terça-feira, 14 de outubro de 2014

Parque Estadual Serra do Papagaio em chamas

Imagem feita hoje de manhã (14/10) por uma das representantes do Parque Estadual Searra do Papagaio mostra a coluna de fumaça em loca de difícil acesso

Desde do dia sete de outubro bombeiros do 3º Pelotão com sede em São Lourenço estão trabalhando no Parque Estadual Seerra do Papagaio, nos municípios de Aiuruoca e Alagoa. Os bombeiros recebem o reforço de uma brigada voluntária de Aiuruoca e bombeiros de outros pelotões BM que compõem o 9º BBM, com sede em Varginha. Segundo declarações dos bombeiros, a situação está fora de controle.
Aviões Air Tractor com capacidade de 1500 litros, cada um, estão sendo utilizados no combate ao incêndio Florestal. Eles são carregados de água por um caminhão Auto Bomba Tanque (ABT) dos bombeiros de São Lourenço no Aeroporto Municipal Comandante Luiz Carlos de Oliveira. Hoje, 14 de outubro, mais um avião entrou em operação no combate ao incêndio. Com isso, três aviões estão tentando apagar o fogo na reseva florestal. A viagem entre São Lourenço e Aiuruoca neste avião Air Tractor dura 20 minutos para ir e 15 minutos para voltar. O caminhão ABT dos bombeiros demora 10 minutos para encher o reservatório deste avião. Estes aviões ficam estacionados em Curvelo, considerado o centro geodésico de Minas Gerais e foram deslocados para São Lourenço. À noite pernoitam em Varginha onde reabastecem e voltam no dia seguinte para prosseguir a missão de combate à incêndio.
Segundo relatos dos bombeiros que retornaram do local do incêndio, a situação é complicada. Precisa de helicóptero para remoção de tropa militar e civil no local a fim de combater as várias frentes de incêndio. O trabalho dos bombeiros voluntários é muito bonito e digno de registro. Eles passam o dia todo no local e saem extenuados do local assim como os bombeiros que estão na reserva ambiental. Está prevista para agora a tarde a chegada de mais um avião, desta vez um Super Air Tractor que carrega três mil litros de água.
As informações que chegam de Aiuruoca é que a origem do incêndio é criminosa.
Os bombeiros em São Lourenço informam ainda que um foco na cidade de São Lourenço foi debelado ontem. Ocorrem incêndios florestais ainda ocorrem em Soledade de Minas e Minduri. Estima-se que 4500 hectares da Reserva Estadual Serra do Papagaio já foram queimados. As fotos foram gentilmente cedidas pela direção do Parque Estadual da Serra do Papagaio.  
Veja mais fotos:

Avião Air Tractor passa rente ao mirante carregado com 1500 litros de água rumo a Aiuruoca 

 Brigadistas civis de Aiuruoca combatem as labaredas em um ponto da Serra do Papagaio

Helicóptero do IEF embarca voluntários para levá-los para outro ponto da Serra do Papagaio em chamas 


Bombeiros de São Lourenço em um dos pontos queimados na Serra do papagaio




0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial