sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Aluno do Melo Viana classificado para etapa estadual de olimpiada de Lingua Portuguesa

 A professora Rita, o aluno Bruno Raul e a supervisa da escola Municipal Melo Viana Priscila

O aluno Bruno Raul de Souza Corrêa, da 5ª série da Escola Municipal Melo Viana, que recentemente conquistou o prêmio de melhor escola da superintendência de ensino de Caxambu no PROALFA, foi classificado para a fase estadual da Olimpiada da Lingua Portuguesa "Escrevendo o Futuro" com o poema "Uma rua diferente".
O aluno teve seu poema inscrito pela professora da 5ª Série Rita de Cássia Gonçalves com apoio da supervisora da escola Melo Viana Priscila. Trata-se de um reflexo no bom aprendizado empregado pela escola pública e a redação do aluno Bruno é de grande potencial.
O aluno Bruno Raul passará por várias etapas e sonha chegar à fase final de premiação que acontecerá no dia 1º de dezembro. 
 fase final da olimpíada será em Brasília, em dezembro, com a divulgação dos 20 vencedores nacionais. Os alunos e professores escolhidos receberão medalhas de ouro, um notebook e uma impressora, e as escolas, um laboratório de informática.
O programa trabalha com gêneros literários específicos, de acordo com a série. No caso do ensino fundamental, os alunos do 5º e 6º anos deverão produzir um poema; os do 7º e 8º anos, memórias literárias; e os do 9º ano, uma crônica. No ensino médio, será a crônica para o 1º ano e o artigo de opinião para o 2º e 3º anos.
O professor é quem se inscreve na olimpíada. Para que ele participe do concurso, é preciso que a Secretaria de Educação do município ou do estado faça a adesão ao projeto no mesmo período de inscrição. O docente poderá também se cadastrar no portal para ter acesso a material didático de capacitação destinado a orientar os estudantes e participar ainda de cursos de formação on-line. As oficinas de leitura e de produção de textos deverão ser desenvolvidas pelos professores durante as aulas de língua portuguesa.
A competição foi lançada em 2002 pela Fundação Itaú Cultural e pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e o Canal Futura. A iniciativa ganhou a adesão, em 2007, do Ministério da Educação. Na última edição, em 2012, foram recebidas 90.391 inscrições de professores, de 40.433 escolas brasileiras. O programa teve a participação de cerca de 3 milhões de estudantes. 
Eis o poema do aluno Bruno Raul:

Uma rua diferente

Carros nas ruas prateadas
Casasa bonitas com escadas
Postes com luzes douradas
Janelas desenhadas e pintadas

Mulheres com vestidos chamativos
Homens com trajes divertidos,
com poças d'água a espirrar.
O sol sorrindo a brilhar
E nuvens a sonhar

Cães a latir,
 Gatos a miar,
Crianças a divertir
E cantores a cantar.

Obs: Foto da matéria é da Escola Municipal Melo Viana  




0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial