sexta-feira, 27 de abril de 2012

Momentos de apreensão na classificação de Lessinha para Londres

Lessinha de cabeça baixa ao lado de Cesar Cielo: Momento de Concentração
Ainda não está confirmado mas pode ser que Lessinha conseguiu seu intento: Chegar às Olimpíadas 2012 em Londres. No Duelo FlamengoxPinheiros, agora a pouco, deu o segundo: Pinheiros. Lessinha, foi o terceiro nadador na série e abriu um corpo de vantagem entregando a Bruno Fratus a oportunidade de fechar com tranquilidade o revezamento com o melhor tempo do ano, cinco segundos melhor do que qualquer marca.
Ainda não se tem a confirmação oficial mas pode ser que tenhamos um são-lourenciano nas olímpiadas pelo fato de se calcular o tempo de Lessinha em 22s02, nove centésimos abaixo do índice 22s11. Aguarda-se apenas a confirmação da CBDA que pode acontece a qualquer momento.

Bombeiros fazem o PPR em São Lourenço


Batalhões e Pelotões do interior do CBMMG já deram início às reuniões do Programa de Preparação para a Reserva - 2012 (PPR). As reuniões são realizadas ao longo do ano, por meio de palestras, destinadas a bombeiros que estejam indo para a inatividade.
O 9º Batalhão de Bombeiros, com sede em Varginha, escolheu São Lourenço para o segundo encontro que ocorreu no Parque das Águas. No local, recebidos pelo Tenente Richelmy, comandante do 3º Pelotão BM, os bombeiros militares participantes do PPR tiveram a oportunidade de conhecer dados técnicos do maior cartão postal da cidade em exposição feita por sua gerente Vera Vaz. Em seguida, Conceição Prado, responsável pelo balneário do Parque das Águas explicou o que é termalismo e as opções encontradas no balneário inaugurado em 1935 e que passou por uma reforma no ano de 2008.
Em seguida, o capitão Giuvane, subcomandante do 9º BBM, concedeu às senhoras Vera e Conceição um certificado pela participação no evento. 
Participaram do evento em São Lourenço o Presidente da Câmara Municipal de São Lourenço, vereador João Bosco de Carvalho, o assessor especial da Prefeitura de São Lourenço, representando prefeito Zé Neto, Natan de Oliveira e o Tenente PM Soares, que representou o comandante da 14ª Cia Ind PM, Tenente Coronel Valério.
Veja as fotos:
 Capitão BM Giuvane, Cabo PM Fabiano, Tenente PM Soares, vereador João Bosco e Natan de Oliveira presentes ao evento
 Tenente Richelmy e alguns militares que fazem o PPR
Capitão Giuvane homenageia as senhoras Vera Vaz e Conceição Prado

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Acidente na MGC 383 deixa dois feridos graves


Um acidente no início da noite de hoje na estrada que liga São Lourenço a Caxambu deixou duas vítimas com fraturas. Segundo informações, uma motocicleta veio a colidir com a lateral de um caminhão próximo à pedreira de Soledade de Minas. O choque foi lateral. A motocicleta atingiu o pára-lama esquerdo do caminhão derrubando o casal. Bombeiros foram acionados promovendo a imobilização e estabilização dos acidentados. Segundo informações de populares, os feridos são marido e mulher e voltavam do trabalho na hora do acidente.
Foi necessário interditar a pista para socorrer os feridos, o que provocou um congestionamento de seis quilômetros nos dois sentidos. Uma pessoa que viu o acidente notou que o capacete do condutor da motocicleta escorregou prejudicando sua visão vindo a colidir com o caminhão. Uma ambulância da UNIMED Circuito das Águas que passava no local com médico parou, ajudou os bombeiros e ainda levou um dos feridos para o hospital de São Lourenço.
O Hospital de São Lourenço, através de seu Assessor de Imprensa Marcos Querino,  informou agora de manhã que o quadro de saúde do casal é estável. Eles permanecem internados sem previsão de alta após passarem por cirurgias em decorrência das fraturas sofridas no acidente. Eles não estão em UTI, o que confirma que o casal passa bem na manhã de hoje. Somente as iniciais dos nomes foram liberadas para a imprensa: O homem seria J.D.R. e a esposa seria M.P.O..
Veja as fotos:
 Profissionais da UNIMED ajudam os bombeiros no resgate das vítimas 
 Viaturas de serviço interrompem a via para segurança dos que trabalharam no resgate
 Um dos feridos, devidamente estabilizado, é colocado na Unidade de Resgate dos Bombeiros
As luzes na estrada dão uma noção do engarrafamento causado pelo acidente

Escola Municipal Ismael Junqueira inaugura complexo


Com a saída do Posto de Saúde da Ponte da Federal do lado da Escola Municipal Ismael Junqueira de Souza, os alunos ganharam um local para prática de mais atividades, sonho do corpo docente daquela instituição de ensino.
Foi inaugurado na tarde de hoje (26/04) o Complexo Administrativo, Cultural e Tecnológico Teresinha Maria Silveira Villela ao lado da Escola Municipal Ismael Junqueira de Souza. Numa espécie de anexo a escola passa a contar com camarim com roupas para atividades cênicas, sala de TV 3D para 30 alunos, um laboratório de informática e uma brinquedoteca. A solenidade contou com a presença da homenageada professora Teresinha Silveira Villela, do prefeito Zé Neto e da Secretária Municipal de Educação, professora Margarida de Luca.
A homenagem é mais que justa. A professora e historiadora Teresinha Villela lecionou as matérias de História, Geografia, OSPB e Moral e Cívica em diversas escolas estaduais. Atualmente, a professora Teresinha Villela se dedica à manter acesa a história de São Lourenço lançando alguns livros com personagens da cidade.
Veja as fotos:

 Prefeito Zé Neto fala da importância da escola Ismael Junqueira aos presentes
 Prefeito Zé Neto com a homenageada, professora Teresinha Villela
 Secretária de Educação Margarida de Luca, diretora da Escola Municipal Ismael Junqueira Arthemisa Souza Freitas, a homenageada professora Teresinha Villela e o prefeito Zé Neto no descerramento da placa de inauguração
 O prefeito Zé Neto com a aluna da Ismael Junqueira Sarah
 Camarim com figurinos para atividades de artes cênicas
 Sala com TV 3D para 30 alunos
 Brinquedoteca da Escola Municipal Ismael Junqueira de Souza
Laboratório de Informática passa a funcionar no Complexo Teresinha Villela

Exclusivo: São Lourenço será locação de “Gabriela”

                                                                   Divulgação/Rede Globo
Juliana Paes em sua primeira cena como Gabriela
O diretor operacional da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) com sede em São Lourenço, Edelmo Dias Freitas informou que fechou agora a pouco (tarde do dia 26/04) a Estação Ferroviária de São Lourenço como sede de locação para a novela da Rede Globo “Gabriela, Cravo e Canela”.
Ainda sem data prevista para ir ao ar (provavelmente no segundo semestre) a série conta com os atores Antônio Fagundes, José Wilker, Juliana Paes, Humberto Martins, Maitê Proença, Suzana Pires, Fabiana Karla, Mauro Mendonça, Ary Fontoura, Beth Mendes, Neusa Maria Faro, Nelson Xavier, Rodrigo Andrade, Mateus Solano, Anderson di Rizzi, Ildi Silva, Emanuelle Araújo, Bruno Udovic,  Marco Pigossi, entre outros. Mas não foram divulgados quais atores estarão em São Lourenço gravando a novela.
No ano em que se comemora o centenário do escritor Jorge Amado, a Globo prepara uma produção inspirada na obra "Gabriela, Cravo e Canela”, um dos maiores clássicos do autor. Juliana Paes, que vive a morena Gabriela, passou cerca quinze dias em Junco do Salitre, na Bahia, gravando cenas do primeiro capítulo e com certeza será presença garantida nas gravações em São Lourenço, levando em conta o número de dias de gravação na cidade.  
A cidade de São Lourenço receberá a produção da Rede Globo entre os dias seis e 10 de maio. Três dias serão de gravações onde serão utilizados o Trem das Águas e adjacências da Estação Ferroviária.
A nova versão de Gabriela é escrita por Walcyr Carrasco, com direção de núcleo de Roberto Talma e direção geral de Mauro Mendonça Filho.
Nova data - A ABPF - São confirmou na tarde de hoje (08/05) que a Rede Globo remarcou as gravações da novela em São Lourenço. Deve acontecer na próxima semana, mas sem dia certo ainda. A informação é que atores e produção da novela devem ficar três dias em São Lourenço.

Vítima de agressão por causa de internet em São Lourenço

Na noite dessa quarta-feira (25/04), a Polícia Militar compareceu à Rua Dr. Olavo Gomes Pinto, Vila Nova, onde registrou uma ocorrência de agressão.
A vitima de 30 anos, balconista, relatou que ao chegar em sua residência acessou a internet e ao conectar-se em site de relacionamento, obteve informações envolvendo seu esposo de 26 anos, pedreiro, com outra pessoa.
Ela disse que que quando seu marido chegou, o questionou sobre o fato, momento em que ele passou a agredi-la com tapas e socos no rosto, causando um ferimento no olho direito, em seguida pegou o celular dela e saiu tomando rumo incerto.
A vitima informou que deslocaria por meios próprios ao hospital local para atendimento medico porém após preencher sua ficha médica ela se recusou a ser atendida e saiu do local.

Traição virtual - Segundo o Art. 1566 do Código Civil Brasileiro, a troca de mensagens virtuais cujo conteúdo revele um envolvimento amoroso com terceiro evidencia a quebra do dever de fidelidade e pode ser encarado como causa para um pedido de separação judicial, por exemplo. A fidelidade remete à lealdade de um dos cônjuges para com o outro, e o descumprimento deste dever ocorre, genericamente, de duas formas: por meio da conjunção carnal de um dos cônjuges com um terceiro (adultério) ou de atos que não revelem, à primeira vista, a existência de contato físico, mas que demonstrem a intenção de um comprometimento amoroso fora da sociedade conjugal, o quase-adultério.
Assim, um quase-adultério é argumento suficiente para embasar um pedido de separação judicial litigiosa, conforme regulamenta o Art. 1572 do Código Civil. Desta maneira, a infidelidade virtual pode ser comprovada pelas cópias de mensagens que estejam gravadas e disponíveis em um computador que seja de uso comum da família, ou seja, que não exija senha de uso pessoal. “Se para acessar as mensagens se faz necessário o uso de senha, é preciso que o outro cônjuge autorize esse acesso. Caso contrário, a prova será invalidada sob pena de configurar ofensa à garantia constitucional da intimidade e vida privada, por exemplo”, complementa.
Após a comprovação da infidelidade em um pedido de separação judicial litigiosa, os Art. 1578 e 1704 do Código Civil estabelecem que o traidor poderá perder o direito do sobrenome do outro e, se precisar, receberá pensão alimentícia apenas para sua sobrevivência, no caso de não haver aptidão para o trabalho ou parentes em condições de auxiliá-lo. O cônjuge traidor não será declarado culpado pelo fim do casamento, nem sofrerá sanções específicas na separação por isso. Porém, quem sofre a traição pode requerer reparações por danos morais, a depender do dano substancial descrito, no âmbito da responsabilidade civil.


quarta-feira, 25 de abril de 2012

Odair é escolhido para ser o relator da CPMI do Cachoeira

Deputado Federal Odair Cunha em Brasília
O líder do PT na Câmara, Jilmar Tatto (PT-SP), escolheu ontem (24/04), o deputado federal e vice-líder do Governo, Odair Cunha (PT-MG), para ser o relator da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que vai investigar a relação do empresário, Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, que foi preso no dia 29 de fevereiro pela Polícia Federal durante a Operação Monte Carlo. Cachoeira é suspeito de comandar um esquema de jogos ilegais com a participação de políticos e agentes públicos e privados.

A escolha de Odair foi anunciada na reunião da bancada do partido, no plenário 13, e conta com o aval do presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS) e do líder do Governo na Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP). Por ter a maior bancada na Câmara, além do relator, o partido tem direito a outras cinco indicações: duas para titulares e três para suplentes. Segundo informações da Câmara dos Deputados, os petistas indicados como titulares foram os deputados Paulo Teixeira (SP) e Cândido Vaccarezza (SP), e para suplentes: Dr. Rosinha (PR), Sibá Machado (AC) e Luiz Sérgio (RJ).

Já a presidência da CPMI caberá ao PMDB, que tem a maior bancada no Senado. Para o cargo, o partido indicou o senador Vital do Rego (PB).  A comissão será composta por 32 titulares - 16 deputados e 16 senadores - e igual número de suplentes.

A Comissão tem seis meses para investigar os fatos, mas o período pode ser prorrogado. Uma comissão de inquérito tem poderes para pedir quebra de sigilos fiscal e telefônico. Ao final, um relatório sobre a investigação será encaminhado para o Ministério Público Federal, que poderá tomar medidas judiciais cabíveis nas áreas cível ou criminal.

Quem é Odair Cunha? - Odair Cunha, nascido em Boa Esperança, no sul de Minas Gerais, cursou a faculdade de Direito em Varginha, onde se formou em 1998.

Começou sua atuação política em 1999 na militância do Partido dos Trabalhadores (PT) na região. Foi Diretor da Rádio Difusora do Município da Campanha e atuou como Consultor Jurídico junto a Prefeituras e Câmaras de Vereadores no sul de Minas.

Conquistou o primeiro cargo político aos 26 anos, quando em 2002 foi eleito com 34.846 votos como deputado federal pelo Partido dos Trabalhadores (PT). Odair representa, para o sul de Minas, o primeiro deputado federal do PT eleito. Em 2005, foi coordenador da bancada Mineira do PT na Câmara dos Deputados e Vice-Líder do Partido em Brasília.

Nas eleições de 2006, o trabalho do deputado Odair Cunha foi reconhecido e o resultado nas urnas foi de 87.100 votos, dando início então ao segundo mandato. Em 2008 disputou as eleições internas da Câmara dos Deputados para compor a Mesa Diretora da Casa, onde exerceu o cargo de Terceiro-Secretário até o final da Legislatura, em fevereiro de 2011.
A atuação parlamentar do deputado Odair Cunha é focada no fortalecimento do Poder Legislativo, no desenvolvimento do turismo, na formulação de políticas públicas voltadas para a redução das desigualdades sociais, na defesa dos direitos das crianças e adolescentes, em ações pelo desenvolvimento social e econômico regional e nacional, na política do café e em assuntos tributários.

Odair relatou mais de 180 proposições entre Projetos de Leis, Projetos de Decretos Legislativos, Propostas de Emendas à Constituição e Medidas Provisórias. Destacou-se como relator da Medida Provisória que criou o “Programa Bolsa Família”, da principal Medida Provisória do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que tratou de incentivos fiscais para a compra de máquinas, equipamentos e prestação de serviços nos projetos de infraestrutura em rodovias, hidrovias e ferrovias e de outras Medidas Provisórias que implementaram importantes inovações no sistema tributário.

Nas eleições de 2010 Odair José da Cunha foi reeleito deputado federal com 165.644 mil votos , quase o dobro se comparado à votação de 2006. Ele exerce agora seu terceiro mandato. Na Câmara é vice-líder do Governo, titular da Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania (CCJ), suplente na Comissão de Fiscalização e Controle, é vice-presidente do grupo parlamentar Brasil X Estados Unidos, secretário geral da Frente Parlamentar José Alencar em Defesa da Indústria Têxtil e de Confecção, vice-presidente da Frente Parlamentar em defesa da cafeicultura e titular da Frente Parlamentar em apoio à Mídia Regional.

No ano passado, o deputado Odair foi relator da DRU (Desvinculação de Receitas da União), a PEC 061/2011. A proposta de Emenda, aprovada pelo Executivo, permite ao governo usar livremente 20% de todas as receitas vinculadas legalmente a alguma despesa ou fundo. Essa é uma matéria de suma importância para o governo Dilma que terá recursos para enfrentar uma crise financeira no cenário internacional e terá também recursos para garantir investimentos nas políticas sociais.
Odair Cunha recebeu parte de seus votos em São Lourenço e é o responsável pela inclusão da cidade no PAC do Saneamento, cuja verba foi destinada para as obras da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).

Lessinha chega em sexto e ainda tem uma chance para ir a Londres

Lessinha no aquecimento da prova na manhã de hoje no Rio de Janeiro
Uma prova onde não se pode errar. O nadador desta prova praticamente não respira nos 50 metros livres. Walter Pereira Lessa participou a poucos momentos (19:30 horas) da prova mais rápida da natação. E saindo em oitavo, conseguiu chegar em sexto na prova que teve César Cielo como vencedor.
Mesmo com a sexta posição, o resultado foi comemorado por Lessinha. Com seus pais (Dr. Lessa e Ciléa) assistindo a prova no Rio de Janeiro, Lessinha se superou. Melhorou seu tempo cravando agora 22s54, depois de 22s74 na eliminatória de sua prova.
Chega agora a informação passada pelo pai do nadador, Dr. Lessa, que Lessinha terá uma nova chance de atingir o índice olímpico que é de 22s11:" No revezamento 4x50 que vai acontecer na sexta-feira, os tempos de cada um da equipe são computados. Se Lesssinha atingir o índice ele vai a Londres", explica Dr. Lessa eufórico com o sexto lugar geral e quinto melhor brasileiro nos 50 metros livres. Isso acontece por que a prova contou com um francês, que está entre os melhores do mundo.
Vamos todos torcer para o Pinheiros conseguir uma boa marca na sexta-feira.

Natação: Lessinha garante vaga na final de hoje à noite

Lessinha com sua sobrinha em São Lourenço: Esta noite é a última oportunidade para conseguir uma vaga para Londres 2012
A prova mais rápida da natação vai ter um são-lourenciano na raia oito na grande final da prova dos 50 metros de hoje à noite. Walter Pereira Lessa, o Lessinha, garantiu uma vaga nas eliminatórias e está na disputa que só tem fera.
Mais uma vez Fratus surpreendeu César Cielo, marcando o melhor tempo do ano. O nadador Bruno Fratus fez na manhã desta quarta-feira o melhor tempo do ano nos 50 m livre, nas eliminatórias do Troféu Maria Lenk. Com 21s70, ele, que representa o Pinheiros, de São Paulo, deixou para trás o campeão olímpico e bi-mundial da prova, Cesar Cielo. O nadador do Flamengo marcou 21s78, ficando com o segundo melhor tempo do dia. A final da prova acontece esta noite. 
Lessinha que também nada pelo Pinheiros, conseguiu sua classificação com o tempo de 22s74. Ele estará na raia oito com a prova sendo transmitida pela SPORTV a partir das 19 horas.
Cielo é o recordista mundial dos 50 metros livre com o tempo de 20s91, quando era permitido o uso de maiôs tecnológicos. No ano passado, ele foi campeão no Mundial de Xangai com a marca de 21s52. No início da semana, ele prometeu fazer os seus melhores tempos desde a proibição dos maiôs durante a disputa do Maria Lenk, o que ainda não conseguiu nesta manhã.
O Troféu Maria Lenk é a última oportunidade para se conseguir o índice para disputar as Olimpiadas que esse ano acontece em Londres. Lessinha precisa cravar nesta prova no mínimo 22s11, que garante sua ida às Olimpiadas de Londres. Ele está a cinco centésimos do índice e poderá ser o primeiro são-lourenciano a ir para uma olimpíada se conseguir a marca.

terça-feira, 24 de abril de 2012

Autor furta moto e é preso


Na madrugada dessa terça-feira (24/04), a Polícia Militar compareceu na avenida Dom Pedro II, Centro, onde registrou uma ocorrência de furto de motocicleta.
Segundo denúncias um cidadão de 21 anos quebrou o vidro de uma revendedora de veículos e tentou furtar uma motocicleta que ali estava estacionada quando foi surpreendido por terceiros e desistiu de seu intuito.
O autor apoderou-se de uma outra motocicleta marca Honda Fan de cor cinza placa HHI-0676/São Lourenço/MG, que estava estacionada próxima à revendedora, e como não conseguiu ligá-la saiu empurrando-a do local sentido a Rua Saturno da Veiga, quando foi abordado pelos policiais militares.
A motocicleta foi apreendida e guinchada até o pátio credenciado.
O autor foi preso em flagrante delito sendo conduzido até a Delegacia de Polícia onde o foi ratificada a ocorrência.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Diretores de todas as escolas da rede estadual participam de capacitação sobre gestão escolar


 São Lourenço é sede da capacitação da SRE – Caxambu
De hoje até o dia 27 de abril, a Secretaria de Estado de Educação promove curso de capacitação sobre gestão escolar para todos os diretores de escolas estaduais das 47 superintendências de ensino existentes em Minas Gerais.
Em São Lourenço a capacitação começou na manhã de hoje (23/04) tendo na abertura  a Superintendente de Ensino com sede em Caxambu, Dalva Bolzoni Ilha, o prefeito Zé Neto e a secretária municipal de educação Margarida de Luca.
Entre os objetivos do curso, que tem a duração de 40 horas, o desafio de fomentar a discussão sobre diferentes assuntos que permeiam o dia a dia na escola. Os diretores municipais da cidade de São Lourenço foram convidados e estão participando da capacitação oferecida pelo Estado de Minas Gerais.
A secretária de Estado de Educação Ana Lúcia Almeida Gazzola, através de um vídeo, ressaltou a participação do diretor de escola nos resultados da instituição que dirige. E disse estar atenta aos resultados de cada unidade escolar, querendo sempre compreender o universo escolar e os resultados obtidos:  “A qualidade que queremos alcançar depende de todos diretores escolares”, afirmou a Secretária de Estado de educação Ana Gazzola.
A superintendente Dalva Bolzoni Ilha destacou a presença de todos e a oportunidade de trocar experiências entre os diretores participantes. 
O prefeito Zé Neto garantiu que a cidade está muito feliz por ter sido escolhida para receber o curso e agradeceu o convite para que as diretoras municipais pudessem participar do encontro. O prefeito informou ainda que a prefeitura de São Lourenço inscreveu um projeto da Secretaria de Municipal de Educação em um concurso da AMM que visa gratificar os profissionais das escolas municipais que atingirem as metas estipuladas para o ano letivo.
A Secretária Municipal de Educação Margarida de Luca finalizou a fase de discursos manifestando a satisfação de ter sido uma diretora estadual (Escola Estadual Mario Junqueira Ferraz) e do avanço do município de estar em perfeita sintonia com o calendário escolar do estado de Minas Gerais.
Todos os diretores receberam um kit de cinco volumes contendo todas as orientações que serão repassadas ao longo do curso de capacitação.
Veja as fotos:
 Alguns dos diretores municipais de São Lourenço com o prefeito Zé Neto, a secretária municipal de Educação Margarida de Luca e a superintendente Dalva Bolzoni Ilha
 Diretores entoam o Hino Nacional na abertura do encontro
Dalva Bolzoni Ilha promove a abertura do encontro da SRE - Caxambu


BOMBEIROS RECEBEM NOVAS VIATURAS


Tenente Richelmy com os sargentos Nivaldo e Alexandre com a nova ASM ao fundo
O 3º Pelotão dos Bombeiros com sede em São Lourenço recebeu nesta segunda-feira (23/04) três novas viaturas para atender melhor ainda sua área de atuação.
Segundo o comandante do Pelotão BM, Tenente Richelmy, as viaturas chegam novinhas em folha. São duas Unidades de Resgate (UR) e um Auto Salvamento Médio (ASM). Esta última viatura, a ASM, é a primeira do gênero no Pelotão de São Lourenço. Como existe uma viatura Auto Salvamento Leve (ASL), a Unidade dos Bombeiros com sede em São Lourenço pode atender dois acidentes simultaneamente. A ASL e ASM são capazes de chegar rapidamente ao local de acidente sendo as viaturas que carregam os equipamentos capazes de retirar vítimas do interior de veículos. São elas que carregam os desencarceradores que cortam a lataria dos veículos. São equipadas com fortes lâmpadas para trabalhar à noite além de pranchas, cones, escadas, material de sapa e talha tifor, uma espécie de cabo extensor para retirada de animais ou árvores caídas, por exemplo.

MENSAGEM DA JUSTIÇA ELEITORAL


“Atenção eleitor: A fim de lhe proporcionar maiores possibilidades para você requerer sua inscrição eleitoral, transferência de domicílio ou qualquer alteração em seus dados cadastrais perante a Justiça Eleitoral, o Cartório Eleitoral de São Lourenço funcionará, em regime de plantão, nos dias 29/04 (domingo), 1º/05 (feriado), 05/05 (sábado) e 06/05 (domingo), das 12 às 18 horas.”
Não se esqueça, o prazo final é o dia 9 de maio de 2012!
Endereço: Rua dos Andradas, 250 – Centro – São Lourenço. 
Telefone: 3332-5180

domingo, 22 de abril de 2012

Medalha da Inconfidência 2012

Três são-lourencianos agraciados em Ouro Preto
A Medalha da Inconfidência 2012, pela primeira vez na sua história, foi a noite. Às 18:30 horas, sinos das igrejas de Ouro Preto começaram a badalar dando início ao evento. Em seguida a salva de 21 tiros marcava definitivamente o início da solenidade.
São Lourenço esteve em evidência na mais tradicional das Medalhas do Estado de Minas Gerais. Três são-lourencianos receberam a Medalha: Como Diretor Geral da Imprensa Oficial, Eugênio Ferraz, o advogado e ex-vereador Rubélio de Carvalho e a grata surpresa e motivo de orgulho, professor Heitor Gurgulino de Souza, secretário geral emérito e ex-reitor da Universidade da ONU.
Além dos agraciados de São Lourenço, a oportunidade de conhecer a esposa do Ministro da Aviação Civil, D. Silvana Bittencourt. A cidade de São Lourenço ainda foi anunciada na solenidade como o local onde foi acesa a tocha que acende a Pira da Inconfidência. A cidade de São Lourenço definitivamente  ingressou na mais charmosa solenidade de Minas Gerais.
A Imprensa Oficial completa seu 120º aniversário com Eugênio Ferraz à frente da instituição. A Imprensa Oficial teve lugar de destaque e antes da solenidade da entrega da Medalha da Inconfidência foi realizado ato solene de descaracterização dos cunhos da medalha, marcando os 120 anos da Imprensa Oficial de Minas Gerais, incluída no Calendário Medalhístico Anual da Casa da Moeda do Brasil. Os cunhos foram descaracterizados com golpes de martelo dados pelo vice-governador Alberto Pinto Coelho, a secretária de Casa Civil e de Relações Institucionais, Maria Coeli Simões Pires, o diretor-geral da Imprensa Oficial, Eugênio Ferraz e o representante da Casa da Moeda do Brasil , Ziralzir Alves Pinto. 
A cidade esteve “bem na fita” como se diz na gíria. O Ministro Wagner Bittencourt falava de São Lourenço com um carinho muito especial e disse que espera um pedido do prefeito Zé Neto para que sua pasta invista algum recurso no Aeroporto Municipal Comandante Luiz Carlos de Oliveira. Dr. Rubélio de Carvalho com sua simpatia arrancava risadas de outros homenageados antes do evento. E conhecer o Reitor da ONU, professor Heitor Gurgulino de Souza, um são-lourenciano muito tempo ausente da cidade, querendo saber as novidades da terrinha, foi algo que só nossa cidade pode proporcionar. E devemos ressaltar o trabalho incansável de Eugenio Ferraz, trabalho de embaixador, sempre levando a mensagem de São Lourenço através de nossa Comenda Ambiental.
Agora à tarde (22/04), o prefeito Zé Neto destacou a homenagem recebida pelos três são-lourencianos. O prefeito disse que a cidade estava bem representada e ficou satisfeito ao saber que São Lourenço foi citada diversas vezes em um evento tão concorrido como o que acontece em Ouro Preto.

 Três são-lourencianos no centro das atenções: Professor Heitor Gurgulino de Souza, Eugênio Ferraz e o advogado Rubélio de Carvalho
 O Chefe de Gabinete e representante do prefeito Zé Neto, Marcos Teixeira, D. Ivanise Junqueira e a são-lourenciana D. Silvana Bittencourt, esposa do Ministro da Aviação Civil  
 O Diretor da Imprensa Oficial do Estado de Minas Gerais Eugênio Ferraz e o Ministro da Aviação Civil Wagner Bittencourt
 Comandante Geral da PMMG, Coronel Santana com oficiais generais e o seu chefe do Estado Maior, Coronel Brito
 Ao centro, a Secretária da Casa Civil Maria Coeli Simões Pires e ao lado de Eugenio  Ferraz, o presidente do TCE - MG Antônio Andrada
 Eugenio Ferraz, Danilo de Castro e o Comandante Geral dos Bombeiros, Coronel Silvio
 Marcos Teixeira, D. Ivanise Junqueira e D. Nina Pacheco 
A chama acesa em São Lourenço chega em Ouro Preto

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Eugênio Ferraz recebe Título de Cidadania Honorária em Tiradentes – MG

Eugênio Ferraz recebe das mãos do vereador proponente o Título de Cidadão Honorário de Tiradentes

O Diretor-Geral da Imprensa Oficial de Minas Gerais, Eugênio Ferraz, recebeu, no último dia 19 de abril, o Título de Cidadão Honorário de Tiradentes, MG.
Entre os homenageados estavam, também, o Presidente da Federação das Indústrias de Minas Gerais – FIEMG – Olavo Machado e o Secretário de Turismo de São João del-Rei, Ralph Araújo.
A Secretária de Estado de Cultura Eliane Parreiras representou o Governador de Minas Gerais Antonio Anastasia.
Eugênio Ferraz, em seu discurso, convocou todos os homenageados, novos cidadãos Tiradentinos, a unirem forças na luta pela concessão, pela UNESCO, de Título de Patrimônio Cultural da Humanidade à Tiradentes, bem como para realização da segunda edição da Comenda da Liberdade e Cidadania que, neste ano, terá Tiradentes como cidade anfitriã. Ferraz é o Chanceler da referida Comenda, assim como em São Lourenço.

Romeiros rumo a Aparecida

 Padre André concede a benção aos romeiros que partiram hoje para Aparecida
Mais uma vez, um grupo parte de São Lourenço rumo a Aparecida. Trinta pessoas, pelos mais variados motivos, vão enfrentar 130 km que separa São Lourenço de Aparecida, no estado de São Paulo. Serão três dias de muita caminhada, reflexão e cansaço para superar estradas de terra e asfalto. A saída aconteceu hoje (19/04), às 16 horas, da igreja Nossa Senhora de Fátima, localizada no bairro Federal.
O padre André fez questão de conceder uma benção espécial aos romeiros de Aparecida. O grupo cada ano aumenta mais. A grande maioria vai a pé à basílica de Nossa Senhora Aparecida para agradecer graças alcançadas. Trata-se de uma desgastante viagem, onde muitos pensam em desistir no meio do caminho. Mas sempre tem aquele companheiro que observa o cansaço, o desânimo e imediatamente se coloca ao lado para falar palavras de coragem e superação. Mesmo para os mais novos, trata-se de uma aventura cansativa.
Mas Deus recompensa aqueles que fazem do esforço e superação uma maneira de atingir seus objetivos. Que alguns criticam por causa da religião. Mas Deus está presente naqueles que caminham dando-lhe proteção e dignidade para viver na simplicidade do senhor Jesus Cristo.
Boa viagem peregrinos! Que Deus lhes conceda a força necessária de atingir seus objetivos e se sobrar um tempinho, rezem por nós também!


A foto oficial do grupo que partiu para Aparecida

Diretor-Geral da Imprensa Oficial Eugênio Ferraz é homenageado pelo Exército*

Eugênio Ferraz no momento que recebe a homenagem das mãos do General Ilídio

Belo Horizonte - No dia em que se comemora o Dia do Exército, 19 de abril, o Diretor-Geral da Imprensa Oficial, Eugênio Ferraz, recebeu, na manhã de hoje (19/04), em Solenidade Militar, na sede do 12 Batalhão de Infantaria, em Belo Horizonte, o Diploma de Colaborador Emérito do Exército, entregue pelo comandante da 4ª Região Militar, General de Divisão Ilídio Gaspar Filho.
Na mesma cerimônia foram agraciados ainda, com o Diploma, a Superintendete da Infraero no Aeroporto de Confins, Maria Madeira; o Assessor do Cerimonial do Governo de Minas Gerais, Marcos Sampaio; o Departamento de Transito de Minas Gerais, representado pelo senhor Eurides Guimarães e o Diretor do Grupo Treviso, Júlio César Paschoalim.
O dia 19 de abril é comemorando como o Dia do Exército devida a primeira luta dos povos do Brasil contra a dominação holandesa, em 1648. Hoje a corporação comemora seus 364 anos de atividades em solo pátrio.
Eugênio Ferraz é são-lourenciano, foi superintendente do Ministério da Fazenda em Minas Gerais e ocupa hoje o cargo de Diretor-Geral da Imprensa Oficial de Minas Gerais. Eugênio Ferraz é também o Chanceler da Comenda Ambiental Estância Hidromineral de São Lourenço. Logo mais, à noite, recebe o Título de Cidadão Honorário da cidade de Tiradentes.
*Com apoio de Petrônio Souza
Veja mais fotos:
 Eugenio Ferraz e sua esposa D. Ivanise em frente à sede do 12º RI
Eugenio Ferraz e o Comandante da 4ª RM General Ilídio 

Tiro de Guerra comemora Dia do Exército

O Tiro de Guerra de São Lourenço - TG 04-024 - comemorou na manhã de hoje (19/04) o Dia do Exército. Diversas autoridades, incluindo o prefeito Zé Neto, estiveram logo cedo na sede do Tiro de Guerra para participar da solenidade.
Nas palavras da Deputada Federal Rebecca Garcia (PP-AM),  em 2008, vem uma descrição interessante, sob a ótica feminina, do surgimento do Exército Brasileiro: “A primeira vez que a palavra "pátria" foi pronunciada em solo brasileiro foi nos anos 1.600, quando se formou, pela primeira vez, o Exército Brasileiro. Foi, através de sua ação vitoriosa, nos montes de Guararapes, em Pernambuco, que nasceu o Exército Brasileiro e nasceu o patriotismo. Exército e Pátria são, historicamente, irmãos gêmeos, pois nasceram juntos. Nasceram da "Mãe Brasil", para amá-la e defende-la. Nasceram de um "parto heróico", na dor e na alegria, na fé e na honra, no amor e na bravura. Ali em Guararapes, palco da vitoriosa batalha em 19 de abril de 1648, o Brasil passou a ter a sua Força Terrestre e também o sentimento patriótico. Desde então, Exército e Pátria caminham lado a lado, indissociáveis e inseparáveis, como se um fosse sinônimo do outro.
A história do Exército Brasileiro começou a ser escrita naquela primeira metade dos anos 1600, quando Portugal enfrentava inúmeros problemas na Europa, sendo forçado a manter na colônia um número quase que insignificante de soldados. Ao ser constituída para combater os invasores, a Força Terrestre do Brasil forjou-se e forjou a mais autêntica brasilidade. Em sua formação estava estabelecido o que seria a base étnica do Brasil, pois em suas fileiras se alinharam europeus, africanos, índios e descendentes. Culturas até então tidas como diferentes, mas que entoaram uníssono o grito de "Pátria".
Senhoras e Senhores, o grito patriótico surgiu nas fileiras do Exército, ecoou de Norte a Sul e de Leste a Oeste, foi ouvido em toda a imensa Nação. Ali em Guararapes o Exército foi o intérprete e materializou os grandes sonhos e ideais que estavam calados dentro da população. Em que pese o imenso sentimento de fé que moveu seus soldados, a bravura e a honra com que eles foram à luta, o grande feito do Exército foi o de aflorar nos corações brasileiros o sentimento patriótico. Sem dúvida, pois foi a primeira vez que o brasileiro pode olhar para dentro de si mesmo e dizer: "Sim, eu tenho um País. Eu amo o meu País".
Portanto, é impossível ver o Exército Brasileiro apenas como um segmento das Forças Armadas, constituído para defender a Pátria como nação independente e soberana e garantir a integridade territorial e a paz interna. É inconcebível ver o Exército com o olhar da paixão, que turvam a imagem correta da instituição. É preciso ver o Exército como a grande força que assegura a convivência pacífica e como a fonte geradora do patriotismo. Amar a Pátria e defender seus interesses são dois sentimentos natos do Exército, pois foram os sentimentos que o constituíram. Daí, o seu lema principal: Braço Forte – Mão Amiga. O braço forte que defende, a mão amiga que afaga. O braço forte que cumpre a legislação, a mão amiga digna e dedicada, que zela pela Nação.
Senhoras e Senhores, não podemos olhar para a história do Exército Brasileiro sem enxergarmos a forma proba como ele cultua a verdade e a sinceridade. Como o militar pauta sua vida com honradez e honestidade. Mas, o que mais marca o seu slogan de "Mão Amiga" é, sem dúvida alguma, seu senso de justiça. O compromisso com a sociedade brasileira não é apenas uma obrigação constitucional, mas um ponto de honra do Exército, pois surgiu em Guararapes em 1648, muito antes de ser escrita a primeira Constituição. Portanto, ao comemorarmos o Dia do Exército, ao darmos os parabéns a todos os militares que honram a instituição, estamos – paralelamente – comemorando a nacionalidade brasileira, pois Exército e Pátria nasceram juntos” diz a deputada em seu discurso.
O prefeito Zé Neto anunciou que este ano a nova sede do TG 04-024 estará pronta e entregue ao Exército Brasileiro para a formação dos atiradores da cidade de São Lourenço. Com provável data de entrega para o dia 25 de agosto, quando se comemora o Dia do Soldado.

