Palmeiras e Flamengo disputam título da Libertadores fora de casa
A final acontece hoje às 18 horas, em Lima, no Peru
O Palmeiras e o Flamengo se encontram em mais uma final da CONMEBOL Libertadores. Neste sábado, 29, às 18h (Horário de Brasília), a bola rola no Estádio Monumental "U", em Lima, no Peru. Este é o clássico nacional que se tornou mais recorrente do país em decisões, sendo a quinta vez que os clubes se enfrentam valendo uma taça.
Considerando todas as finais entre clubes brasileiros em grandes competições (sejam brasileiras ou internacionais), o futebol nacional presenciou 77 duelos diferentes em um total de 111 finais ao longo da história.
A partir dessa análise, nenhum confronto se repetiu tanto quanto Flamengo x Palmeiras. Este recorde destaca a relevância e o domínio recente desses dois gigantes no cenário esportivo brasileiro e sul-americano.
A repetição deste clássico em momentos decisivos não apenas mostra a força e a constância das equipes, mas também garante jogos de alta rivalidade e apelo para os fãs de futebol.
O primeiro capítulo dessa rivalidade em finais oficiais foi escrito em 1999, com a disputa pelo título da Copa Mercosul.
Foi necessário um intervalo de mais de duas décadas para que o confronto se repetisse em uma decisão de título nacional ou internacional: o reencontro ocorreu apenas em 2020, quando as equipes protagonizaram a final da Supercopa do Brasil.
Naquela época, os duelos mais comuns eram entre Cruzeiro x Palmeiras, Bahia x Santos e Cruzeiro x São Paulo.
Com a série de embates recentes, o confronto Flamengo x Palmeiras tomou a dianteira e estabeleceu o recorde de cinco duelos em finais nacionais e internacionais.
A lista que confirma essa liderança histórica começa com a Copa Mercosul em 1999, seguindo com as decisões da Supercopa do Brasil em 2021 e da Copa Libertadores no mesmo ano.
Mais recentemente, a rivalidade foi reeditada nas finais da Supercopa do Brasil em 2023 e da Copa Libertadores em 2025, a última data que consolida o recorde no momento do levantamento.
Sem contar a decisão de hoje, atualmente, o Flamengo já participou de 26 finais contra times brasileiros em competições nacionais e internacionais, ostentando um total de 15 títulos conquistados. O Palmeiras, por sua vez, registra 24 decisões nesse mesmo recorte, mas demonstra um aproveitamento ainda maior.
O Alviverde, portanto, ergueu o troféu em 17 ocasiões ao enfrentar outro time brasileiro na final, destacando sua eficiência em momentos cruciais.
Notícias do Flamengo - Rumo ao tetra da Glória Eterna! Neste sábado (29), Flamengo e Palmeiras entram em campo, às 18h (de Brasília), no estádio Monumental de Lima, para a grande final da Conmebol Libertadores. O time que sair vencedor será o primeiro brasileiro a se tornar tetracampeão da América.
Na manhã desta sexta-feira (28), o elenco rubro-negro realizou o último treino antes da decisão, no centro de treinamento da seleção peruana. A boa notícia é que o zagueiro Léo Ortiz participou normalmente da atividade e pode ser relacionado para a partida.
Aqui estão as prováveis escalações de Flamengo e Palmeiras para a final da Libertadores deste sábado, 29 de novembro de 2025, em Lima, Peru.
Flamengo
Goleiro: Rossi
Laterais: Varela e Alex Sandro
Zagueiros: Danilo (Léo Ortiz pode ser opção)
Volantes: Pulgar e Jorginho
Meias: Arrascaeta e Carrascal
Atacantes: Luiz Araújo, Everton Cebolinha e Bruno Henrique
Léo Ortiz está recuperado de lesão, mas sua presença será confirmada pelo técnico Filipe Luís na hora do jogo. Pedro segue fora por lesão.
Palmeiras
Goleiro: Carlos Miguel
Defesa: Khellven, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez
Meias: Bruno Fuchs, Andreas Pereira, Raphael Veiga e Allan
Atacantes: Flaco López e Vitor Roque
O técnico Abel Ferreira opta por um esquema com três zagueiros e quatro homens no meio-campo, mantendo a base da equipe que chegou à final.
Essas escalações são as mais prováveis segundo as últimas informações divulgadas pela imprensa esportiva, mas podem sofrer pequenas alterações até o início da partida.

Comentários
Postar um comentário