terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Cid Pinheiro é o novo Secretário de Saúde

Cid assume neste dia 1º de fevereiro

Cid Pinheiro assume a Secretaria de Saúde neste dia 1º de fevereiro

16 anos longe de São Lourenço. Troca a correria de São Paulo pela bucólica cidade de São Lourenço. Em São Paulo ele era nada mais nada menos que o primeiro homem da Associação Congregação de Santa Catarina, uma entidade filantrópica que impacta na cadeia de valor produtivo do País, com 34 Casas presentes em oito Estados brasileiros e atua nas três áreas de Assistência Social – de acordo com a Constituição Federal do Brasil de 1988 – Saúde, Educação e Assistência Social. Com cerca de 17 mil colaboradores, a ACSC também é qualificada em diversos Estados e Municípios como Organização Social de Saúde – OSS. Essa rede é considerada pela revista Forbes como a segunda maior do Brasil.
E é com esse considerável cartão de visita que aporta novamente a São Lourenço, o administrador hospitalar e ex-vereador da cidade, Cid Pinheiro. Fala pausada e afirmando que já viu os principais problemas da saúde no município é que Cid Pinheiro com a experiência adquirida na capital paulista chega para os desafios que lhe aguardam. Afinal ele administrava 11 hospitais em São Paulo e comandava 5500 funcionários diretamente. Não lhe falta, portanto, experiência para dar uma cara nova na saúde.    
Sua saída de São Paulo deve-se à violência. Lá sofreu um sequestro-relâmpago e viu durante duas horas e meia uma arma apontada para sua cabeça. Mas foi libertado e no seu caso viu um final feliz. Mas chega aos 60 anos e agora quer calma, sombra e água fresca. E sabe o que lhe espera na saúde do município.
Ele já entregou na mão da Prefeita Célia um RX da saúde na cidade. Ele evita em falar em antecessor e diz que as coisas vão fluir do jeito que ele imagina para a cidade. O tão sonhado modelo inglês de saúde pública será utilizado em São Lourenço segundo Cid Pinheiro que diz que o cidadão viverá em torno da UBS (Unidade Básica de Saúde) do seu bairro vindo para o centro em caso de médicos especialistas. Ele aponta o computador como saída para arrumar o atendimento do cidadão e acabar com a fila que tanto se reclama nos últimos meses: "Eu preciso de seis meses para colocar a saúde do jeito que ela merece estar e esse é o tempo que a população irá levar para notar as modificações".
Uma delas será o fato dos médicos do PSF trabalharem oito horas em seus postos de serviço e Cid afirma que não abrirá mão disso. A verba é federal e esses médicos vão trabalhar com essa jornada. A idéia é que aconteça a tão sonhada mudança. O PSF vai virar o coração do bairro pelo modelo que Cid Pinheiro quer implantar nos bairros que contam com a Unidade Básica de Saúde: Você vai ter seu médico no bairro, seu dentista, seu exame no bairro. Segundo Cid Pinheiro, São Lourenço dentre as especialidades carentes de São Lourenço tem a oftalmologia: "Nós temos que ser autossuficientes e temos que atender nossos pacientes aqui".
São Lourenço continua no Consórcio Intermunicipal de Saúde. Ele só não sabe se é no consórcio existente ou em um que será criado. Mas ficará em um consórcio. E por enquanto o Centro Viva a Vida e Saúde Mental ficam onde estão até segunda ordem. Cid Pinheiro garante que os são-lourencianos não serão afetados em hipótese alguma com relação ao consórcio. Cid afirma que tem plenas condições de atender as demandas que por caso houver na cidade dentro desse novo modelo: “A gente não precisa de dinheiro não. Precisamos de uma gestão um pouco mais técnica”.
Uma das decisões tomadas pelo novo Secretário de Saúde faz alusão ao novo método de atendimento dos médicos da rede municipal de saúde para evitar essa demanda sem fim de exames e remédios que São Lourenço não acompanha: “Eu não vou delegar muitas coisas não. Eu vou estar junto, eu vou dividir responsabilidades. Haverá um pequeno comitê para definir padronização de medicamentos e exames de imagem. Os exames dos laboratórios serão impressos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Não adianta pedir muita coisa se não temos condições de atender. Nossos antibióticos serão dois. Anti-inflamatório nós temos dois. Isso me facilita o controle de estoque e sei o que posso oferecer. E sobre as filas vamos acabar utilizando a tecnologia (computador). Eu posso te garantir que não vou usar papel para marcar exame na policlínica não. O computador será usado para isso e os exames serão marcados através dessa tecnologia, inclusive nas UBSs para os laboratórios”, finaliza o novo secretário de saúde Cid Pinheiro.      








      

segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

NOTA OFICIAL: BATATAIS ENFRENTARÁ O CORINTHIANS NA DECISÃO DO TORNEIO


O Tribunal de Justiça Desportiva de São Paulo vem a público informar que recebeu, na madrugada de sexta para sábado, denúncia referente a uma suposta irregularidade no registro do atleta Brendon, do Paulista Futebol Clube Ltda. No mesmo dia, abriu-se uma apuração interna para averiguar o caso. Na mesma data, o Paulista foi notificado.
As apurações se estenderam ao longo do final de semana, em conjunto com autoridades policiais e o Ministério Público.
O Comitê Disciplinar, designado pelo Tribunal de Justiça Desportiva para a Copa São Paulo Júnior 2017, se reuniu nesta segunda-feira para analisar as denúncias apresentadas no último final de semana.
Os representantes do Paulista foram chamados para comparecer ao Tribunal de Justiça Desportiva nesta segunda e foram ouvidos sobre as denúncias e notícias veiculadas.
Após a investigação, as autoridades concluíram que o atleta efetivamente utilizou documentos falsos para registro na competição.
Com isso acaba-se o sonho de ver o Paulista de Jundiaí na final e com o clube, o são-lourenciano Moisés.






domingo, 22 de janeiro de 2017

Paulista goleia e está na final da Copa São Paulo de Juniores

Técnico do Paulista faz a preleção para sua equipe no jogo que valeu vaga para a final da Copinha 

A equipe do Paulista de Jundiaí está na final da Copinha. O Galo, como é mais conhecido, goleou o time de Batatais por 5 a 1 em jogo encerrado no início da tarde de hoje (22/01) e espera seu adversário que virá do jogo Corinthians e Juventus que acontece à noite. A decisão será na quarta-feira, dia 25 de janeiro, em São Paulo.
O Paulista que conta com um são-lourenciano em seu elenco começou o jogo com forte pressão em cima do adversário. O garoto de São Lourenço, Moisés, participou bem do jogo e apesar de não ter feito gol, foi decisivo em passes para o placar elástico.
O Paulista, que até então em sete jogos havia sofrido apenas um gol, fez um primeiro tempo tático e sempre analisando o adversário. Depois de fazer 1 a 0, recuou e abriu espaços para a equipe do Batatais que não foi feliz nas conclusões. No segundo tempo, o Paulista voltou arrasador e mesmo com o gol sofrido, não teve piedade do bom time adversário e fez 5 a 1, garantindo a primeira vaga para final da próxima quarta-feira.
Apesar do Moisés ter levado um cartão amarelo na partida, ele está garantido nas finais. Não temos a confirmação oficial, mas parece que é a primeira vez que um são-lourenciano disputa a final da Copa São Paulo de Juniores, a competição mais importante da categoria no Brasil, pelo menos na história recente da competição. Com a palavra, o especialista em esportes de São Lourenço, o repórter esportivo Beto Bacha.  






sábado, 21 de janeiro de 2017

Bombeiros promovem resgate no Santo Cruzeiro

Viatura Auto Salvamento Leve (ASL) na rua Wanda de Barros agora cedo

Sala de Operações dos Bombeiros Militar com sede em São Lourenço, às 10:42 horas da manhã de hoje (21/01), recebeu chamado para atender oocorrência na rua Wanda de Barros, São Lourenço Velho, no local conhecido como Santo Cruzeiro.
Em uma das vielas no interior do referido local, bombeiros se mobilizaram para resgatar uma pessoa, com 40 anos de idade aproximadamente, identificado apenas por Cremildo segundo populares. Ele teria caído do segundo pavimento uma laje e estava ensanguentado, porém lúcido. 
Após as manobras de praxe, os bombeiros levaram a vítima para o Hospital de São Lourenço onde está recebendo as devidas atenções médicas no Pronto Socorro.
Nem bem essa Unidade de Resgate terminou a ocorrência da vítima de queda em laje, bombeiros foram acionados para atender ocorrência de queimadura no interior de uma padaria no centro da cidade. Não há informações sobre a extensão do ferimento da pessoa ainda. 






57º BPM realiza operações na Sonda e no Barreiro

Armas, drogas e prisões durante as operações

                                                                                                                                                                                                   Foto: 57º BPM 
Resultado de uma das operações PMMG no bairro Sonda


Equipes táticas do 57º BPM com sede em São Lourenço realizaram ontem à noite (20/01) operações nos bairros João de Deus e Sonda.
No bairro João de Deus (Barreiro) policiais militares encontraram drogas, dinheiro e uma arma calibre.38. A arma localizada estava com a numeração raspada e seis munições intactas. Uma pessoa foi presa.
No bairro Sonda, segundo informa o 57º BPM, duas pessoas foram presas. Foram encontrados 10 buchas médias de substância análoga a maconha, um tablete de maconha, uma bucha de cocaína, uma bucha de crack, três celulares e uma balança de precisão, além de  2736 reais retidos na operação. Todo o material foi levado para a Delegcia de Polícia de São Lourenço.
E ainda durante o turno de ontem (20/01) do 57º BPM, policiais militares desconfiaram de uma dupla em uma motocicleta e partiram para a averiguação de praxe, tendo em vista o combate a assaltos a postos de gasolina. Esse fato aconteceu próximo a um posto de combustível na Federal. Os dois ocupantes da moto tentaram fugir quando viram a PMMG o que reforçou mais ainda as suspeitas. Não deu outra. Ao serem abordados, policias militares encontram com uma pessoa a faca e com o outro, um simulacro de pistola. Os dois foram presos e conduzidos para a delegacia.






sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

São-lourenciano na semifinal da Copa SP

O caldeirão vai ferver em Jundiaí domingo: Vencer ou vencer

Um menino simples, filho de São Lourenço que se mudou da cidade aos 11 anos e não se esquece de suas raízes. Assim é Moisés, filho do engenheiro Lawrence, que usa a camisa número 8 do Paulista de Jundiaí e é um destaques da equipe e da competição. 
O meio campo do Paulista de Jundiaí não é marrento. Ele é simples, bom companheiro e joga coletivamente. Abre espaços importantes durante o jogo e sua versatilidade entre armar jogadas e de participar da marcação o torna um jogador moderno e diferenciado.
Para chegar até a fase semifinal, o Paulista teve que passar pela Chapecoense nas quartas de final, vencendo por 1 a 0 o duelo também disputado no Jayme Cintra, na última terça-feira. Já o Batatais avançou à semi após vencer o Botafogo nos pênaltis, na quarta, em partida jogada em Osasco. 
A Federação Paulista de Futebol (FPF) definiu para domingo, às 10 horas, no estádio Jayme Cintra, em Jundiaí, o primeiro jogo da semifinal da Copa São Paulo de Futebol Júnior entre Paulista e Batatais. O duelo vale uma vaga na grande decisão da Copinha, que acontece no dia 25 de janeiro, aniversário de São Paulo, no estádio do Pacaembu. 
O outro jogo da semifinal será entre Corinthians e Juventus às 19:45 horas em Barueri. O jogo do Paulista de Jundiaí será transmitido pela Sport TV a partir das 10 horas desse domingo. Uma oportunidade e tanto para ver o camisa 8 Moisés em ação.
Ele deixa uma mensagem para os são-lourencianos para que todos o conheçam melhor. Desde já o Paulista de Jundiaí já leva nossa torcida. Veja o vídeo do jogador Moisés:





    

quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

CONHEÇA A FACULDADE SUL MINEIRA

Faculdade Sul Mineira no centro de São Lourenço

A Faculdade Sul Mineira tem por missão gerar e difundir o conhecimento científico, artístico-cultural, tecnológico e a inovação nas diferentes áreas do saber, para a promoção da cidadania, da democracia, da diversidade cultural e do desenvolvimento humano e sustentável, em nível local e regional, estadual, nacional e internacional.
A visão de futuro que norteia todo o trabalho da FASULMG é a de ser uma Instituição de Ensino Superior de referência na formação histórica e humana, de caráter multicultural, em todos os níveis e espaços de sua atuação. 
Veja os cursos profissionalizantes disponíveis para todos:

Atendente de Farmácia 
Auxiliar de Consultório Veterinário
Auxiliar de Saúde Bucal
Eletricista Residencial 
Estética Facial e Corporal 
Hardware 
Informática 
Mecânica de Autos
Mecânica de Motos 
Rotinas Administrativas 
Smartphone 

A Diretora Acadêmica é a Profa. Lilian Forasteiro, Doutoranda em Ciência da Educação pela Universidad Nacional de Rosario (UNR), Santa Fé, Argentina, com a linha de pesquisa “Curriculum y Relaciones Étnico raciales.” Mestre em Educação pela USAL-Universidad Del Salvador/AR, Especialista em Gestão Escolar pela UFMG, Especialista em Design Instrucional para EAD Virtual pela UNIFEI, Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela Faculdade de São Luis e Pedagoga pela Faculdade Santa Marta e tem como Diretor Geral Jesiel Martins Ferraz de Almeida Jr.
Conheça a Faculdade Sul Mineira – FASULMG  
Endereço: Rua Dr. Melo Viana, 75 – Centro – São Lourenço – MG
Telefone: (35) 3332 4560




Endereço: Rua Dr. Melo Viana, 75 – Centro – São Lourenço – MG
Telefone: (35) 3332 4560

Ministro relator da Lava Jato morre em acidente de avião

O avião foi encontrado próximo à Ilha Rasa em Paraty (RJ)

Paraty - O Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro confirmou, por volta das 17h35 (horário de Brasília), a morte do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Teori Zavascki, relator da Operação Lava Jato. Ele estava no avião bimotor (king Air) que caiu no mar na região de Paraty, no Rio de Janeiro. 
O corpo do ministro deve ser velado com honras de Estado, no próprio STF.
Segundo informações veiculadas na imprensa nacional, havia quatro pessoas a bordo e apenas uma teria sobrevivido, mas as identidades das vítimas ainda não foram reveladas.
Antes da confirmação da morte, em entrevista à imprensa, familiares do ministro confirmaram que Zavascki embarcou na aeronave. O filho do ministro, Francisco Prehn utilizou as redes sociais para informar que o pai estava no avião e pediu orações.
O avião saiu do aeroporto Campo de Marte, em São Paulo, no início da tarde, e caiu no mar com 30 minutos de vôo. A empresa Emiliano Empreendimentos e Participações Hoteleiras Limitada, é a proprietária do avião.
O avião tem capacidade para oito pessoas e é muita usada por governos estaduais. A Assembléia Legislativa de Minas Gerais possui um avião desse modelo King Air. Volta e meia um avião dessa categoria utiliza o aeroporto de São Lourenço. 
O avião já foi encontrado, porém os mergulhadores encontram dificuldades em retirar os corpos por causa da água turva e das avarias no avião pela colisão com o mar. 
O que aumenta a tensão nessa morte é o fato do Ministro do STF, Teori Zavascki ser o relator da Lava-Jato e que segundo informações analisava diversas delações premiadas sobre o caso.
O King Air é uma aeronave bimotor de pequeno porte e alta performance para uso executivo, com motorização turboélice e cabine pressurizada, com capacidade para transportar confortavelmente quatro ou cinco passageiros em viagens interestaduais (rotas domésticas), fabricada nos Estados Unidos a partir da década de 1970 pela então Beech Aircraft (atualmente Beechcraft Corporation), que utilizou como base o projeto de bimotor a pistão da década de 1960 chamado Queen Air, da mesma marca.
O modelo do avião é bem próximo desse na foto meramente ilustrativa



Ocorrências Policiais do 57º BPM


Clube é assaltado em São Sebastião do Rio Verde

Na tarde de ontem (18/01) em São Sebastião do Rio Verde, PMMG foi acionada para comparecer no km 04 da rodovia MG 350 onde pessoas invadiram um clube social e furtaram aparelhos de utilidade doméstica e outros materiais.
O fato foi observado quando o administrador do clube passava pelo local e viu o portão aberto, que chamou sua atenção. O cadeado foi arrombado e ao adentrar o local viu que os ladrões levaram um freezer, uma panela elétrica, uma estufa para salgados, bebidas, botijões de gás, uma roçadeira e lâmpadas.
A PMMG ´pede para quem viu qualquer situação suspeita entrar em contato pelo telefone 190.


Moto é recuperada em São Lourenço

A PMMG em São Lourenço durante operação policial recebeu uma denúncia que uma moto Honda Tornado estaria transitando pelo bairro Conquista levando o comando do Pelotão de São Lourenço a deslocar uma equipe de militares ao local.
Um jovem conhecido do meio policial pela prática de furto de motocicletas estava pelo local e foi buscar a moto que estava escondida na zona rural de Soledade. Nesse momento o mesmo foi surpreendido pela PMMG. O condutor confessou que usou uma chave falsa para ligar a moto e furtá-la. O mesmo foi preso e a moto recolhida para um pátio credenciado do Detran-MG.


PMMG retira espingarda calibre 12 de circulação em Itamonte

Nesse período de aproximação de carnaval uma das maiores preocupações da PMMG em todo o estado é a retirada de armas de fogo de circulação. Por isso a importância da participação da população em avisar a PMMG.
Em Itamonte, a PMMG na tarde de ontem (18/01) apreendeu uma espingarda calibre 12 e prendeu quem a transportava por porte ilegal de armas. Era realizada uma patrulha rural que culminou com a apreensão da arma, dois rádios de comunicação (HTs) e 28 munições intactas. Não foi apresentado certificado de registro de arma assim como o devido porte de arma. 



    


Nos Bastidores da Política

Por Jodil Duarte

Carnaval no centro
Está mais do que confirmado. O carnaval será no centro da cidade. Alexandre Paiva Frade, ao ser confirmado o novo secretário de Esporte, Cultura e Turismo, promoveu a reunião para comunicar a decisão que não se teria Ilha Antônio Dutra como local do evento carnaval. Lá se gasta mais para a estrutura ser montada. O carnaval volta ao centrão e muita gente gostou. Vamos esperar para ver agora... Que dê tudo certo!


O nome Célia
Célia: Significa “cega”, “dos céus” ou “setembro”.
Célia é um nome com três possibilidades de origem, a partir do inglês Celia, uma abreviação de Cecília, que tem origem no nome de família romano Caecilius, derivado da palavra em latim caecus, que quer dizer "cega".
Era um nome muito relacionado com a sabedoria e inteligência, pois com a falta do sentido da visão, os indivíduos acabavam desenvolvendo um conhecimento filosófico muito mais profundo e imparcial sobre o mundo e os homens.
Outra hipótese sugere que possa ter vindo também do latim coeli, caelum, que significa “dos céus”.
Existem ainda alguns etimologistas que acreditam ter se originado como uma variante feminina de Célio, derivado do etrusco celi, que significa “setembro”.
Como curiosidade, Célia é também um anagrama do nome Alice.
No Brasil, Célia é um nome feminino e muito popular. A sua simplicidade e beleza são os principais fatores que fazem deste um nome tão usável.

O nome Célia II
Célia é o nome da prefeita de São Lourenço, a primeira mulher a assumir o cargo na cidade. Por ser comum, ela encontrou um nome igual no Banco do Brasil. Apesar dos mesmos nomes a batida foi de frente. Se não fosse o empenho da prefeita e da equipe de contabilidade, quase que o pagamento de dezembro não sai no dia anunciado. E sobre o nome Célia mais uma curiosidade. O vereador Nei da Saúde ligou para a Célia e começou falando de assuntos administrativos com a mesma. Mas não era a Célia prefeita, Era uma outra Célia. O riso foi geral com o lapso sobre o nome.

A eleição na Câmara Municipal
Os dias que antecederam a eleição na Câmara Municipal, logo em sua primeira reunião, teve lances cinematográficos. Havia dois candidatos para presidente da Casa: Gil e Nei sendo que os dois eram de lados opostos. Gil pelo lado da Célia e Nei pelo lado do Zé Neto. Uma mudança de última hora sobre em quem votar mexeu em tudo. Conseguiram cortar a linha de suprimentos do general e a o governo que estava para ser empossado trouxe mais um vereador para o lado, mudando assim a configuração da Câmara onde passaram a ter maioria. O governo Célia agora tem sete vereadores a favor e seis, contra. Mas já se comenta que Célia quer mais um vereador para ter os 2/3 da Câmara e assim mudar as leis que amarram a estrutura municipal em vigor. Parece que já conseguiu. O placar agora está oito a cinco. O que lhe dá os dois terços. Algo a se conferir na primeira reunião.

Um sonho
Este já velho operário da imprensa sempre teve sonhos como realizar entrevistas com Pelé e Roberto Carlos. Ainda não os realizou. E também possui o devaneio de conhecer a sala onde deus reinou por oito anos na Advocacia Geral do Município. Por ser um território onde deus ficou, acreditamos nesses oito anos que poucos mortais tiveram acesso. Dizem que a sala passou por reforma e que ali foi construída uma réplica da capela sistina e no teto uma abóbada que seria uma reprodução da que foi feito na Catedral de Parma, na Itália. Foram toques de deus em seu refúgio espiritual que o inspiraram a emendar os 10 mandamentos transformando-os em 15. Mas para realizar tão árdua tarefa, deus fez um balão de ensaio e desafiou todas as leis da física política: Com um decreto, o todo-poderoso revogou uma lei municipal que concedia o 14º salário aos professores. E até agora essa aberração não foi retirada da história recente da cidade. Ele (deus) é forte mesmo.

A arte da guerra
O prefeito Zé Neto é um estrategista, não tenham dúvidas. Uma raposa em terrenos inclinados pelo qual caminhava muito bem. A prefeita Célia pisa em campo minado na prefeitura onde diversas armadilhas administrativas estão montadas e são difíceis de superar. Ela não conta com uma tropa de paraquedistas para desembarcar atrás das linhas inimigas. Por isso está lendo o livro “A Arte da Guerra” de Sun Tzu, mas o livro é chinês e ela é descendente de japonês, o que complica um pouco a compreensão dos enunciados que é o livro de cabeceira dos grandes estrategistas. Ela até já abandonou a leitura do livro. Deixou a guerra para a livre concorrência. Na batalha das marcas patenteadas, Célia apostou nas ações da Pepsico, enquanto Zé Neto era firme nos investimentos das ações do grupo Nestlé. E japonês tem visão. Nescau é do grupo Nestlé e Toddynho da Pepsico. Na Wall Street de São Lourenço, a Pepsico está em alta. E Toddynho também. E assim se resolveu o problema da Câmara Municipal. Agora vem a batalha das marcas de remédio. Célia está apostando na empresa NE Instaladores. E parece que vai acertar...

Será?
É impressão minha ou parece que tem mais mulher que homem nessa administração?

Para tirar dúvidas
Pelas leis de hoje, secretário, diretor ou gerente que tenha negócios com a prefeitura não pode ser chamado para o cargo. Da mesma forma que parentes até 3º grau não podem ocupar cargos na prefeitura. Efeitos da lei Picolé.