 O Chefe de Instrução do TG 04-024 Subtenente Ferreira com o Prefeito Zé Neto
 Joaquim do Sindicato com os ex-chefes de Instrução do TG 04-024: Tenente Silva e Tenente Marques
Diversos convidados, mães de atiradores e autoridades presentes nas comemorações do Dia do Exército

Festival de cachaça é neste final de semana

O Governador Antônio Anastasia aprovou o evento
Acontece nos dias 20,21 e 22 de abril na Praça João Lage, bem no coração de São Lourenço, a oitava edição do Festival da Cachaça, evento que a cada ano vem ganhando mais corpo e proporcionando mais qualidade a um dos produtos mais tradicionais de Minas Gerais.
A entrada para os três dias do festival custa cinco reais com direito a um lindo copinho do evento. Toda a renda será revertida para duas entidades da cidade: Associação da pessoa com Deficiência de São Lourenço e Região e Grupo Gabriel. Os copinhos ingressos já estão a venda no Garimpo da Cachaça, Loja Circuito das Malhas, Restaurante Paladar Mineiro, Restaurante Seringueira ou pelo telefone (35) 8846.9594.



Evento será de alto nível técnico, organização e profissionalismo

Bruno Romanelli (ao centro) fala aos participantes da Copa Nacional dos Campeões de Muay Thai (RJ), ladeado (à esquerda) pelo mestre Artur Mariano (maior nome do muay thai brasileiro na atualidade) e, à direita, por Rogerinho, Lamar Silva (terceiro colocado no Mundial realizado em março passado, na Tailândia) e atletas da competição

Os preparativos para a realização da Feira de Lutas (FIL) em setembro (dias 14, 15 e 16) na Ilha Antônio Dutra, estão bastante adiantados. A coordenação geral da Feira, liderada pelo empresário Bruno Romanelli e pelo professor de jiu-jitsu Paulo Rogério Benedito/Rogerinho (campeão mundial no Rio de Janeiro, em julho/2011), está realizando todos os contatos necessários ao sucesso do evento, que visa à promoção, divulgação e valorização da essência das artes marciais. O objetivo é aproximar atletas e apreciadores das diversas modalidades de luta, favorecendo o acesso a conhecimentos na área da preparação física voltada para atletas e gerando boas oportunidades de negócios, através de premiações diversas e mostra de produtos/serviços neste segmento. A Feira de Lutas contará com inúmeras atrações: Copa FIL Brasileira de Jiu-Jitsu, com bolsas chegando a R$ 35.000,00 (atraindo atletas de todo o país); 6ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Muay Thai (boxe tailandês); lutas de exibição de MMA no octógono; seminários de diversas modalidades (com atletas de expressão); palestras sobre nutrição e preparação física etc. Haverá, ainda, estandes com as principais novidades em matéria de equipamentos, suplementos, produtos e serviços voltados aos praticantes de artes marciais.
Rogerinho diz que o objetivo é transformar São Lourenço em referência. “Queremos que a FIL seja um exemplo de organização pra todo tipo de evento de artes marciais que ocorra no país”, afirmou. O empresário Bruno Romanelli ressalta o apoio conseguido junto a grandes personalidades das artes marciais do país, como o grão-mestre Rezende (jiu-jitsu) e o mestre Artur Mariano (muay thai). “Devido ao porte do evento, os setores de hotelaria, restaurantes, bares, comércio em geral etc. de São Lourenço e cidades vizinhas precisam estejam preparados para receber e atender, da melhor forma possível, o grande público que virá para a FIL, estimado em mais de 6 mil pessoas, entre praticantes e visitantes”, afirmou Bruno (para saber mais sobre a FIL, acesse: www.feiradelutas.com.br ou curta: facebook.com/feiradelutas).

Rogerinho e Bruno Romanelli, organizadores da FIL, em reunião com o grão-mestre Rezende, grande nome do jiu-jitsu brasileiro

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Melhor Idade traz Almir Sater a São Lourenço

O 28º Encontro da Melhor Idade mudou a paisagem de São Lourenço ao longo desta semana. Mais de 2000 participantes dão o tom de descontração, experiência e muita disposição para cumprir uma extensa agenda que deixaria qualquer garoto cansado.
As atividades se concentram na parte da manhã. Segundo a organização do evento essa ação foi providencial para que os participantes do encontro tenham na parte da tarde a oportunidade de visitar pontos turísticos da cidade e comprar no comércio local. Não é possível se falar em valores ainda, mas houve um aquecimento no comércio local em virtude de dois eventos seguidos: Megacycle e Melhor Idade.
O Encontro da Melhor Idade começou com Wanderley Cardoso. Ontem teve o Baile da Saudade. E haja fôlego! Hoje (18/04) teve Almir Sater para embalar ainda mais os insaciáveis participantes do encontro.
Almir Eduardo Melke Sater nasceu em Campo Grande - MS, em 14 de novembro de 1956. Desde os 12 anos tocava violão. Com 20 anos, saiu da cidade natal e foi estudar direito no Rio de Janeiro. Pouco habituado com a vida da cidade grande, passava horas sozinho, tocando violão. Um dia, no largo do Machado, encantou-se com o som de uma viola tocada por uma dupla mineira. Desistiu da carreira de advogado e logo descobriu Tião Carreiro, violeiro que foi seu mestre. 
O cantor na entrevista coletiva concedida antes de seu show em São Lourenço para um seleto público falou da cidade e de sua água mineral. Tomou um susto ao saber que seu colega de novela Xandó Batista morava em São Lourenço quando de seu falecimento e fez uma homenagem ao ator. Eles atuaram juntos na extinta TV Manchete quando fizeram a novela “Ana Raio e Zé Trovão”.
Veja as fotos:
 A fila para entrada do show dobrou a esquina
 Laura enfermeira chegou perto de seu ídolo
 Os organizadores do evento Daniel e Neusa, Almir Sater, Carmen Dolores e o prefeito Zé Neto
 Zé Roberto da Rádio Estância com sua esposa Dra. Telma assistiram ao show
 Zé Luiz da Rádio Alternativa também esteve no show
Para variar, casa cheia no show de Almir Sater