quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Outubro Rosa em São Lourenço

O símbolo do outubro rosa

Durante o mês de outubro, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) estão promovendo atividades voltadas para a Saúde da Mulher e intensificando o trabalho de realização de mamografia e outros exames preventivos do câncer. As ações se devem à adesão da Secretaria Municipal de Saúde ao movimento Outubro Rosa.
No sábado (18), na praça João Lage, das 8h às 16h, será realizada a Campanha de Prevenção do Câncer de Mama. Na programação, haverá promoção de atividade física, às 9h e às 15h, na mesma praça, e palestras sobre câncer de mama no salão do Parque das Águas, às 10h e às 14h. No mesmo dia, a UBS da Federal funcionará das 8h às 17h, para coleta de material para o exame Papanicolau (preventivo) e aviamento de pedido de mamografia. As demais UBSs prestarão os mesmos serviços e nos mesmos horários, só que no sábado seguinte (25 de outubro).
O movimento Outubro Rosa é feito em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Ele começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referentes ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro. Posteriormente, com a aprovação do Congresso Americano, o mês de outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama, e essa ação foi se espalhando pelo mundo todo.
A mamografia é o método mais eficaz para detectar precocemente o câncer de mama, que ainda é a segunda causa de morte entre mulheres no Brasil. É um exame simples, que é realizado gratuitamente pelo SUS, no Centro Viva Vida, que estará funcionando, inclusive, nesses dois últimos sábados de outubro (18 e 25).
Devem realizar mamografia: mulheres entre 35 e 39 anos, que tenham caso de câncer de mama na família (mãe ou irmã) e todas as mulheres entre 40 e 69 anos.



0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial