde 1924.
As fotos são, na maioria, registros enviados por moradores e turistas. Mostram o carnaval em diversos aspectos, como os grupos fantasiados, os desfiles, os bailes nos cassinos, clubes e hotéis, os blocos de rua, as crianças, as famílias.... A galeria ficará aberta todos os dias até às 22 horas e quem quiser pode doar fotos para o acervo.
Ambientasom - A animação na Ilha começa todos os dias, a partir da sexta-feira, às 19 horas, com o Grupo Fúria Dance esquentando o público, no palco principal, com coreografias dos grupos de e axé e outros ritmos.

Shows gratuitos na Ilha

Sexta-feira (8),concentração a partir das 21h na Praça da Federal – Bloco do Pijama e Banda Movimento Axé;

Sábado (9) -  Tempero Baiano;

Domingo (10) -  Banda Zulubaba;

Segunda-feira (11) - Bandaa Usmen.

Terça-feira (12) -  Monobloco

 Desfile de blocos*

Sexta-feira (8)  - Blocos “Starfolia”, “Hospital”, “Canacurvão” e do “Pijama”;

Sábado (9), a partir das 21h –  “UDO” “Starfolia”, “As Filhas de Jorge”  e “DusTulhos”

Domingo (10), a partir das 17h  –“ Hotel Metrópole”, “ Hotel Guanabara”, “Pijaminha”, “ Hotel Brasil”, “ Hotel Alzira”, “Melhor Idade”,  “ Hotel Negreiros/Ouro Verde”, “Malakabado”;

Segunda-feira (11), a partir das 17h -  “Hotel Granada”, “Blocão”, “Infestação”, “Maomeno”;

Terça-feira (12), a partir das 17h - “Hotel Metrópole”  “Hotel Guanabara”,  – “Hotel Negreiros/Ouro Verde”, “ Imperatriz das Águas”, “Melhor Idade”,  “Extra-Vaza”, “Rainha das Águas”.


*A saída dos blocos acontece no teleférico de São Lourenço, com exceção dos blocos dos  hotéis, que terá sua concentração em cada estabelecimento hoteleiro.
** Matéria da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de São Lourenço

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial