sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Imprensa Oficial encerra homenagens aos 70 anos do Manifesto dos Mineiros

O Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais, Carlos André Mariani Bittencourt, o Presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador Joaquim Herculano Rodrigues o e o Diretor-Geral da Imprensa Oficial, Eugênio Ferraz, que representou o Governador Antonio Anastasia à frente dos trabalhos na Imprensa Oficial em BH

Belo Horizonte - Na noite desta quarta-feira, seis de novembro, foram encerradas as programações oficiais em homenagem aos 70 anos do Manifesto dos Mineiros, com o lançamento, pelos Correios, de selo e carimbo comemorativos e homenagem aos descendentes dos signatários do Manifesto. O evento foi realizado na Imprensa Oficial de Minas Gerais, em parceria com o Tribunal de Justiça e o Ministério Público de Minas Gerais.
A mesa foi composta pelo Diretor-Geral da Imprensa Oficial, Eugênio Ferraz, que representou o Governador Antonio Anastasia; pelo Presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador Joaquim Herculano Rodrigues; e pelo Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais, Carlos André Mariani Bittencourt. Em seguida, o Hino Nacional Brasileiro foi executado pelo soldado Rafael Marcenes, da Polícia Militar de Minas Gerais.
Na solenidade, foi feita a entrega de um diploma ao jornalista Aristóteles Drummond, neto do signatário Augusto de Lima Júnior, e ao Dr. Edmundo Caldeira Brant, filho de Mário Brant, em representação a todos os descendentes dos signatários do Manifesto dos Mineiros. Ao final, todos os descendentes presentes receberam um diploma em reconhecimento como descendentes dos signatário do brado cívico contra a Ditadura Vargas.
O Chefe do Departamento Comercial da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, Ricardo Fógos, fez o lançamento de selo, carimbo e postal em homenagem ao Manifesto dos Mineiros. As peças apresentam imagens da bandeira de Minas Gerais e a capa da edição em fac-símile do Manifesto dos Mineiros, reeditada pela Imprensa Oficial.
Em seu discurso, o Procurador-Geral Carlos André Mariani Bittencourt destacou o valor do Manifesto dos Mineiros para o povo brasileiro. “Essa homenagem é de grande valor histórico para os mineiros e para todo o país. Trata-se de uma festa de nossa história!”, afirmou o Procurador-Geral.
Já o Desembargador Joaquim Herculano Rodrigues ressaltou a importância da lembrança da data. “Trata-se de um ideal que precisa ser cada vez mais comemorado. É preciso voltar no tempo e manter o diálogo de destemidos mineiros”, exaltou.
Em seu pronunciamento, o Dr. Eugênio Ferraz cumprimentou os descendentes, ressaltando que “o evento se concentra, sobretudo, nas pessoas dos 92 signatários do Manifesto dos Mineiros, representados pelos seus descendentes, homenageados como se os próprios fossem, em reconhecimento ao legado que nos deixaram, de imenso valor social e político”, destacou o Diretor-Geral.
Ao fim do evento, foi inaugurada a exposição “70 anos do Manifesto dos Mineiros”, na Galeria de Arte da Imprensa Oficial, e mostras sobre os memoriais do Tribunal de Justiça e do Ministério Público do Estado de Minas Gerais.
Vereadores de São dentre os quais o presidente da Câmara, Vereador Nei da Saúde, participaram do evento.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial