terça-feira, 4 de março de 2014

Sai o resultado do PROALFA 2013

Escola Municipal Melo Viana é o grande vencedor deste ano

Escola Municipal Melo Viana, a primeira colocada no Proalfa este ano

As provas aplicadas nas escolas estaduais e municipais no PROALFA no fim de 2013 tiveram os resultados conhecidos no dia 18 de fevereiro, mas somente agora foi possível conhecer os resultados por cidade.
O Programa de Avaliação da Alfabetização – Proalfa, cuja primeira avaliação ocorreu em 2005, verifica os níveis de alfabetização alcançados pelos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, da rede pública, sendo censitária no 3º ano. Os resultados dessa avaliação são usados para embasar as intervenções necessárias no processo de alfabetização/letramentos dos alunos.
Aplicado no final do ano passado, o Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa) 2013 constatou que o nível de conhecimento em Língua Portuguesa entre os alunos de oito anos deu um expressivo salto. Na rede estadual, pela primeira vez na história (a avaliação começou a ser aplicada em 2006), o nível de letramento recomendável foi alcançado por mais de 90% dos estudantes que fizeram o teste. O resultado é um recorde e foi divulgado no dia 18 de fevereiro pela secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazzola.
Objetivamente, o percentual foi de 92,3%. O que, em outras palavras, quer dizer que 92,3% (mais de 70 mil alunos, em números absolutos) leem, escrevem, interpretam e fazem síntese de textos dentro do nível considerado recomendado. Comparativamente, significa um aumento de cinco pontos percentuais em relação ao exame anterior, apurado em 2012, quando 87,3% dos alunos estavam no nível recomendável. Se comparado com o primeiro resultado, em 2006, o salto é ainda mais expressivo. Naquele ano o Proalfa identificou que o percentual de alunos no padrão recomendável de letramento em Língua Portuguesa era de 48,6%.
Todos os anos, o Proalfa avalia o nível de letramento dos estudantes de oito anos de idade matriculados no 3º ano do ensino fundamental, etapa que também é chamada de “fim do ciclo de alfabetização”. O programa de avaliação ainda é estendido à totalidade das escolas municipais do estado. Ao todo, são 7.948 escolas avaliadas, sendo 24,91% (1.980) estaduais e 75,09% (5.968) municipais.
Parabéns ao diretor Alex, da Escola Municipal Melo Viana, e toda a sua equipe pelo brilhante resultado alcançado. Orgulho para todos nós! Diretor centrado e focado na educação como um todo. Um abraço especial para a diretora Sonia Pio e sua equipe que mostraram serviço colocando a escola entre as três melhores pelo Proalfa.
O resultado do Proalfa 2013 nas escolas de São Lourenço é o seguinte:
Escola Municipal Melo Viana - 689,6
Escola Municipal Cel Manoel Dias - 686,1
Escola Municipal Emílio Abdon Póvoa - 654,3
Escola Estadual Eurípedes Prazeres - 648,5
Escola Estadual Antônio Magalhães Alves - 624,8
Escola Municipal Ida Mascarenhas Lage - 616,6
Escola Municipal Manoel Monteiro - 611,6
Escola Estadual Humberto Sanches - 598,8
Escola Municipal Ismael Junqueira de Souza - 536,2




0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial